Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

77 receitas de sucos naturais, refrescantes e deliciosos

Com uma lista de sucos detox e naturais vai ficar fácil se refrescar e manter a saúde

Os dias quentes pedem um suco natural bem gelado e refrescante. E quando esse frescor se une a sabores inconfundíveis de frutas e nutrientes poderosos – capazes de desintoxicar o organismo, desinchar e agir no sistema imunológico – as vantagens são muito maiores na hora de se deliciar com um bom copo de suco.

Para ter em mãos uma variedade de receitas de sucos, elencamos para você 77 opções para serem preparadas no café da manhã, no lanche, nos intervalos das principais refeições, no jantar... A qualquer hora. Nossa lista vai desde suco detox, suco verde e suco para aumentar a imunidade, até bebidas refrescantes como smoothies e água aromatizada, que agem muito bem como sucos. Explore as receitas.


Receitas de suco verde para desintoxicar

Fotografia em tons de verde e laranja em uma mesa de madeira com um pano listrado colorido e um copo de vidro com o suco verde de pera, couve e gengibre em cima dele. Ao lado, uma laranja cortada ao meio e folhas de couve.

1. Moça Ecológica: a maçã verde e a hortelã picada ganham o cítrico dos sucos de laranja e de limão, formando uma ótima combinação para desintoxicar o organismo. O leite condensado é aquele ingrediente capaz de deixar qualquer receita ainda mais gostosa, incrementando a receita. Bata tudo no liquidificador e está pronto para ser servido.

2. Bebida de Maracujá, Couve e Mel: o suco de maracujá todo mundo conhece pelo seu efeito calmante. A fruta também tem muitos nutrientes, como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. A couve e seu verde incomparável também são carregados de nutrição com suas vitaminas A, B6, C e K. Adoce com mel, para ficar bem natural.

3. Suco Verde: essa receita é poderosa. A maçã verde chega com muito cálcio e ferro, só para citar alguns nutrientes; o pepino reforça a vitamina C já contida na couve, além de ter potássio e fibras; e ainda tem o gengibre com seu poder diurético. A couve para este suco é a do tipo manteiga. É muito gostoso e saudável.

4. Suco Verde, Pera, Couve, Limão e Gengibre: o que já é delicioso e nutritivo fica ainda mais incrementado. Nesse suco, sai a maçã verde e entra a pera. O suco de limão marca com seu sabor cítrico, e a couve e o gengibre trazem as vitaminas e nutrientes desintoxicantes.

5. Suco Verde de Pera, Couve e Gengibre: todos os ingredientes naturais da receita anterior recebem o reforço do Nesfit Bebida Aveia Integral. Esse suco também pode sofrer uma pequena modificação: se preferir, você pode substituir a folha de couve pela mesma quantidade de folhas de espinafre.

6. Suco de Abacaxi, Capim-Santo e Mel: o verde fica por conta do capim-santo. Muito rico em nutrientes, ele também tem ação analgésica e ajuda a aliviar dores de cabeça e enxaqueca. O abacaxi traz o poder das fibras, ótimas para ajudar o intestino a funcionar bem. A dica é coar o suco depois de bater os ingredientes no liquidificador.

7. Molico Pureza Verde: nessa receita, o suco se alia aos nutrientes do leite em pó. É uma bebida super gostosa feita com couve, kiwi, suco de limão e gengibre. Use água gelada, para ficar bem refrescante.


Receitas de suco detox para emagrecer

8. Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre: delicioso e super refrescante, esse suco detox ajuda a desinchar e emagrecer. Por ter uma forte ação diurética, o gengibre contribui para a redução do peso. A hortelã tem um grande potencial benéfico no sistema digestivo; já a melancia tem inúmeras vitaminas e, nessa receita, será congelada antes de se misturar aos demais ingredientes.

9. Super Suco: o suco de laranja se une à cenoura e a um cereal vitaminado. Fica gostoso e nutritivo – com o poder das vitaminas A e C, especialmente. Depois de bater no liquidificador, sirva bem gelado.

10. Suco de Uva e Maçã: é feito com suco de uva integral, maçã e um cereal delicioso. Se quiser deixar ele bem refrescante, basta adicionar gelo picado depois do suco já pronto, e então é só servir.

