
Fácil
40 min
O fubá é a farinha feita a partir do milho. Há três tipos: o fubá mimoso é mais fino, ideal para fazer bolo e polenta; o tradicional tem flocos médio; e o semolina é mais grosso, bom para broa.
O fermento químico é o ideal para fazer bolo de fubá. Tem o biológico, mas esse é para fazer pão, pois dá uma textura diferente.
O bolo de fubá é uma receita brasileira que surgiu na época do Brasil Colônia, com o uso da farinha de milho.
Fubá é um nome de origem africana que significa farinha. A palavra veio do dialeto quimbundo, falado por alguns povos na região de Angola.
O Bolo de Fubá e uma dos bolos mais secos de todos, por isso, deve ter um bom equilíbrio com líquidos e gordura. Além disso, uma dica é usar o flocos de milho pré-cozido, que vai deixar seu bolo mais macio. Além disso, temos aqui esse vídeo dica, que ensina
O Bolo de Fubá e uma dos bolos mais secos de todos, por isso, deve ter um bom equilíbrio com líquidos e gordura. Além disso, uma dica é usar o flocos de milho pré-cozido, que vai deixar seu bolo mais macio. Além disso, temos aqui esse vídeo dica, que ensina
O Bolo de Fubá Cremoso tem a textura diferente do Bolo de Fubá Simples, pois ele leva queijo na receita, eis aí o grande segredo. Experimente e nos conte como ficou, aqui mesmo, nos comentários!
Os queijos mais usados em uma receita de Bolo de Fubá Cremoso são os queijos do tipo: meia cura ralado ou parmesão ralado, sempre de boa qualidade.
A casa da vovó! Quem nunca se deliciou com um bolo de fubá feito carinhosamente pela matriarca anciã da família? Sem dúvida é uma receita de afeto, que resgata boas lembranças. A versão tradicional com coco e queijo parmesão é imbatível. Para deixar ainda melhor, é só dar aquela cremosidade irresistível. Daí resulta o bolo de fubá cremoso, que aliás é uma das versões mais perfeitas dessa receita genuinamente brasileira.
E que bebida vai bem com o seu bolo? Se você for curtir um café da tarde ou lanchinho da noite, ele combina perfeitamente com um chazinho ou um suco. Também pode ser com cafézinho, mas à noite não é muito recomendável – senão ninguém dorme. Quer uma sugestão de chá? Por que não provar o Chá de Hibisco, Tangerina e Canela! E também temos sugestão de suco: Suco de Frutas Amarelas e Suco de Abacaxi, Capim-santo e Mel.
Os primeiros registros do tradicional bolo de fubá vêm do período do Brasil Colônia. Ah, sim, essa receita maravilhosa só podia ser brasileira! Naquela época, não havia plantações de trigo em terras tupiniquins e, por isso, o preço deste cereal era caro. Uma das alternativas era usar farinha de milho, inclusive para fazer bolo. Somente na metade do século XVIII é que o cultivo do trigo começou a se desenvolver no Brasil.
A origem do nome do bolo de fubá
A culinária brasileira tem grandes influências africanas, como é o caso do bolo de fubá; o nome vem do quimbundo, um dialeto falado por vários povos da região de Angola. Fubá significa farinha; a palavra foi muito usada para designar a farinha feita a partir do milho.
O bolo de fubá cremoso só veio depois
O bolo de fubá tradicional não era cremoso. Apenas no início do século XX, com o avanço da produção leiteira no Brasil, é que descobriram o segredo para o molhadinho e delicioso bolo de fubá cremoso que conhecemos hoje, com a crocância do coco, o salgado do queijo e a cremosidade do leite.
Por mais que pareça simples, o bolo de fubá cremoso tem alguns segredos que só a vovó sabe. Mas sem problemas, porque Receitas Nestlé conta as informações e dicas preciosas para fazer o melhor bolo de fubá. É só seguir a nossa checklist que a sua receita vai dar bom na cozinha!
Perfeito e sem defeitos: como fazer bolo de fubá cremoso
1. Medida certa: sempre siga as orientações da receita; dê um pulinho no nosso artigo medidas certas na cozinha.
2. Separe os ingredientes: organização é tudo na cozinha; separe os ingredientes antes, pois isso facilita muito na hora do preparo.
3. Validade dos ingredientes: sim, ingrediente vencido dá ruim; especialmente o fermento, pois o bolo não cresce.
4. Fermento: para bolos, é fermento químico; não vai colocar fermento biológico, que esse é para pão.
5. Fubá certo: o ideal é usar o fubá mimoso, que é uma farinha de milho mais fina, perfeita para bolo; assim, a massa fica mais leve e fofinha.
6. Pré-aquecer o forno: pré-aqueça conforme orientação da receita, isso é importante para chegar na temperatura ideal.
7. Untar a forma: não esqueça de untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha (depois dê umas batidinhas na forma com a mão para tirar o excesso de farinha); é fundamental para o bolo não grudar. *Dica: como desenformar bolos, tortas e pudins.
8. Textura lisa: quando bater os ingredientes no liquidificador, a consistência tem que ficar bem lisinha e líquida.
9. O segredo da cremosidade: quando o bolo estiver no forno, siga o tempo da receita até dar aquela dourada. Mas para ficar com a cremosidade irresistível, o bolo tem que sair com o centro mole; por isso, faça o teste do palito: se sair levemente úmido, está perfeito!
Se ainda houver alguma dúvida, dê uma espiadinha nas nossas dicas infalíveis de como fazer um bolo perfeito.
Adoro bolo de fuba ainda mais cremoso uma delicia esse vou salvar pois gostei mto obga Marilena
Que maravilha, Marilena! Não deixe de aproveitar mais receitas deliciosas como essa, viu? Temos centenas de opções que você vai adorar! 😍
Fiz e deu certo muito obrigada uma delícia
Que bacana saber disso, Maisy! Tenho certeza que você também tem algumas receitinhas incríveis por ai, não é? Faz o cadastro no nosso site e envia pra gente também! Te espero! 😘😋
Eu fiz essa receita
Bolo de fubá cremoso
Ficou uma delícia
Nossa, deu água na boca aqui! 💖😘
super cremoso !!
👏🤤🤩
Testando essa receita,...
Olá Nathalia, tudo bem? Opa 👏, que bacana saber disso, não deixe de compartilhar o seu resultado conosco, viu? Tenho certeza que ficara maravilhoso! Estamos juntos! 😘