Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Maio Roxo e o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal

Comemorado dia 19 de maio, o dia da doença inflamatória intestinal é um momento de conscientização a respeito dessa condição.

Estima-se que aproximadamente 8 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com a Doença Inflamatória Intestinal [1]. Para conscientizar as pessoas sobre as dificuldades de quem sofre com esse problema, além de divulgar informações sobre as suas causas e tratamentos, organizações de pacientes criaram, em mais de cinquenta países, o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), que é 19 de maio. No entanto, as campanhas se estendem ao longo de todo o mês de maio, que por isso é conhecido como Maio Roxo.

Sabemos que a alimentação sempre desempenha um papel importante na saúde de todos os indivíduos. E no caso da Doença Inflamatória Intestinal, esse papel ganha ainda mais destaque, já que estamos falando de uma doença que não tem cura, e que afeta diretamente a absorção de nutrientes. Por isso, o tratamento e o acompanhamento junto a uma equipe médica é essencial!

Fórmulas para nutrição enteral e oral, como Modulen® podem ser indicadas sob a orientação e acompanhamento de um profissional de saúde para pacientes que necessitem de manutenção e recuperação do estado nutricional, como DII.

Separamos uma lista de receitas com Modulen®, uma fórmula que auxilia na nutrição de quem sofre com DII, mas lembre-se de antes conversar com o profissional de saúde que acompanha seu caso.

Modulen® é uma fórmula para nutrição enteral e oral destinada para nutrição de pessoas com necessidades especiais, com diversos estudos científicos pelo mundo, é uma fórmula , sem lactose e sem glúten e que conta com diversas vitaminas e minerais em sua composição. Modulen® não tem sabor, o que torna mais fácil para elaboração de receitas desde bebidas à preparações doces e salgadas.É recomendado para auxiliar na manutenção e/ou recuperação do estado nutricional, por isso converse sempre com seu profissional de saúde.


Doença inflamatória intestinal: algumas informações

Doença Inflamatória Intestinal é um termo usado para descrever inflamações crônicas no trato digestivo, ou seja, doenças que fazem com que o intestino esteja o tempo todo inflamado. As mais conhecidas são:

  • Colite ulcerativa: uma infecção crônica com úlceras no interior do cólon e do reto;
  • Doença de Crohn: uma infecção generalizada no trato digestivo que pode se espalhar.

Os sintomas da doença inflamatória intestinal variam de acordo com a gravidade e o local onde a inflamação acontece, mas alguns dos sintomas mais comuns são diarreia, fadiga e cólicas muito fortes, sobretudo após as refeições.

Ainda não se sabe com clareza qual é a causa da Doença Inflamatória Intestinal, mas a dieta e o estresse são alguns fatores que podem agravar os sintomas. Entre os fatores de risco podemos citar a genética, o tabagismo e a alimentação desequilibrada, com gordura em excesso [2].


Receitas com Modulen

Como dissemos, o Modulen® pode ser adicionado em diversas receitas, já que ele tem adição de aromatizantes. As vitaminas e os sucos são uma ótima opção, já que costumam ser receitas mais leves, práticas e fáceis de consumir.

1. Vitamina de Laranja, Pêra e Mel

Ingredientes:

Meia xícara (chá) de suco de laranja gelado

1 pêra sem casca picada

1 colher (sopa) de mel

6 medidas de MODULEN® (49 g)

Modo de Preparo:

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes com meia xícara (chá) de água gelada até ficar homogêneo. Sirva a seguir.

Rendimento: 1 porção

Tempo de Preparo: 5 minutos

Dica: Se desejar, sirva com pedras de gelo.

Além dessa, que tal experimentar adicionar Modulen nessas outras receitas?

Você ainda pode experimentar adicionar Modulen® a muitas outras receitas. Se quiser consultar novas receitas, basta explorar o site Receitas Nestlé. Nele você encontra mais de quatro mil opções de receitas, inclusive receitas de sucos e vitaminas que você pode avaliar junto ao seu profissional de saúde e adaptar caso seja um paciente com doença inflamatória intestinal.


Perguntas frequentes

pixel