5 alimentos que aumentam a testosterona

5 alimentos que aumentam a testosterona

Você sabia que a testosterona é importantíssima para a nossa saúde? Sim!

E quem pensa que só os homens se beneficiam desse hormônio está enganado: para ambos os sexos, ele é extremamente necessário e importante para a regulação da nossa saúde, sendo um dos responsáveis pela disposição, bom-humor, concentração e aprendizagem, além de ajudar a garantir uma saúde mental estável.

Uma das formas de mantermos a testosterona em um bom nível é pela alimentação. Para esclarecer um pouco esse tema, convidamos o professor de fisiologia do exercício e nutricionista esportivo Dr. Ricardo Zanuto para dar diversas dicas de alimentos que podemos incluir na dieta e deixar os níveis de testosterona em dia!

A testosterona não é um hormônio exclusivamente masculino

Muita gente já ouviu falar que a testosterona é um hormônio masculino. Mas se as mulheres também o produzem, essa afirmação é falsa? Na verdade, não. “O nome ‘hormônio masculino’ vem do fato da testosterona ter uma concentração 7 a 8 vezes maior nos homens, do que nas mulheres”, explica o profissional.

“Nas mulheres a testosterona é produzida nos ovários, já nos homens a maior parte é produzida nos testículos e uma parte menor nas glândulas supra renais.” Ou seja: apesar de os homens concentrarem muito mais desse hormônio, as mulheres devem estar atentas sobre ele também!

Os efeitos da falta da testosterona

Os homens demandam, com certeza, um nível maior de testosterona para estarem saudáveis, e por isso mesmo a atenção deve ser máxima: a falta de testosterona, tanto em homens, quanto em mulheres pode causar efeitos desagradáveis na saúde.

“Sua queda causa problemas como: diminuição da libido, do bem-estar, aumento da gordura corporal, de doenças cardíacas, problemas com o raciocínio lógico, com a memória, aumento da chamada gordura visceral (com mais chances de infarto, por exemplo)”, comenta Zanuto.

Alimentação que podem ajudar a aumentar testosterona

Como em muitos aspectos da nossa saúde, a regulação hormonal também pode ser beneficiada com a alimentação adequada. O nutricionista destacou alguns alimentos interessantes de se incluir na dieta, caso você esteja precisando de uma turbinada na testosterona.

Cadastro

Carnes magras

“Maminha, alcatra, filet mignon, baby beef, sempre livres da capa de gordura, de preferência devem ser preparadas grelhadas, assim como peito de frango e peixes”, indica Ricardo. “As carnes magras também são ricas em zinco, mineral importante para produzir a testosterona no organismo.”

Frutas

O nutricionista afirma: “frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango são ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal de testosterona”.

Alho

“Alhoé um alimento que tem um componente que pode ajudar a elevar a taxa de testosterona, além de contribuir para controlar a produção do cortisol, que pode limitar a ação da testosterona”, explica o profissional.

Gorduras insaturadas

“As gorduras saudáveis também são importantes na produção da testosterona, como: nozes, castanhas, azeitonas, amêndoas, azeite extra virgem, óleo de canola e de girassol”

Ovos, vegetais e leguminosas

“Abóbora, pimentão, brócolis, repolho e couve são os vegetais mais indicados para incluir na dieta que pretende elevar os níveis da testosterona. Os ovos também são indispensáveis, assim como o feijão que é rico em zinco, proteínas efibras”.

Suplemento hormonal? Tome cuidado

Ricardo salienta que, se a suplementação de testosterona tiver o objetivo de ganhar massa muscular,é importante ter cautela: "É importantíssimo ressaltar que qualquer tipo de suplementação, incluindo a reposição hormonal, só deve ser realizada com acompanhamento de um profissional. No caso da testosterona a sua reposição só é indicada caso haja uma baixa hormonal no organismo. O acompanhamento médico vai identificar o que causou os baixos níveis do hormônio, para então determinar o melhor tratamento”.

Todo esse cuidado deriva dos malefícios que uma suplementação mal orientada pode causar na saúde. “A suplementação indiscriminada, principalmente através dos anabolizantes, pode bloquear a produção do hormônio pelo próprio organismo, causando inclusive a esterilidade nos homens.”, enfatiza o nutricionista. “Além disso, o hormônio não causa câncer, mas, se a pessoa já tiver algum tumor, maligno ou benigno, pode haver problemas.”

Testosterona em mulheres: muita atenção ao excesso

Se você é mulher, também há muitos riscos caso haja uma alta do hormônio. Zanuto esclarece alguns dos efeitos. “Pode haver aumento da oleosidade da pele, acne, alopecia, ciclo menstrual irregular ou ausente, aborto espontâneo, aumento dos pelos no corpo, enxaqueca e insônia”. Sintomas externos também podem surgir. “As mulheres podem apresentar características masculinas como crescimento dos pelos da face e engrossamento da voz”, finaliza o especialista Ricardo Zanuto.

Gostou desse conteúdo? Continue explorando o universo da alimentação saudável com as Dicas da Receitas Nestlé!

Contribuição de:

Carla Fiorillo Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas