Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Molho Branco

Receita de Molho Branco simples com NESTLÉ Creme de Leite, ideal para macarrão, lasanha e outras massas

  • Total: 15min
    Cozimento: 15min
  • 46 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 6

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

Em uma panela funda, aqueça a manteiga em fogo baixo.

Quando começar a derreter, junte a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo sempre.

Quando adquirir a consistência de massa, coloque o Leite NINHO aos poucos, misturando vigorosamente para não formar grumos.

Adicione o NESTLÉ Creme de Leite e o sal e misture bem. Aqueça sem deixar ferver. Sirva a seguir.

Utensílios

  • Utensilio Panela
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Veja os comentários

Katia

05.10.2021
1 2 3 4 5
Muito saborosa, prática e rápida

Chefe Receitas Nestlé

05.10.2021
Katia, ficamos felizes em saber que testou e aprovou! 😍

Denise

27.09.2021
1 2 3 4 5
Amei !

Chefe Receitas Nestlé

30.09.2021
Muito bom saber que gostou! Aproveite, temos centenas que receitas incríveis como essa! 🥰

Ana

19.09.2021
1 2 3 4 5
Acabei de fazer. Amei a receita, muito fácil e prática. Só adicionei noz moscada para finalizar a receita. Uma dica, façam com o batedor fouet (fue), não fica com nenhum gruminho!!!

Chefe Receitas Nestlé

04.10.2021
Hmm... Tenho certeza que ficou sensacional! Agradecemos a sua participação!

Miriam

19.08.2021
1 2 3 4 5
Muito fácil e agradou a todos

Chefe Receitas Nestlé

05.10.2021
Que bom que gostou! Nosso site está recheado com receitas maravilhosas como essa, aproveite!

Bruna

14.08.2021
1 2 3 4 5
Receita simplesmente PERFEITA. Amo fazer ela, acrescentar alguns legumes também, é ótima pra quando você precisa de algo rápido. DICA: Só mexer sempre que não corre o risco de queimar. Se você mexer sempre pro mesmo sentido, as bolotinhas nem aparecem e se aparecerem vão sumindo conforme você vai acrescentando o leite. Como eu disse, é uma ótima coisa rápida que com uma massa já nos enche bem.

Chefe Receitas Nestlé

05.10.2021
Agradecemos as dicas e feedback! Ficamos muito contentes em tê-la aqui conosco!

Você gostou desta receita? Conte para nós o que achou!

1 2 3 4 5

Molho Branco combina com...

Tanta coisa! Do macarrão à lasanha, passando pelo frango ou peixe, o molho branco é sempre uma boa opção, inclusive para os cozinheiros de primeira viagem!

Mas não se engane com a suposta facilidade. Apesar de ser mais simples de preparar que outros molhos, o bechamel (como também é conhecido) tem suas peculiaridades – afinal de contas, ninguém quer um molho empelotado, não é mesmo? Então, vem com a gente para conhecer um pouco mais sobre os segredos do molho branco.


Tudo sobre a receita de molho branco

Apesar de ser aparentemente simples, o molho branco é um dos quatro molhos mais importantes no mundo da culinária.

O bechamel é altamente versátil. Ele pode ser consumido em sua forma original, mas também é considerado um molho coringa, ou seja, que serve como base para vários outros preparos.


Origem e curiosidades

Sobre sua origem, há controvérsias. São quatro as versões sobre seu “nascimento”. Uma diz que ele foi criado pelo marquês Louis Béchameil. Outra relata que foi o chef de cozinha do rei Luís XIV, François Pierre de la Varenne, que o havia criado e publicado em um livro de receitas.

Há quem diga também que ele foi criado pelo duque Phillipe de Monay. Em todas essas histórias, o molho branco teria como país de origem a França, que é o local onde, de fato, se acredita que o bechamel tenha nascido. Porém, há uma versão que liga sua criação à Itália: esta conta que o molho teria sido criado por volta do século XVI e se chamava besciamella, sendo depois levado à França, quando Catarina de Médici casou-se com Henrique II.

