Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Molho branco: como fazer o molho perfeito!

Molho branco é o curinga da gastronomia, serve com carnes, legumes e massas. Mas você sabe o que é roux? Descubra aqui, e faça o molho branco perfeito!

Você sabe fazer um molho perfeito? O bom e velho molho branco rende pratos deliciosos de dar água na boca! A cremosidade irresistível e o sabor leve deste preparo combina perfeitamente com massas, em especial macarrão e lasanhas. Mas também é um verdadeiro curinga, dando um toque especial a carnes, peixes, frangos e legumes. Inclusive, serve muito bem para gratinar receitas.

O molho branco é um dos cinco molhos-mãe da gastronomia francesa, ou seja, a partir dele é possível preparar outros molhos incríveis. Embora seja simples, requer atenção redobrada em algumas etapas, como por exemplo a técnica roux (lê-se “ru”), que é a base para fazer molho branco. Se der errado aí, a receita toda vai pro brejo.

Aqui, com Receitas Nestlé, você aprende como fazer molho branco e tudo sobre ele:


Bechamel: a origem do molho branco

Bechamel ou molho branco? São nomes diferentes para o mesmo preparo. Bechamel em francês significa molho feito de farinha de trigo, manteiga, leite, creme de leite e vegetais aromatizantes. O nome foi uma homenagem ao marquês Louis de Béchameil, financista e maitre (do francês, mestre, que também refere-se ao cargo responsável pelo gerenciamento de restaurantes) na corte de Luís XIV, o rei da França na época. E no Brasil, por apresentar cor branca, popularizou-se com o nome molho branco.

A sua origem gera algumas dúvidas: foram os italianos ou os franceses que criaram o molho branco? Digamos que a origem é italiana, mas foi na França que ficou mais sofisticado.

Em 1533, Catarina de Médici, uma nobre de Florença, casou-se com o rei francês Henrique II. Com isso, ela virou rainha e foi para a França, levando os melhores estilistas, perfumistas e, claro, cozinheiros italianos. Assim, entre as receitas introduzidas na culinária francesa estava o molho salsa colla, bem parecido com o molho branco.

Molho branco: um dos molhos-mãe da culinária francesa
Ao todo são 5 molhos-mãe, que são preparos básicos que servem para incrementar receitas e também para fazer outros molhos. Essa categorização foi estabelecida pelo culinarista Antonin Carême, no século XIX. Conheça os 5 molhos base da gastronomia francesa:

  • Molho Bechamel
  • Molho Velouté
  • Molho Espanhol
  • Molho Vermelho
  • Molho Holandês

Agora, vamos aprender como fazer molho branco perfeito!


Como fazer molho branco: o molho perfeito!

A perfeição está nos detalhes. E no caso do molho branco, o sabor e a cremosidade ditam o ritmo para o sucesso. O primeiro passo é fazer o roux, mistura de manteiga e farinha, que serve para espessar o molho. Depois, vai adicionando o leite aos poucos e mexendo sempre.

Dica: use o batedor fouet para mexer o molho branco enquanto cozinha, pois ajuda a incorporar ar no preparo e, assim, deixá-lo mais cremoso.

Mas, para realmente alcançar a perfeição, tem um segredo… acrescentar NESTLÉ® Creme de Leite. O resultado é um molho branco altamente cremoso com sabor irresistível. Você vai se surpreender!

Aprenda como fazer o molho branco mais cremoso de todos!

molho branco na tigela azul

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  • Em uma panela funda, aqueça a manteiga em fogo baixo.
  • Quando começar a derreter, junte a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo sempre.
  • Quando adquirir a consistência de massa, coloque o Leite NINHO aos poucos, misturando vigorosamente para não formar grumos.
  • Adicione o NESTLÉ Creme de Leite e o sal e misture bem. Aqueça sem deixar ferver. Sirva a seguir.

*Caso você tenha intolerância ao glúten, ou algum convidado seja alérgico, é só preparar essa receita de molho branco sem glúten.

Se deu ruim no molho branco…

Xiii, deu ruim? Calma, sempre tem uma saída! Se você seguiu o nosso passo a passo de como fazer o molho branco perfeito, é sucesso na certa. Mas, vai que...né? Por isso, vale a pena ter as soluções na ponta da língua para salvar o seu bechamel quando algo der errado:

  • Molho branco empelotou? Bata no liquidificador que resolve tudo - ou pode peneirar também.
  • Molho branco espessou demais? O jeito é acrescentar um fio de leite e mexer para soltar.
  • Molho branco ralinho? Então cozinhe mais um pouquinho para engrossar, sempre mexendo.

Aproveite, e dê uma espiada no episódio Macarrão: 1 Receita, 2 Molhos, do nosso programa Básico do Básico da Cozinha, com dicas para fazer molho ao sugo caseiro e molho branco super cremoso.


Molho branco: conheça os 3 tipos de roux

O roux (pronuncia-se “ru”) serve para espessar os molhos e caldos. É feito com partes iguais de gordura e farinha de trigo; o mais comum é usar manteiga, mas também pode ser óleo, azeite ou até mesmo a gordura do preparo de algum prato.

