Como Acertar o Ponto da Carne

Malpassado ou ao ponto? Veja dicas para acertar no preparo da carne grelhada

publicado em: 24/03/2017
  • Como dourar a Carne

    Pontos podem variar com a espessura da carne e a intensidade do fogo.

    Primeiro doure a carne nos dois lados: a superfície que está encostada na frigideira começa a ficar com uma cor terrosa. Assim que essa cor atingir metade da carne, pode virar. O ideal é dourar apenas uma vez de cada lado. Se a carne estiver com o corte muito grosso, pode reduzir um pouco a temperatura do fogo, para que o centro também cozinhe.

  • Carne mal passada

    Dourar dois minutos de cada lado em fogo alto. Ao toque, a carne está macia e suculenta. Ao cortar, nota-se que apenas as extremidades estão douradas e o centro ainda está bem avermelhado.

  • Carne ao ponto

    Dourar três minutos de cada lado em fogo alto. Ao toque, a carne está um pouco mais resistente. Ao cortar, nota-se que apenas as extremidades são douradas e o centro está rosado.

  • Bem passada

    Dourar três minutos de cada lado em fogo alto. Vire novamente e termine o cozimento por mais 2 ou 3 minutos, em fogo baixo. Se preferir, pode tampar a frigideira. Se o corte da carte estiver muito grosso, o ideal é finalizar o cozimento no forno. Ao toque a carne é firme e não libera nenhum suco. Ao cortar, nota-se que as extremidades e o centro estão dourados.