0

Lasanha à bolonhesa

RENDIMENTO: 12 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Lasanha:
2 colheres (sopa) de sal
1 fio de azeite
meio quilo de massa para lasanha
100 g de queijo parmesão ralado
250 g de mozarela fatiada
Molho Bolonhesa:
2 colheres (sopa) de óleo
meio quilo de carne moída
1 cenoura pequena ralada
1 colher (sopa) de salsão picado
1 tablete de MAGGI® Caldo de Carne
1 lata de purê de tomate (350g)
Molho Branco:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 e meia colher (sopa) de farinha de trigo
meio litro de Leite MOLICO® Total Cálcio
meia colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de noz-moscada
1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®

MODO DE PREPARO

Lasanha:
Em uma panela, leve ao fogo 5 litros de água com o sal e o azeite. Quando iniciar fervura, cozinhe a massa de lasanha até ficar “al dente”. Escorra e reserve.
Molho Bolonhesa:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída. Junte a cenoura, o salsão e deixe dourar. Acrescente o MAGGI Caldo, o purê de tomate, 1 xícara (chá) de água e mexa bem para dissolver o Caldo. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até apurar o molho. Reserve.
Molho Branco:
Em uma panela, aqueça a manteiga. Quando derreter, junte a farinha e deixe dourar. Aos poucos junte o Leite MOLICO, mexendo sempre para não formar grumos; acrescente o sal, a pimenta e a noz-moscada. Quando adquirir consistência cremosa, retire do fogo, acrescente o Creme de Leite NESTLÉ, misture bem e reserve.
Montagem:
Em uma forma refratária retangular grande (22 x 35 cm) untada com óleo, coloque uma porção de molho bolonhesa; cubra com uma camada de lasanha, cubra com molho branco, polvilhe o queijo parmesão ralado e coloque a mozarela. Repita as camadas até a borda do recipiente. Termine com o molho branco e o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio-alto (200°C), por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida.
DICA:
- Se desejar, intercale camadas com presunto fatiado. Você precisará de aproximadamente 200g.
- Molho Bolonhesa: Em um recipiente refratário, coloque o óleo, a carne moída, a cenoura, o salsão e o Caldo MAGGI®. Leve ao microondas por cerca de 5 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo. Junte o purê de tomate e deixe por mais cerca de 3 minutos em tempo de espera e reserve. Monte a lasanha como indicado no modo de preparo convencional.
Congelamento:
Para congelar, monte a lasanha, em recipiente adequado. Tampe, retire o ar, etiquete e deixe em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe em geladeira na véspera e esquente como indicado no modo convencional.
# Micro-ondas:
- Massa: Se desejar fazer a lasanha em forno de micro-ondas, prepare apenas metade da receita, uma vez que o forno não comporta recipientes retangulares grandes. Prepare metade das receitas dos molhos, monte a lasanha e leve ao forno de micro-ondas por cerca de 15 minutos em potência alta.
- Molho Branco: Em um recipiente refratário fundo, aqueça o Leite MOLICO por cerca de 3 minutos em potência alta. Dissolva a farinha em um pouco de água e despeje no Leite MOLICO, mexendo bem para não formar grumos. Junte a seguir a manteiga, o sal, a pimenta, a noz-moscada e volte ao micro-ondas por cerca de 10 minutos em potência alta, mexendo a cada minuto, até o molho ficar homogêneo. Junte o Creme de Leite NESTLÉ, mexa e deixe cerca de 3 minutos em tempo de espera.
- Molho Bolonhesa: Em um recipiente refratário, coloque o óleo, a carne moída, a cenoura, o salsão e o MAGGI Caldo. Leve ao micro-ondas por cerca de 5 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo. Junte o purê de tomate e deixe por mais cerca de 3 minutos em tempo de espera e reserve. Monte a lasanha como indicado no modo de preparo convencional.

Comentários |

por {{item.Author}} |

{{item.Message}}