11. Suco de Frutas Amarelas: manga, laranja e pêssego são as frutas que integram essa receita. A laranja todo mundo já conhece pela fama de fonte de vitamina C, enquanto a manga chega com as fibras e o pêssego, com os antioxidantes. Além de ser um suco detox maravilhoso, é muito saboroso.

12. Suco de Banana, Melão e Laranja: olha a banana aí de novo, com todo seu poder nutritivo! Aqui, ela será congelada antes de ser incluída na receita. Aqui ela se alia à melancia, uma fruta rica em licopeno – um antioxidante maravilhoso que ajuda a combater várias doenças. A laranja aparece na receita em forma de suco.

13. Suco de Abacaxi, Goiaba e Laranja: leve o abacaxi ao freezer por pelo menos uma hora antes de preparar o suco detox – isso vai fazer a bebida ficar mais refrescante. A goiaba será batida no liquidificador com água mineral e, depois de coada, se junta ao abacaxi e ao suco de laranja. Essa mistura será batida novamente, até ficar homogênea.

14. Suco de Morango e Hortelã: a banana não é a única fruta rica em potássio: aqui, o morango reforça a presença desse nutriente reforça na receita. O suco também ganha o frescor de 5 folhas de hortelã e o sabor cítrico do suco de limão siciliano.

15. Suco de acerola, maracujá, pêssego e laranja: com todas essas frutas deliciosas, esse suco fica com um super nutritivo e tem um sabor incrível. A acerola e o maracujá podem ser usados em forma de polpa congelada, e a laranja vem em suco para se misturar à bebida com o pêssego bem maduro.

16. Suco de Graviola e Maçã: é simples, saboroso, refrescante e nutritivo. Basta bater os ingredientes em um liquidificador com água gelada até ficar uma mistura bem homogênea e pronto: esse suco detox maravilhoso e rico em vitaminas e minerais já está pronto para servir.

17. Suco de Maçã e Pera: as duas frutas fazem uma combinação perfeita para um suco detox: a maçã tem vitaminas do complexo B, fibras, fósforo e ferro; e a pera, potássio, magnésio e cálcio. É uma bebida deliciosa para desintoxicar o organismo.

18. Bebida de Maçã: o suco de maçã fica delicioso e cremoso, porque ganha as propriedades e os sabores do leite e do leite condensado. O preparo dessa receita é um pouco diferente, mas continua prático: comece derretendo o açúcar em fogo baixo; em seguida, coloque as maçãs picadas; e, só depois de esfriar, bata no liquidificador com os outros ingredientes.


Receitas de sucos de frutas especiais

19. Refresco Tônica: essa bebida deliciosa mistura o chá de frutas vermelhas, com a água tônica e o suco de limão, deixando a receita completa tanto para os amantes do chá como do suco. Os ingredientes nem precisam ser batidos, basta preparar o chá e depois misturar com a água e o suco de limão para fazer essa bebida refrescante.

20. Bebida Refrescante de Laranja e Cenoura: esse suco de laranja feito com cenoura é uma um dos mais nutritivos – e ainda ganha o reforço do leite zero lactose, para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite poder beber sem medo. A fruta e o legume trazem as vitaminas A e C.

21. Bebida de Tâmaras e Coco: a tâmara é uma fruta muito docinha, saborosa e rica em vitaminas A e K, além de proteínas e minerais. Para essa receita, o açúcar de coco é o que vai adoçar e deixar o suco extremamente saudável, porque é totalmente natural e adoça tanto quanto o açúcar normal.

22. Bebida Refrescante de Melancia e Capim Limão Nutren: corte a melancia em cubos e faça o suco de limão e o chá de capim limão fresco à parte. Em seguida, misture tudo no liquidificador e sirva bem geladinho.

23. Bebida com Goji Berry: o nome diferente é porque o goji berry é um fruto de plantas nativas da Ásia. Tem um sabor azedinho, típico dos cítricos, e é rico em vitaminas e sais minerais. A junção de goji berry e morangos resulta em um suco natural maravilhoso, nutritivo e refrescante.

24. Bebida de Cereja: o sabor adocicado da cereja é inconfundível. A fruta tem baixa caloria e também é rica em fibras, vitamina C, cálcio e potássio. Junto com o leite condensado, se transforma em um suco de fruta super gostoso e bem diferente.

