0

Gratinado de batata e frango

RENDIMENTO: 6 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

meio quilo de batata
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara e meia (chá) de leite
1 colher (chá) de sal
800 g de peito de frango cortado em tiras
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 tablete de MAGGI® Caldo de Galinha
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
meia xícara (chá) de amêndoa sem pele , torrada e cortada em lascas

MODO DE PREPARO

Cozinhe as batatas com casca até amolecer. Retire a casca e passe-as pelo espremedor. Misture com a manteiga, meia xícara (chá) de leite e o sal. Forre o fundo de um recipiente refratário com o purê e reserve. Frite as tiras de frango no óleo até ficarem sequinhas e douradas. Acrescente a cebola e misture bem. Polvilhe a farinha de trigo sobre o frango e esfarele o Caldo MAGGI®, mexendo até dourar. Junte aos poucos uma xícara (chá) de água e o leite restante. Mexa até o creme engrossar. Por último, acrescente a salsa e coloque sobre o purê. Misture o queijo ralado com a farinha de rosca e polvilhe sobre o frango. Distribua as amêndoas e leve ao forno alto (220°C) para gratinar por cerca de 15 minutos e sirva a seguir.
DICAS:
- Para o molho engrossar sem criar grumos, use um recipiente alto e não muito largo.
- Ao colocar os líquidos sobre o frango, faça-o com movimentos rápidos para não criar grumos. Substitua o frango por 800g de peixe de carne rija em cubos.
Congelamento:
Congele a receita antes de gratinar. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 2 meses. Para descongelar, retire a preparação do freezer com algumas horas de antecedência. Coloque no forno para gratinar e deixe até que fique dourada. Se preferir, coloque direto no forno, coberta com papel de alumínio e deixe até que comece a descongelar. Retire o papel e deixe dourar. Se descongelar em microondas, faça-o em potência média por aproximadamente 15 minutos.
Micro-ondas:
Cozinhe as batatas descascadas em recipiente refratário tampado, com duas colheres (sopa) de água por cerca de 8 minutos na potência alta. Retire do microondas, passe-as pelo espremedor e acrescente a manteiga, meia xícara (chá) de leite e o sal. Forre o fundo de um refratário com o purê e reserve. À parte, coloque as tiras de frango e a cebola em um recipiente refratário com o óleo e cozinhe por aproximadamente 7 minutos na potência alta, mexendo na metade do tempo. Acrescente a farinha e o Caldo MAGGI®, mexa bem e junte uma xícara (chá) de água e o leite restante. Mexa bem e leve para engrossar por aproximadamente 8 minutos na potência alta, mexendo nos últimos 2 minutos. Coloque sobre o purê, polvilhe o queijo ralado com a farinha de rosca, distribua as amêndoas e leve para aquecer por cerca de 3 minutos na potência alta.

Comentários |

por {{item.Author}} |

{{item.Message}}