Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Molho branco: como fazer o molho perfeito!

Molho branco é o curinga da gastronomia, serve com carnes, legumes e massas. Mas você sabe o que é roux? Descubra aqui, e faça o molho branco perfeito!

PUBLICADO: 04/05/2021

Você sabe fazer um molho perfeito? O bom e velho molho branco rende pratos deliciosos de dar água na boca! A cremosidade irresistível e o sabor leve deste preparo combina perfeitamente com massas, em especial macarrão e lasanhas. Mas também é um verdadeiro curinga, dando um toque especial a carnes, peixes, frangos e legumes. Inclusive, serve muito bem para gratinar receitas.

O molho branco é um dos cinco molhos-mãe da gastronomia francesa, ou seja, a partir dele é possível preparar outros molhos incríveis. Embora seja simples, requer atenção redobrada em algumas etapas, como por exemplo a técnica roux (lê-se “ru”), que é a base para fazer molho branco. Se der errado aí, a receita toda vai pro brejo.

Aqui, com Receitas Nestlé, você aprende como fazer molho branco e tudo sobre ele:


Bechamel: a origem do molho branco

Bechamel ou molho branco? São nomes diferentes para o mesmo preparo. Bechamel em francês significa molho feito de farinha de trigo, manteiga, leite, creme de leite e vegetais aromatizantes. O nome foi uma homenagem ao marquês Louis de Béchameil, financista e maitre (do francês, mestre, que também refere-se ao cargo responsável pelo gerenciamento de restaurantes) na corte de Luís XIV, o rei da França na época. E no Brasil, por apresentar cor branca, popularizou-se com o nome molho branco.

A sua origem gera algumas dúvidas: foram os italianos ou os franceses que criaram o molho branco? Digamos que a origem é italiana, mas foi na França que ficou mais sofisticado.

Em 1533, Catarina de Médici, uma nobre de Florença, casou-se com o rei francês Henrique II. Com isso, ela virou rainha e foi para a França, levando os melhores estilistas, perfumistas e, claro, cozinheiros italianos. Assim, entre as receitas introduzidas na culinária francesa estava o molho salsa colla, bem parecido com o molho branco.

Molho branco: um dos molhos-mãe da culinária francesa
Ao todo são 5 molhos-mãe, que são preparos básicos que servem para incrementar receitas e também para fazer outros molhos. Essa categorização foi estabelecida pelo culinarista Antonin Carême, no século XIX. Conheça os 5 molhos base da gastronomia francesa:

  • Molho Bechamel
  • Molho Velouté
  • Molho Espanhol
  • Molho Vermelho
  • Molho Holandês

Agora, vamos aprender como fazer molho branco perfeito!


Como fazer molho branco: o molho perfeito!

A perfeição está nos detalhes. E no caso do molho branco, o sabor e a cremosidade ditam o ritmo para o sucesso. O primeiro passo é fazer o roux, mistura de manteiga e farinha, que serve para espessar o molho. Depois, vai adicionando o leite aos poucos e mexendo sempre.

Dica: use o batedor fouet para mexer o molho branco enquanto cozinha, pois ajuda a incorporar ar no preparo e, assim, deixá-lo mais cremoso.

Mas, para realmente alcançar a perfeição, tem um segredo… acrescentar NESTLÉ® Creme de Leite. O resultado é um molho branco altamente cremoso com sabor irresistível. Você vai se surpreender!

Aprenda como fazer o molho branco mais cremoso de todos!

molho branco

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  • Em uma panela funda, aqueça a manteiga em fogo baixo.
  • Quando começar a derreter, junte a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo sempre.
  • Quando adquirir a consistência de massa, coloque o Leite NINHO aos poucos, misturando vigorosamente para não formar grumos.
  • Adicione o NESTLÉ Creme de Leite e o sal e misture bem. Aqueça sem deixar ferver. Sirva a seguir.

*Caso você tenha intolerância ao glúten, ou algum convidado seja alérgico, é só preparar essa receita de molho branco sem glúten.

Se deu ruim no molho branco…

Xiii, deu ruim? Calma, sempre tem uma saída! Se você seguiu o nosso passo a passo de como fazer o molho branco perfeito, é sucesso na certa. Mas, vai que...né? Por isso, vale a pena ter as soluções na ponta da língua para salvar o seu bechamel quando algo der errado:

  • Molho branco empelotou? Bata no liquidificador que resolve tudo - ou pode peneirar também.
  • Molho branco espessou demais? O jeito é acrescentar um fio de leite e mexer para soltar.
  • Molho branco ralinho? Então cozinhe mais um pouquinho para engrossar, sempre mexendo.

Aproveite, e dê uma espiada no episódio Macarrão: 1 Receita, 2 Molhos, do nosso programa Básico do Básico da Cozinha, com dicas para fazer molho ao sugo caseiro e molho branco super cremoso.