25. Bebida de Manga e Cupuaçu: a manga é uma fruta bem tropical e o cupuaçu, um fruto típico da Amazônia, muito famoso por seu sabor bem parecido com o do chocolate. Sua textura cremosa deixa o suco natural com uma consistência bem firme.

26. Neslac Bebida de Morango, Banana e Aveia: as frutas compõem um suco natural, e a aveia carrega a bebida em fibras e ressalta o sabor do morango e da banana. Fica um suco muito nutritivo e saboroso, e o preparo leva apenas 5 minutos.

27. Bebida de Limão-Siciliano e Hortelã: para essa receita de suco natural, a hortelã deve estar fresca. A união de suco de limão-siciliano com leite condensado e amêndoas em lascas torradas fazem essa bebida ter um sabor incrível. A receita rende 8 porções.

28. Refresco de Frutas Silvestres com Semente de Chia: compõem o preparo da bebida a maçã e o mirtilo – uma fruta também conhecida como blueberry, por sua cor azul. Quem precisa tirar o leite da dieta pode ficar tranquilo, porque para essa receita de suco é a bebida de arroz que fará parte dos ingredientes.

29. Suco Submarino: é um suco de maracujá e água de coco servido com picolé de uva. Fica tão elegante que dá até para servir em recepções ou reuniões com os amigos. A receita rende 2 porções, mas é só dobrar a quantidade de ingredientes para aumentar o volume do suco.

30. Nestea Pêssego com Suco de Manga e Hortelã: o suco de manga será preparado à parte. Depois, basta adicionar as folhas de hortelã e o gelo. Para finalizar, prepare a cápsula de Nescafé Dolce Gusto Nestea, conforme instruções da embalagem, e sirva.


Receitas de smoothies para um suco reforçado

31. Smoothie Uva Fresh: os smoothies são bebidas que podem ser consideradas sucos reforçados. Esse aqui, por exemplo, é preparado com leite, picolé de uva e cereal fortificado. Fica com uma consistência cremosa e é super refrescante.

32. Smoothie de Pera e Limão: os nutrientes dessas duas frutas você já conhece: são ricas em vitaminas e minerais e têm um sabor que agrada qualquer paladar. A receita de suco para esse smoothie também tem um complemento alimentar que adiciona ainda mais nutrição à bebida – como a vitamina D, por exemplo.

33. Smoothie de Frutas Nutren: as frutas para esse suco natural são a banana nanica e o suco de laranja. Juntos com o complemento alimentar, eles formam uma bebida deliciosa que pode ser servida com algumas pedras de gelo, para ficar ainda mais refrescante.

34. Smoothie Doce Magia: é um suco de maçã e pera feito com açúcar demerara e leite em pó, que deixa a bebida bem cremosa. Prepare o smoothie com água gelada para servir já no ponto de beber. As frutas podem ser utilizadas com cascas.

35. Smoothie de Iogurte e Melão: a cremosidade desse suco de melão fica por conta do iogurte de morango. O melão é adicionado em pedaços junto com castanhas-do-pará. Coloque também duas rodelinhas de gengibre para deixar o suco com um potencial diurético benéfico à saúde.

36. Smoothie de Morango: leite líquido, complemento alimentar, 3 folhas de hortelã e 1 xícara de chá de morangos congelados: depois de batidos no liquidificador, juntos, eles resultam em um suco de morango bem cremoso, quase um milk shake. É uma delícia!

37. Smoothie com Neston: refrescante e simples, feito com banana, morango e leite. O cereal fortificado usado na receita é uma mistura perfeita de trigo, aveia e cevada que fica deliciosa em sucos, vitaminas, smoothies e shakes, além de acrescentar muitos nutrientes à bebida.

38. Smoothie Caroteno: mamão, maracujá, cenoura e linhaça garantem que essa bebida fique altamente nutritiva. O mamão é uma fruta muito rica em água e, portanto, ajuda na digestão e dá muita saciedade; o maracujá, além das vitaminas, tem propriedades calmantes; e a linhaça é fonte de ômega 3. A cenoura completa o suco natural com a vitamina A. Faça com uma bebida de aveia natural e adoce com mel.

39. Smoothie De Laranja, Manga e Cenoura: o suco de laranja é batido no liquidificador com a manga e cenoura picadas. No momento de servir, despeje iogurte natural integral no copo (ou taça) e adicione o suco, misture um pouco para unificar os sabores e aproveite essa delícia.

