0

Lombo assado recheado

RENDIMENTO: 6 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Lombo:
3 colheres (sopa) de manteiga
1 tablete de MAGGI® Caldo de Bacon
1 lombo de porco (cerca de um quilo e meio)
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
Farofa:
1 tablete de MAGGI® Caldo de Bacon
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena , picada
1 cenoura , ralada fina
1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
meia xícara (chá) de azeitona verde picada
1 colher (sopa) de salsa picada

MODO DE PREPARO

Lombo:
Em um recipiente, amasse a manteiga e o tablete de Caldo MAGGI até obter uma pasta. Coloque o lombo em uma tábua para carnes e com o auxílio de uma faca grande, faça cortes verticais para abrir o lombo em um grande bife. Cubra a superfície do lombo com a pasta reservada, dobre-o na metade e cubra com a pasta restante. Coloque o lombo em uma assadeira grande, despeje o vinho e cubra com papel-alumínio. Leve à geladeira por cerca de 2 horas, para tomar gosto.
Farofa:
Em um recipiente, coloque o Caldo MAGGI, acrescente 2 colheres (sopa) de água fervente e mexa até dissolver. Reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola. Acrescente a cenoura ralada e cozinhe por alguns instantes. Adicione aos poucos a farinha de mandioca, mexendo sempre. Junte as azeitonas verdes picadas e o Caldo MAGGI dissolvido. Mexa bem e deixe cozinhar por alguns instantes em fogo baixo. Desligue o fogo e misture a salsa picada. Reserve. Retire o lombo da geladeira e coloque-o sobre uma tábua para carnes. Espalhe metade da farofa pela superfície do lombo e enrole-o delicadamente. Amarre com um barbante, de uma extremidade a outra e retorne à assadeira. Regue com o molho que se formou e cubra com papel-alumínio. Leve o lombo ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Retire o papel-alumínio passados os primeiros 30 minutos, regue com o molho formado e vire o lombo para que doure por igual. Reserve o lombo em um prato de servir e acrescente 1 xícara (chá) de água ao molho da assadeira. Leve-a ao fogo médio e deixe ferver, mexendo sempre, até obter um molho homogêneo. Sirva o lombo fatiado com o molho e acompanhe com a farofa restante.
DICAS:
Se preferir utilize um recheador de carnes para perfurar e rechear o lombo, ou corte-o no sentido do comprimento, recheie-o e amarre-o com uma linha grossa. Caso, durante o cozimento do lombo, o molho seque, acrescente um pouco de água. Para evitar que o lombo se quebre ao ser fatiado, a carne deve estar morna ou fria e deve-se utilizar faca elétrica ou uma faca sem serra e afiada. O vinho branco pode ser substituído por suco de laranja.
Congelamento:
Se desejar, congele o lombo assado e frio. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 2 meses. Para descongelar deixe-o de véspera em geladeira e aqueça-o coberto com papel de alumínio.

Comentários |

por {{item.Author}} |

{{item.Message}}