Foto de um prato branco em cima de uma toalha laranja com branco e com um pedaço de bolo de banana dentro com um garfo do lado
Leite Moça

Bolo de Banana Caramelada

Receita de Bolo de Banana Caramelada, canela e Leite Condensado MOÇA

Dificuldade Fácil
Porções 20
Total 70 min

Utensílios

srh_media_1665107495

Refratário

srh_media_1665107471

Panela

srh_media_1665107525

Liquidificador

srh_media_1665107471

Forno


Ingredientes

  • Calda

    • 1 xícara (chá) de açúcar
    • 6 bananas-nanicas
    • meia xícara (chá) de água fervente.
  • Massa

    • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
    • 1 medida (da lata) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
    • 1 colher (chá) de canela em pó
    • 1 xícara (chá) de óleo
    • 3 ovos
    • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

Calda

Massa

O que fazer com essa receita?

Bolo de Banana Caramelada combina com...

Chá gelado no lanche da tarde! Claro que um bolo gostoso desses tem tudo para combinar com outras coisas: calda de banana (caramelada ainda por cima!), massa fofinha feita com Leite Moça, e o aroma e sabor marcantes da canela. É uma receita que cai bem como sobremesa do almoço e acompanha maravilhosamente um cafezinho.


Tudo sobre a receita de Bolo de Banana Caramelada

Origem, história e curiosidades

O bolo de banana une dois dos alimentos mais tradicionais do mundo. O bolo é um alimento antigo, nasceu quase junto com o pão. Na verdade, por muito tempo ninguém fazia distinção entre um e outro; o bolo era simplesmente um pão doce. Foi só no século XV, é que o bolo ganhou seu nome próprio, provavelmente por conta do formato arredondado com que costumava ser preparado.

Já a banana se espalhou pelo mundo vinda da Ásia. Como dá para notar, ela se adaptou muito bem ao Brasil quando os portugueses a trouxeram para cá. A fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, B6 e C; também contém carboidratos, além de cálcio, potássio e magnésio.

Não se sabe quem foi a primeira pessoa a combinar o bolo com a banana, mas com certeza ela sabia que a receita tinha tudo para dar certo.


Variações da receita

Canela, aveia, mel e por aí vai: são muitos os ingredientes que você pode acrescentar na receita para deixá-la do seu jeito (e gosto). Se quiser inspiração para variar um pouco, a gente ajuda você a conhecer algumas receitas diferentes:

Outra maneira de incrementar uma receita de bolo de banana é incluir nozes ou gotas de chocolate. Esses ingredientes podem ser colocados na forma antes de você despejar a massa ou podem ser acrescentados à calda, se a receita tiver esse preparo.


Dicas especiais e complementares

Dê adeus às surpresas na hora de desenformar
Uma forma bem untada ajuda a evitar surpresas desagradáveis na hora de desenformar o bolo. Mas não custa dar mais uma forcinha, não é? Desenformar fica mais fácil se você passar uma faca sem ponta ou uma espátula em toda a lateral da forma. E nunca é demais lembrar: espere o bolo ficar morno para desenformar. Se ele ainda estiver quente, corre o risco de quebrar ou esfarelar.

Fermento não tem pressa
Fazer uma receita gostosa exige carinho e paciência. Por isso, não é bom ter pressa na hora de acrescentar o fermento: vá adicionando aos poucos que sua massa só tem a ganhar no quesito fofura. Aliás, o fermento pode ser o último dos ingredientes a ser misturado, para não ser batido além da conta.

Dúvidas comuns sobre Bolo de Banana Caramelada

  • O que fazer para a calda não cristalizar?

    A temperatura é essencial para evitar qualquer problema para sua calda. Derreta bem o açúcar e coloque água fervente no preparo da calda. Mexa bem até dissolver os torrões, , porém sem força para que o açúcar não se espalhe pela borda panela e acelere a cristalização.

  • Posso usar banana verde na receita?

    Poder, pode, mas é melhor não. A banana madura deixa o bolo mais doce, o que para a maioria é sinônimo de “mais gostoso”. Já a banana verde porque pode deixar um gosto amargo ou deixar, como se costuma dizer, a boca “amarrada”.

  • Por que meu bolo murcha?

    Preste atenção na temperatura do forno. O ideal é que ele seja pré-aquecido em 180° por pelo menos dez minutos. Temperaturas muito baixas podem impedir que o bolo cresça ou deixá-lo solado. Além disso, não abra seu forno antes de pelo menos metade do tempo assando, do contrário isso altera as temperaturas e faz com que o bolo perca a estrutura.

  • Como saber que o bolo já está assado?

    Um palito ajuda nessa hora. Espete-o na parte mais alta e central da massa. Se o palito sair limpo, o bolo está assado. Só evite abrir o forno antes da metade do tempo total recomendado; essa pressa pode acabar fazendo seu bolo murchar.