40. Smoothie de Mirtilo: a fruta azul deixa a bebida com uma carinha de suco de uva. Use bebida de coco natural e complemento alimentar para deixar o smoothie bem forte com relação aos nutrientes.

41. Smoothie de Banana e Maçã com Nesfit Cereal: essa é uma bebida deliciosa e refrescante, feita com leite líquido, iogurte Grego light e cereal matinal sabor mel e amêndoas sem adição de açúcares.

42. Smoothie de Melancia: é mais uma bebida preparada com picolé que fica maravilhosa. Para essa receita use o picolé de limão para dar aquele sabor doce e azedo ao mesmo tempo. A melancia será adicionada em pedaços: fica praticamente um suco de melancia e é muito fácil de fazer. Decore com folhas de hortelã no momento de servir.

43. Smoothie de Maracujá e Pera: use a polpa de meio maracujá bem docinho. A pera pode ser adicionada na receita com a casca, o que a faz manter ainda mais as propriedades nutritivas. Acrescente leite e cereal, e desfrute dessa receita de suco incrível.

44. Smoothie de Maçã Verde com Colágeno: tem os mesmos princípios de um suco verde detox, ou seja, desintoxica o organismo e dá muita saúde. O colágeno é conhecido por sua ação rejuvenescedora. A bebida leva também banana, sementes de chia e espinafre.

45. Smoothie Tropical com Leite Moça: as frutas utilizadas na receita desse suco são o abacaxi, o maracujá e a manga – por isso o nome tropical. O leite condensado deixa a bebida irresistivelmente cremosa e bem adocicada.


Receitas de refrescos que são verdadeiros sucos naturais

46. Refresco Meluva: o nome já diz tudo. Essa bebida mistura o melão e o suco de uva, formando a combinação perfeita para um suco muito refrescante. A receita tem um complemento alimentar próprio para crianças e, com tanto sabor assim, elas vão adorar.

47. Refresco de Goiaba: a goiaba é uma fruta muito rica em vitamina C. Também tem cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio e potássio. Ou seja: o suco de goiaba, além de ser super gostoso, é uma fonte incrível de nutrição. Prepare esse suco com leite, iogurte e cereal, e saboreie uma bebida deliciosa e nutritiva.

48. Refresco de Uva e Abacaxi: se você nunca experimentou fazer um suco com a mistura de uva e abacaxi, vai se surpreender com tanto sabor. Bata a fruta e o suco de uva integral no liquidificador junto com um complemento alimentar e, na hora de servir, coloque umas pedras de gelo, para ficar bem refrescante.

49. Refresco Azedinho: é muito gostoso, feito com suco de laranja, mel, iogurte natural e cereal. Antes de servir, deixe um tempo na geladeira, já que os ingredientes líquidos da bebida são utilizados em sua forma natural. Assim, o suco estará bem geladinho no momento de beber.

50. Refresco da Garotada: esta é uma receita simples e prática feita com suco de goiaba, leite líquido gelado, cereal e açúcar. Após bater todos os ingredientes no liquidificador, é só colocar no copo ou na taça, adicionar umas pedrinhas de gelo e saborear.

51. Refresco de Uva e Gengibre: para esse suco deve-se usar as raspas do gengibre, para o sabor da raiz ficar mais suave. Utilize suco de uva integral e pera com a casca. Se quiser deixar a bebida com um toque diferente, adicione 1 colher de chá de amaranto, que tem um gosto bem suave.

52. Refresco de Melancia: é mais uma receita de suco de melancia, só que dessa vez a bebida ganha o sabor irresistível do leite condensado. Bata a melancia e o leite condensado junto com o gelo, para ficar com uma cara de raspadinha.

53. Pink Lemonade: essa limonada é diferente de tudo que você já viu: a receita é preparada com suco de cranberry, ótimo para ajudar a emagrecer. Adiciona-se à bebida o suco de limão-siciliano e um limão-siciliano com casca. Os ingredientes serão misturados em uma jarra e a limonada é levada à geladeira, para ficar super refrescante.

54. Suco de Tomate: é um suco muito prático de fazer: basta misturar dois tomates (sem pele e sem sementes) com água gelada e bater bem. Mas, se quiser deixar o suco bem incrementado, adicione suco de limão, suco de laranja, cenoura e temperos. Fica com um sabor surpreendente.