Em suma, para fazer o roux é preciso derreter a manteiga, depois acrescentar a farinha e mexer até formar uma textura lisa. Quanto mais tempo de cozimento, menor o poder espessante. Isso é o que define o tipo de roux, que pode ser blanc, blond ou brun.

O molho branco é preparado com roux blanc. Confira os três tipos:

  • Roux blanc (claro) é o mais usado e com maior poder espessante; 2 minutos de preparo. Esse pode virar um creme de milho ou de espinafre. Dê uma espiadinha em como fazer molho branco e variações.
  • Roux blond (dourado) é mais amarelinho e vai bem com caldo de carnes, frango, peixe e legumes; 5 minutos de preparo. Você pode sofisticar a receita de peixe com legumes, pegando uma parte do caldo que formar e espessar com o roux blond.
  • Roux brun (escuro) é o de sabor mais acentuado e combina com assados, porém de menor poder espessante; 10 minutos de preparo. Que tal dar aquele toque especial na receita de maminha assada? É só preparar o roux brun e incorporar ao suco natural da carne que cria na assadeira

Macarrão ao molho branco é a combinação perfeita

O molho branco é versátil, podendo combinar com diversos pratos. Mas geralmente nos remete às massas. E não tem como não lembrar do suculento macarrão< ao molho branco. Sim, é de tirar do sério, viu! É uma receita simples, fácil e que agrada a todos.

Molho branco: Macarrão ao molho branco

Molho branco: Macarrão ao molho branco com salmão

Molho branco para lasanha é um show à parte

Geralmente, domingo é o dia de comer massas. Mas, cá entre nós, uma lasanha saborosa ao molho branco vai bem a qualquer momento! Então prepare-se, porque selecionamos 7 receitas deliciosas para você se aventurar com molho branco para lasanha:

Molho branco: Lasanha à bolonhesa

Molho branco: Lasanha integral com molho branco de cogumelos

Molho branco: Lasanha de Bacalhau

Ainda está com dúvidas? Às vezes, ver a receita sendo preparada fica mais fácil. Então, dê um pulinho no nosso vídeo de como fazer lasanha ao molho branco.


8 receitas com molho branco e variações

E para fechar com chave de ouro, nada melhor do que ter umas receitas saborosas com molho branco para explorar o mundo gastronômico. Por isso, selecionamos 3 pratos servidos com molho branco e 5 receitas com molhos derivados dele:

Receitas com molho branco

Molho branco: Almôndegas ao molho branco

Almôndegas ao molho branco


Molho branco: Capeletti ao molho branco

Capeletti ao molho branco


Molho branco: Rondelli ao molho branco

Rondelli ao molho branco


Receitas com variações do molho branco

Molho branco: Frango ao molho de ervas

Molho branco: Filé de salmão com molho de limão e dill

Gostou das dicas sobre molho branco? Então navegue pelo site Receitas Nestlé para se aventurar nas mais de 4 mil receitas, todas elaboradas e testadas por nossos culinaristas. Você encontra sugestões para pratos principais, acompanhamentos, sobremesas, bebidas, dicas e muito mais!


Perguntas frequentes

  • Como fazer molho branco?

    Basicamente, para fazer molho branco é preciso de manteiga, farinha de trigo e leite. Os dois primeiros ingredientes servem para espessar o molho branco. Pode-se, também, aromatizar o leite, ou apenas temperar o preparo no final.

  • Molho branco combina com o quê?

    O molho branco é bem versátil, combinando com vários pratos – carnes, frangos, peixes, legumes e principalmente massas. Uma das combinações mais clássicas é o macarrão ao molho branco.

  • Qual a diferença entre molho branco e bechamel?

    São nomes diferentes para o mesmo preparo. Bechamel em francês significa molho feito de farinha de trigo, manteiga, leite, creme de leite e vegetais aromatizantes. E por apresentar cor clara, popularizou-se com o nome molho branco.

  • Para que serve o roux?

    O roux (pronuncia-se “ru”) serve para espessar os molhos e caldos. É feito com partes iguais de manteiga e farinha de trigo; primeiro derreta a manteiga e depois acrescente a farinha, mexendo até formar uma textura lisa. Quanto mais tempo de cozimento do roux, menor o poder espessante.

  • Quais os tipos de roux?

    São três tipos de roux, o mais usado é o roux blanc (claro) que serve como base para o bechamel – o nosso molho branco –, cujo tempo de cozimento são 2 minutos. Os demais são o roux blond (dourado) e o roux brun (escuro), com 5 e 10 minutos de preparo, respectivamente.


Fontes:

https://www.receitasnestle.com.br/dica/2016/12/13/como-fazer-molho-branco

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,ERT325057-16802,00.html

http://www.vivatoscana.com.br/2019/04/caterina-de-medici-gastronomia-perfumaria.html

ttps://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/curiosidades-sobre-o-molho-bechamel-833213.html

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?