Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro
play

Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro

Receita de Bolo de Cenoura com cobertura de brigadeiro de Leite MOÇA® e chocolate granulado

RENDIMENTO: 20 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Massa:
3 cenouras médias (250g)
4 ovos
meia xícara (chá) de óleo
2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
1 colher (sopa) de manteiga
meia xícara (chá) de Chocolate em Pó NESTLÉ DOIS FRADES
meia xícara (chá) de chocolate granulado

MODO DE PREPARO

Massa:
1

Retire a casca das cenouras, corte-as em pedaços, lave-as e cozinhe-as cobertas com água. Escorra a água, e deixe que as cenouras esfriem um pouco.

2

Em um liquidificador, bata as cenouras cozidas, os ovos e o óleo.

3

Despeje a mistura em um recipiente e misture o açúcar e a farinha de trigo peneirada com o fermento.

4

Coloque em uma fôrma retangular (20 x 30 cm) untada, e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por 40 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura de brigadeiro.

Cobertura:
5

Em uma panela coloque o Leite MOÇA®, o Chocolate em Pó DOIS FRADES e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a desprender da panela.

6

Despeje ainda quente sobre o bolo, distribua o chocolate granulado e deixe esfriar.

Bolo de cenoura combina com...

Tudo que você imaginar! O Bolo de cenoura é uma receita fácil, prática e deliciosa, e pode ser consumida em diversas situações: desde uma sobremesa após a refeição ou até como o bolo de aniversário de alguém – principalmente quando vem acompanhado da nossa famosa cobertura de brigadeiro.

Mas a nossa melhor dica é: aproveite este bolo de cenoura bem fofinho como lanche da tarde (com ou sem cobertura). Além disso, combinar o bolo com Chocolate quente cremoso, Milkshake ou até mesmo uma Vitamina de Neston é uma ótima oportunidade!

E segundo o nosso programa Cozinha Astral, o bolo de cenoura combina e muito com todas as pessoas do signo de Aquário, acredita? Saiba mais aqui.

Tudo sobre a receita de Bolo de cenoura

Origem, história e curiosidades

O Bolo de Cenoura data do século 18! Numa época em que legumes e vegetais mais adocicados eram incorporados aos preparos, pois faltavam ingredientes como farinha e açúcar. É uma receita que passou por diversas alterações e foi capaz de se adaptar facilmente ao dia a dia e às preferências de todo o mundo.

Você sabia que nos Estados Unidos, o bolo de cenoura é coberto com glacê ao invés de levar uma cobertura de chocolate, como nós brasileiros preferimos?

Mas cá entre nós, a maior curiosidade é com certeza o fato de que é quase impossível conhecer alguém que não goste de Bolo de Cenoura, não é mesmo?

Variações da Receita

Como o bolo de cenoura é rápido, prático e fácil de ser feito, além de ser delicioso, não sobram opções para variar a receita. Algumas são:

Dicas especiais

Bolo de cenoura com ou sem liquidificador?

Você deve usar o liquidificador para bater apenas as cenouras e os ingredientes úmidos do seu bolo. Os ingredientes secos, no caso a farinha de trigo, o açúcar e o fermento, devem ser adicionados à parte e misturados de forma manual, com uma colher por exemplo.

Cenouras cruas ou cozidas?

Essa é uma escolha sua. As cenouras cruas deixarão o bolo com um sabor mais marcante, já que são mais difíceis de serem trituradas por completo pelo liquidificador. Já as cenouras cozidas deixam o bolo mais homogêneo e fofinho.

Ainda ficou com dúvidas?

Que tal conferir esse vídeo super explicativo que fizemos com dicas sobre Bolo de cenoura? Você vai ver como fazer um bolo de cenoura é muito simples!

Dúvidas comuns sobre Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro

  • Posso usar somente farinha de trigo ao invés do fermento?

    Não. O fermento em pó é responsável pelo crescimento e estrutura do bolo. Em alguns tipos de bolo, como o pão-de-ló, por exemplo, não usamos o fermento, porém os ovos são responsáveis pela estrutura. Cada ingrediente em proporções corretas tem uma função nas receitas.

  • Por que meu bolo fica embatumado, massudo?

    Um segredo para o bolo não ficar solado é a quantidade correta de ingredientes. Por isso, é sempre importante usar colheres e xícaras medidas, principalmente no preparo de receitas doces. Além disso, não abra o forno antes de pelo menos 30 minutos para que não interrompa o crescimento da massa.

  • Como deixar o Bolo de Cenoura bem amarelinho?

    O amarelinho do bolo de cenoura é proveniente da própria cenoura. Usar cenouras frescas, sem avarias contribui para o resultado final.


Gostou da nossa receita? |