55. Suco de Laranja Incrementado: nessa receita, o suco de laranja ganha o sabor tropical do abacaxi e é adoçado com mel. O cereal, você já sabe, é enriquecido com fibras e ferro. É um suco maravilhoso para colocar na lancheira das crianças, pois contém muitos nutrientes.

56. Suco de Açaí e Abacaxi: o açaí é um fruto pequeno, nativo da região amazônica. A polpa do açaí traz um sabor delicioso para esse suco – que é feito com abacaxi, xarope de guaraná e complemento alimentar rico em cálcio, proteína e vitamina D. Além de refrescante, é super nutritivo e fica muito cremoso. O xarope pode ser substituído por 1 colher de sopa de açúcar.

57. Suco de Tangerina e Aveia: é um suco leve, nutritivo e saboroso, perfeito para tomar no intervalo entre as principais refeições. O leite em pó e a aveia flocos finos são alimentos fontes de fibras, e itens indispensáveis em uma alimentação saudável. Os dois ajudam o intestino a funcionar bem e dão sensação de saciedade.

58. Cold Brew com Suco de Laranja: é gostoso, refrescante e chique. Tem uma cara de chá gelado, mas é um suco incrível. Deve ser preparado com água com gás. Se preferir um sabor mais adocicado, adicione mel e, para decorar, use um ramo de alecrim.


Receitas de sucos com Neston

59. Neston em Refresco de Hortelã: o Neston é um cereal integral que contém fibras e ferro, e deixa os sucos muito saborosos. E nessa receita ainda tem iogurte natural integral, que dá sabor e cremosidade à bebida. Sirva o refresco bem gelado.

60. Refresco de Coco Verde e Neston: o coco verde dá um frescor inacreditável à bebida; depois vem o cereal integral, o leite gelado e o açúcar. Essa receita rende duas porções e fica muito saborosa.

61. Refresco de Neston e Suco de Frutas: faça um suco de goiaba à parte e depois bata no liquidificador com água, o cereal e o açúcar. Se preferir, na hora de servir acrescente gelo, para a bebida ficar bem refrescante.

62. Refresco de Maçã com Neston e Leite MOÇA: esse suco é simplesmente delicioso. E, com tanta cremosidade, vira quase uma sobremesa, pois o leite condensado adicionado à receita deixa a bebida com um sabor impressionante. A maçã deve ser descascada para fazer o suco.

63. Refresco de Neston com Suco de Uva: para essa receita você vai utilizar suco de uva, cereal, açúcar e leite gelado. Como o leite já vai estar gelado no momento do preparo, na hora de servir basta acrescentar uma pedrinha de gelo.

64. Suco de Maçã, Banana e Neston: para essa receita, use a banana nanica – ela vai dar muito sabor ao suco e reforçar o potássio no organismo. A maçã tem sais minerais e ferro, entre outros nutrientes incríveis para a deixar a saúde sempre em dia. O resultado será um suco detox para emagrecer perfeito.

65. Refresco de Neston com Coco: eis aqui mais uma fruta rica em vitamina C, provando que não é só laranja e limão que são fontes desse nutriente super importante para a saúde. Além do coco picado, esse suco é preparado com água de coco. Fica fantástico.

66. Refresco de Iogurte: o iogurte natural sabor cenoura, laranja e mel é o responsável por boa parte do sabor incrível desse suco. Junto com ele é só colocar o leite e o cereal, bater tudo no liquidificador e servir.

67. Refresco de Neston e Damasco: o damasco é uma fruta com sabor suave e doce, e também uma boa fonte de vitamina A e de ferro. Para este suco são necessários 10 damascos secos, leite, cereal e açúcar. No momento de beber, coloque gelo picado para se misturar ao suco, deixando a bebida bem refrescante.

68. Refresco de Neston com Suco de Goiaba: a bebida pode ser feita com suco de goiaba natural ou com o integral. Basta batê-lo no liquidificador com leite gelado, açúcar e o cereal para ficar um suco bem grossinho, tipo uma vitamina. Fica delicioso e ótimo para tomar no café da manhã, com torradas.

69. Refresco de Neston com Suco de Caju: esse suco de caju é diferente de tudo o que você já viu: bata no liquidificador com leite gelado, cereal integral e açúcar para preparar um suco delicioso e muito nutritivo.


