Pernil

Pernil assado, temperado com Gril MAGGI® e vinho

RENDIMENTO: 12 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

1 pernil , aproximadamente 4 kg
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
meia xícara (chá) de vinagre
5 colheres (sopa) de MAGGI Gril
meia colher (chá) de louro em pó
1 colher (chá) de alecrim
1 colher (sopa) de azeite
50 g de azeitona verde sem caroço
8 dentes de alho inteiros
1 colher (sopa) de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

Lave e enxugue o pernil, conservando a capa de gordura que o envolve. Coloque-o em uma vasilha grande. Misture o vinho, o vinagre, o Gril MAGGI®, o louro em pó, o alecrim, o azeite e esfregue sobre todo o pernil. Fure a carne várias vezes com a ponta de uma faca, cubra com papel de alumínio ou filme plástico e deixe tomar gosto por cerca de 8 horas, em geladeira, virando-o de vez em quando. Retire dos temperos e coloque em uma assadeira retangular grande (26 x 38cm). Faça pequenos cortes na superfície da carne, em sentido diagonal e introduza as azeitonas e os dentes de alho. Regue com os temperos e cubra com papel de alumínio. Leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 2 horas e meia. Retire o papel de alumínio e deixe assar por mais 1 hora e meia, regando com o caldo do cozimento que se forma na assadeira. Depois de assado, passe o pernil para uma travessa e prepare o molho. Dissolva a farinha de trigo em uma xícara (chá) de água e adicione ao caldo do cozimento que sobrou na assadeira. Deixe ferver sobre a chama do fogão até engrossar. Sirva em molheira à parte.
DICAS:
- A carne de porco deve ser sempre bem assada. Para saber se já está no ponto certo, fure-o com um espeto ou uma faca pontuda na parte mais carnuda do assado. Se a carne estiver no ponto, deverá verter um suco claro, sem nenhum tom rosado.
- Se necessário, acrescente mais uma xícara (chá) de água ao pernil enquanto estiver assando.
Congelamento:
Retire o pernil da assadeira, colocando sobre uma folha grande de papel de alumínio. Feche bem e coloque dentro de um saco plástico. Coloque em uma bacia com gelo e água e deixe esfriar por aproximadamente 30 minutos. Retire do gelo, enxugue, tire o ar, etiquete e leve ao freezer, por cerca de 3 meses. Resfrie o molho, colocando em uma embalagem de plástico rígido. Vede, etiquete e leve ao freezer. Para descongelar, deixe de um dia para o outro na geladeira. O molho descongela em 3 a 4 horas na geladeira.
Micro-ondas:
Não recomendamos o preparo desta receita no micro-ondas, pois o tempo de cozimento é muito longo e o seu resultado não é satisfatório.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}} |

{{item.Message}}