Croquembouche

Sobremesa tradicional francesa, com carolinas recheadas com creme e finalizadas com calda crocante de caramelo

RENDIMENTO: 40 carolinas PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Massa:
meia xícara (chá) de manteiga (100 g)
1 colher (chá) de sal
150 g de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de açúcar
4 ovos
Creme de Cereja:
2 gemas
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
mesma medida (da lata) de NINHO Forti+ UHT Integral
1 colher (sopa) de amido de milho
1 vidro pequeno de cerejas em calda, picadas (100 g)
Caramelo para fazer os fios:
350 g de açúcar
1 colher (chá) de vinagre branco

MODO DE PREPARO

Massa:
Em uma panela, coloque a manteiga, o sal e 250 ml de água e leve ao fogo até ferver. Quando ferver junte a farinha de trigo e o açúcar, de uma só vez, misturando bem . Mantenha a panela no fogo e continue mexendo até formar uma bola e soltar do fundo da panela (a massa vai se enrolar na colher). Transfira para uma batedeira e acrescente aos poucos os ovos, levemente batidos, e bata até formar uma massa brilhante e lisa, que deve cair quando levantada com a colher. Coloque em um saco de confeitar com bico largo e modele as carolinas, sobre uma assadeira untada com manteiga (deixe espaço entre elas para inflarem/crescerem). Leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, até que estejam levemente douradas e secas. Retire e reserve.
Creme de Cereja:
Em uma panela misture as gemas , o Leite MOÇA, o Leite NINHO com o amido de milho dissolvido e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver e formar um creme encorpado (cerca de 8 minutos). Retire, espere amornar, misture as cerejas e reserve em geladeira.
Caramelo para fazer os fios:
Em uma panela, coloque o açúcar e 200 ml de água e leve ao fogo até ferver e formar um caramelo claro. Adicione o vinagre, mexa , girando a panela para incorporar e reserve.
Montagem:
Coloque o recheio em um saco de confeitar com bico liso e recheie as carolinas, furando-as na parte inferior (base reta) com o próprio bico e espremendo o recheio. Repita o processo até terminar todas as carolinas e o recheio. Espete cada uma das carolinas em um palito para churrasco longo e molhe levemente o topo de cada uma com a calda ainda morna e vá arrumando-as em um prato de servir, fazendo um circulo (cerca de 20 cm)e preenchendo o centro . Repita o processo, fazendo um novo circulo sobre o primeiro, porem menor, começando a dar o formato de uma torre. Repita o processo até acabarem as carolinas, sempre diminuindo a camada superior, dando o formato de um cone. Coloque algumas cerejas para decorar e, com o auxilio de um garfo , faça fios bem finos com o restante da calda, formando uma espécie de renda ao redor da torre, dando o acabamento. Sirva a seguir.
DICAS:
- O nome da receita significa “Crocante na Boca” e se originam da textura característica da receita, devido ao caramelo que recobre as carolinas.
- É importante que o caramelo esteja no ponto correto, formando uma camada bem fina em cada carolina e formando o acabamento vitrificado de cada uma delas, que vai dar o efeito de crocância na boca. Não banhe as carolinas com uma camada muito grossa de calda.
- Durante o preparo, caso a calda esfrie e engrosse, aqueça-a levemente para que volte à consistência ideal.
- Muito cuidado ao manusear a calda, mesmo morna. Banhe sempre as carolinas usando um palito longo e coloque-as no prato de servir com auxilio de um utensilio.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}}