Receitas de água refrescante

70. Água Fresca com Maracujá, Pêssego e Mel: as águas aromatizadas e com frutas são verdadeiros sucos naturais. A receita é iniciada com a hortelã sendo adicionada a água fervida; tampe e deixe a infusão esfriar. Em seguida, coe e bata no liquidificador os maracujás, os pêssegos, o suco de limão e o mel. Coe e coloque na geladeira para ficar bem gelado. Decore com rodelas de limão e hortelã.

71. Água Saborizada Verde Mix: feita com kiwi, pepino, hortelã, gengibre e água mineral, essa receita fica deliciosa. O kiwi enriquece a bebida com vitaminas A, B6, C e K, que ajudam a proteger o sistema imunológico, dão energia e atuam na melhoria da coagulação do sangue. Com toda essa nutrição e sabor, é uma bebida irresistível.

72. Água Aromatizada: essa bebida tem o poder do capim-santo, uma planta medicinal que atua melhorando o sistema digestivo e tem ação antiinflamatória e analgésica. Muito usada para preparar chás, a erva se junta aos nutrientes e sabores do pêssego e da laranja, para se transformar em uma água aromatizada deliciosa.

73. Água Aromatizada de Capim-santo e Abacaxi: a água vai ficar por duas horas na geladeira, para que a fruta e a planta medicinal possam apurar o sabor. Adicione também sementes de romã, que ajudam na perda de peso e previnem várias doenças.

74. Água Aromatizada de Limão, Pepino e Canela: saudável, gostosa e refrescante: basta misturar os ingredientes na água e deixar na geladeira agindo por duas horas. O limão é ótimo para melhorar o sistema imune com sua vitamina C e ganha o reforço do pepino, que conta também com vitamina A, potássio e fósforo. A canela traz seu poder digestivo e sabor doce-amadeirado.

75. Água Refrescante de Laranja com Acerola e Hortelã: laranja e acerola formam um par perfeito quando o assunto é suco para aumentar a imunidade. As frutas são inseridas na água em pedaços e fatias, e ganham o frescor da hortelã. Deixe na geladeira pelo tempo determinado na receita para apurar bem o sabor.

76. Água Aromatizada de Limão-siciliano, Uvas e Alecrim: o limão é rico em vitamina C e muitas outras – como as vitaminas A, B1, B2 e B3, que ajudam no funcionamento do metabolismo e dão energia. O alecrim é um ótimo diurético e atua com função de desinchar, além de ser muito bom no combate a inflamações. Fica uma água rica em nutrientes, gostosa e refrescante.

77. Água Tranquilizante Aromatizada: é preparada com goiaba e erva-doce, uma planta medicinal que combate inchaços e cólicas menstruais, inflamações na garganta e previne resfriados e gripes. Essa erva tem poder calmante, por isso a água ganhou o nome de tranquilizante.

São tantas opções que o difícil vai ser escolher. Então, prepare um cardápio e organize receitas de sucos para cada dia da semana. Seu menu vai ficar rico em nutrientes, gostoso e refrescante. E para mais variedades, acesse o site Receitas Nestlé: são mais de 4 mil variações de pratos salgados, doces e bebidas para fazer em todas as ocasiões.


Perguntas frequentes

  • 1. Como montar um cardápio de sucos?

    O cardápio de sucos pode ser organizado de acordo com seu gosto e preferência. Monte um cardápio semanal para facilitar, colocando em cada dia a receita de ao menos um suco, que pode ser servido especialmente no café da manhã. Também dá para variar separando receitas para o lanche entre as refeições principais.

  • 2. Quais são os melhores sucos naturais?

    São muitos os sucos naturais que podem ser acrescentados ao seu cardápio: suco de laranja, limão, uva, maracujá, morango, melancia, melão... Todos são ótimos sucos naturais.

  • 3. O que é smoothie?

    Smoothie é uma bebida levemente cremosa e muito refrescante. O termo smoothie vem da palavra inglesa ‘smooth’, que significa suave e macio.

  • 4. Quais os melhores sucos para aumentar a imunidade?

    Os sucos para aumentar a imunidade são feitos com limão, laranja, gengibre, mirtilo, goiaba, cenoura e couve.

pixel