Molho branco: conheça os 3 tipos de roux

O roux (pronuncia-se “ru”) serve para espessar os molhos e caldos. É feito com partes iguais de gordura e farinha de trigo; o mais comum é usar manteiga, mas também pode ser óleo, azeite ou até mesmo a gordura do preparo de algum prato.

Em suma, para fazer o roux é preciso derreter a manteiga, depois acrescentar a farinha e mexer até formar uma textura lisa. Quanto mais tempo de cozimento, menor o poder espessante. Isso é o que define o tipo de roux, que pode ser blanc, blond ou brun.

O molho branco é preparado com roux blanc. Confira os três tipos:

  • Roux blanc (claro) é o mais usado e com maior poder espessante; 2 minutos de preparo. Esse pode virar um creme de milho ou de espinafre. Dê uma espiadinha em como fazer molho branco e variações.
  • Roux blond (dourado) é mais amarelinho e vai bem com caldo de carnes, frango, peixe e legumes; 5 minutos de preparo. Você pode sofisticar a receita de peixe com legumes, pegando uma parte do caldo que formar e espessar com o roux blond.
  • Roux brun (escuro) é o de sabor mais acentuado e combina com assados, porém de menor poder espessante; 10 minutos de preparo. Que tal dar aquele toque especial na receita de maminha assada? É só preparar o roux brun e incorporar ao suco natural da carne que cria na assadeira

Macarrão ao molho branco é a combinação perfeita

O molho branco é versátil, podendo combinar com diversos pratos. Mas geralmente nos remete às massas. E não tem como não lembrar do suculento macarrão< ao molho branco. Sim, é de tirar do sério, viu! É uma receita simples, fácil e que agrada a todos.

Macarrão ao molho branco

Macarrão ao molho branco com salmão

Molho branco para lasanha é um show à parte

Geralmente, domingo é o dia de comer massas. Mas, cá entre nós, uma lasanha saborosa ao molho branco vai bem a qualquer momento! Então prepare-se, porque selecionamos 7 receitas deliciosas para você se aventurar com molho branco para lasanha:

Lasanha à bolonhesa

Lasanha integral com molho branco de cogumelos

Lasanha de Bacalhau

Ainda está com dúvidas? Às vezes, ver a receita sendo preparada fica mais fácil. Então, dê um pulinho no nosso vídeo de como fazer lasanha ao molho branco.


8 receitas com molho branco e variações

E para fechar com chave de ouro, nada melhor do que ter umas receitas saborosas com molho branco para explorar o mundo gastronômico. Por isso, selecionamos 3 pratos servidos com molho branco e 5 receitas com molhos derivados dele:

Receitas com molho branco

Almôndegas ao molho branco

Almôndegas ao molho branco


Capeletti ao molho branco

Capeletti ao molho branco


Rondelli ao molho branco

Rondelli ao molho branco


Receitas com variações do molho branco

Frango ao molho de ervas

Filé de salmão com molho de limão e dill

Gostou das dicas sobre molho branco? Então navegue pelo site Receitas Nestlé para se aventurar nas mais de 4 mil receitas, todas elaboradas e testadas por nossos culinaristas. Você encontra sugestões para pratos principais, acompanhamentos, sobremesas, bebidas, dicas e muito mais!


Perguntas frequentes

  • Como fazer molho branco?

    Basicamente, para fazer molho branco é preciso de manteiga, farinha de trigo e leite. Os dois primeiros ingredientes servem para espessar o molho branco. Pode-se, também, aromatizar o leite, ou apenas temperar o preparo no final.

  • Molho branco combina com o quê?

    O molho branco é bem versátil, combinando com vários pratos – carnes, frangos, peixes, legumes e principalmente massas. Uma das combinações mais clássicas é o macarrão ao molho branco.

  • Qual a diferença entre molho branco e bechamel?

    São nomes diferentes para o mesmo preparo. Bechamel em francês significa molho feito de farinha de trigo, manteiga, leite, creme de leite e vegetais aromatizantes. E por apresentar cor clara, popularizou-se com o nome molho branco.

  • Para que serve o roux?

    O roux (pronuncia-se “ru”) serve para espessar os molhos e caldos. É feito com partes iguais de manteiga e farinha de trigo; primeiro derreta a manteiga e depois acrescente a farinha, mexendo até formar uma textura lisa. Quanto mais tempo de cozimento do roux, menor o poder espessante.

  • Quais os tipos de roux?

    São três tipos de roux, o mais usado é o roux blanc (claro) que serve como base para o bechamel – o nosso molho branco –, cujo tempo de cozimento são 2 minutos. Os demais são o roux blond (dourado) e o roux brun (escuro), com 5 e 10 minutos de preparo, respectivamente.


Fontes:

https://www.receitasnestle.com.br/dica/2016/12/13/como-fazer-molho-branco

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,ERT325057-16802,00.html

http://www.vivatoscana.com.br/2019/04/caterina-de-medici-gastronomia-perfumaria.html

ttps://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/curiosidades-sobre-o-molho-bechamel-833213.html