Bem, talvez nunca saibamos a história real. O que sabemos é que este molho é extremamente delicioso e faz parte do cotidiano de pessoas de vários países, inclusive do nosso. Ou você vai dizer que nunca comeu o bom e velho macarrão ao molho branco?


O que não pode faltar?

Duas coisas não podem faltar na receita tradicional de um molho bechamel: leite e roux (pronuncia-se “ru”). Mas o que é roux? É nada mais que uma mistura cozida preparada com partes iguais de farinha de trigo e gordura, geralmente manteiga. A principal função do roux é tornar o molho mais espesso.

Mas o molho branco pode ser preparado ainda com outros ingredientes – como cebola, noz moscada, cravo da índia, entre outros.


Tipos de roux

Existem basicamente três tipos de roux, o blanc ou branco, o blond e brun. O que os diferencia é a coloração, causada pelo tempo de cozimento.

  • Branco (ou blanc): cozido brevemente apenas para retirar o sabor da farinha crua. Ele é o mais recomendado para o molho bechamel.
  • Blond: cozido até a farinha ficar com uma tonalidade dourada. É mais usado na preparação do molho velouté.
  • Brun: é o mais cozido dos três, ficando com uma coloração amarronzada. É muito utilizado na culinária do sul dos Estados Unidos.

Variações da receita

Você gosta de testar e se arriscar na cozinha? Aposte nessas receitas maravilhosas que nós selecionamos para você:


Dicas especiais e complementares

Um ponto muito importante é com relação ao tempo que você vai cozinhar o roux. Ao colocar a mistura de manteiga e farinha, lembre-se de deixá-la cozinhando o tempo correto para não ficar com gosto de farinha crua.

Outra boa dica é usar um fouet (batedor de arame) e mexer bem. Se mesmo assim o seu molho empelotar, você pode apelar para o liquidificador. Uma batidinha rápida e seu molho já estará lisinho novamente.

E se ainda assim, você quer um passo a passo completo para garantir o sucesso do seu molho, então confira o nosso vídeo sobre como fazer Molho Branco e variações.

Dúvidas comuns sobre Molho Branco

  • Qual a diferença entre Molho Branco e Molho Bechamel?

    Basicamente a diferente é que o leite usado no Molho Bechamel é aromatizado e temperado com ervas e especiarias, como folha de louro, cebola, cravo etc. Já o Molho Branco, é temperado basicamente com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

  • Por quanto tempo posso guardar o Molho Branco?

    O ideal é que seja usado logo após o preparo, pois conforme esfria ele engrossa e fica mais difícil manusear. Se for usado em uma receita de lasanha, por exemplo, pode ser congelado em recipiente próprio e em fechado por até 3 meses. Mas, se não for para congelar a receita que o molho branco vai ser usado, recomendamos que ele seja feito próximo ao momento de consumo.

  • O que fazer quando o Molho Branco talha?

    O molho branco pode ficar talhado se a farinha não for diluída de forma correta no leite. Caso isso aconteça, pode usar um mixer ou mesmo colocar o molho em um liquidificador e bater bem até obter uma consistência homogênea e cremosa.

  • Quais receitas combinam com Molho Branco?

    O Molho Branco é usado em muitas receitas, tais como esta de Almôndegas ao Molho Branco, ou esta deliciosa versão simples e fácil de Fricassê de Frango; também combina bem com massas, como nossa receita de Macarrão ao Molho Branco e esta de Lasanha à Bolonhesa.

  • É verdade que o molho branco é um tipo de molho coringa?

    Sim. O molho branco serve como base para vários outros preparos.

  • Qual a principal base do molho branco?

    Duas coisas não podem faltar na receita tradicional de um molho bechamel: leite e roux (pronuncia-se “ru”). O roux é uma mistura cozida preparada com partes iguais de farinha de trigo e gordura, geralmente manteiga. A principal função do roux é tornar o molho mais espesso.

  • O molho branco só combina com massas?

    Não. O molho branco pode ser servido também com legumes e em carnes, como por exemplo as brancas, como frango e peixes.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?