Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bolo de Laranja com Calda

Receita de Bolo de Laranja com cascas da fruta, uma deliciosa calda de laranja, preparado no liquidificador e com Leite Condensado MOÇA, muito fácil de fazer!

  • Total: 60min
    Preparação: 10min
    Cozimento: 50min
  • 4 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 12

Ingredientes

Massa

  • 4 laranjas, sem casca e sem sementes
  • 3 ovos
  • 100 g de manteiga
  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda

  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • meia xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Massa

Em um liquidificador, bata os ovos, a manteiga, o Leite MOÇA e as laranjas.

Coloque em um recipiente, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem.

Despeje em uma forma com furo central (23 cm de diâmetro), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Calda

Quando o bolo estiver quase pronto misture o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo para ferver e apurar.

Retire o bolo do forno, desenforme ainda quente e regue com a calda.

Utensílios

  • Forno
  • Liquidificador
  • Forma de furo no meio
  • Panela

Dicas

- Se desejar, acrescente 1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja na massa.
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Você gostou desta receita? Conte para nós o que achou!

1 2 3 4 5

Bolo de Laranja com Calda combina com...

Muita coisa! Ele vai bem no café da manhã, faz uma ótima dupla com uma xícara de chá e pode ser até uma opção de sobremesa. Mas é difícil não pensar naquela mesa de café da tarde, com pão de queijo, pão fresquinho, suco natural e, claro, um cafezinho. O bolo de laranja com calda é daquelas receitas clássicas, que a gente deixa anotada no caderninho para as futuras gerações. E por falar em futuras gerações, as crianças costumam não resistir a esse bolo cheiroso e super macio.


Tudo sobre a receita de Bolo de Laranja com Calda


Origem, história e curiosidades

Ninguém sabe ao certo quando essa receita foi criada. Os bolos, afinal, são quase tão antigos quanto os pães. Os egípcios e os romanos da Antiguidade, por exemplo, já comiam bolos de frutas, que eram basicamente pães em que eles acrescentavam frutas e xaropes naturais.

Alguns historiadores acreditam que a receita de bolo de laranja que temos hoje tenha sido inspirada nos deliciosos bolos de frutas feitos na Idade Média. Na verdade, é bem provável que a receita tenha vindo do sul da Europa (onde fica Portugal, por exemplo), já que as laranjeiras precisam de um clima mais quente e ensolarado para crescer, e poucos países da época podiam cultivá-la (o que fazia da laranja um artigo de luxo). O empurrão que faltava para a sua popularização foi a invenção do fermento em pó, no século XIX, mais prático do que as leveduras usadas até então.


Variações da receita

O bolo de laranja com calda é maravilhoso, mas você pode querer variar. Se achar, por exemplo, que tem laranja demais na receita, é só tirar a calda de laranja e misturar a massa com chocolate. Outras variações de dar água na boca são:

Além desta receita de Creme de Milho Fantástico, você quer testar outras versões? Não tem problema, a Receitas Nestlé já escolheu para você:


Dicas especiais e complementares

O segredo é o equilíbrio

Como o bolo de laranja da sua vó conseguia ser tão bom? É tudo uma questão de equilíbrio. Os ingredientes precisam estar na proporção certa, porque cada um deles cumpre uma função bem específica na receita.

A farinha de trigo e os ovos dão firmeza à massa, mas retiram a umidade. É aí que entram a gordura da manteiga, o açúcar e o suco de laranja: são eles que dão maciez e umidade. Qualquer excesso em um dos lados pode deixar o bolo seco ou mole demais. A calda incrementa o sabor e deixa a massa ainda mais molhadinha.

Quanto mais laranja, melhor

Se desejar deixar a receita com um aroma ainda mais atraente e um sabor mais cítrico, acrescente uma colher (sopa) de raspas da casca de laranja na massa. Pode tirar as raspas da mesma laranja que você usou para fazer o suco.

Força na calda

Uma dica para encorpar a calda do seu bolo de laranja é colocar uma colher de chá de amido de milho. Nesse caso, primeiro misture uma parte do suco de laranja com o açúcar e leve ao fogo médio até que levante a fervura. Depois, dissolva uma colher de amido de milho com o restante do suco reservado. Acrescente na mistura que levantou fervura e mexa até que fique em uma consistência aveludada.

Força na calda

Uma dica para encorpar a calda do seu bolo de laranja é colocar uma colher de chá de amido de milho. Nesse caso, primeiro misture uma parte do suco de laranja com o açúcar e leve ao fogo médio até que levante a fervura. Depois, dissolva uma colher de amido de milho com o restante do suco reservado. Acrescente na mistura que levantou fervura e mexa até que fique em uma consistência aveludada.

Como desenformar o bolo de laranja

Tirar o bolo do forno e correr para desenformar pode ser uma decisão quase trágica e colocar toda a receita a perder. Mas o melhor momento para fazer isso também não é quando o bolo estiver frio. Você tem mais chances de sucesso se esperar o bolo ficar morno antes de tirar da forma. Passar uma faquinha com cuidado na lateral da forma pode ser uma grande ajuda. Depois de desenformar, é só colocar a calda: seu bolo está pronto para ser servido.

Dúvidas comuns sobre Bolo de Laranja com Calda

  • Como evitar que o bolo de laranja fique solado ou murcho?

    Para o bolo de laranja não solar, a dica é pré-aquecer o forno antes de começar a fazer a receita e sempre deixar a temperatura indicada no modo de preparo, pois a temperatura muito alta assa a superfície do bolo rapidamente, impedindo que ele cresça. Outra dica importante é não bater a massa demais: mexa apenas o suficiente para que os ingredientes estejam incorporados. E para o bolo não murchar, a dica é não abrir o forno nos primeiros 20 minutos (pelo menos).

  • Como fazer para o bolo de laranja crescer por igual?

    Para o crescimento igual, o fogo do forno deve estar regulado – porque pode acontecer de a chama estar mais forte de um lado do que do outro. Outro problema pode ser a grade, que pode estar colocada errada (torta), ou o fogão estar desnivelado.

  • Por que meu bolo de laranja não cresce?

    É importante verificar se os ingredientes foram usados nas proporções indicadas e se o tamanho da forma é o recomendado. Pode acontecer de usar uma forma grande demais, dando a impressão de que o bolo de laranja não cresceu.

  • Por que o bolo de laranja ficou amargo?

    Para evitar isso, procure usar só a polpa da laranja na receita e maneirar nas raspas, se for usar. É que a casca da laranja tende mesmo a amargar a massa e a calda.