Se você já leu nosso artigo sobre o que comer na TPM, que tal conhecer um pouco mais sobre a cólica, um dos sintomas mais comuns durante o período menstrual e que afeta muitas mulheres de forma corriqueira? Sabia que a sua alimentação pode auxiliar a minimizar a intensidade das cólicas?, Então fique aqui e conheça quais alimentos aliviam a cólica.
Também conhecida como dismenorréia, a cólica menstrual é causada pela liberação de uma substância chamada prostaglandina – responsável pela contração do útero e seus vasos sanguíneos, para que o corpo possa liberar o endométrio (tecido que reveste o útero e é liberado durante a menstruação) e causar o sangramento menstrual.
Frutas boas para cólica
Durante o ciclo menstrual é comum sentir o desejo por doces – afinal, o açúcar e a gordura são satisfatórios ao corpo por ajudar a liberar endorfina (o hormônio do bem-estar). No entanto, essas substâncias também são responsáveis por aumentar a produção de prostaglandina no corpo; como resultado, as cólicas podem se tornar mais intensas ao se alimentar com doces e frituras.
Nesse cenário, as frutas surgem como uma boa opção para suprir o desejo por um docinho, além de serem saudáveis e ricas em nutrientes. Veja, a seguir, alguns exemplos de frutas boas para cólicas:
- Banana: A banana é conhecida por ser rica em potássio, uma vitamina que ajuda a evitar a contração muscular que ocorre durante câimbras e cólicas – por isso, é um bom alimento para aliviar cólica menstrual. Além disso, as bananas são ricas em fibras, o que faz seu intestino funcionar melhor e diminui o desconforto na região do abdômen.
- Melancia: A melancia é um alimento rico em água. Isso significa que comer melancia pode ajudar seu corpo a ficar mais hidratado e, consequentemente, auxiliar no fluxo sanguíneo do seu corpo, relaxando os músculos do abdômen e do útero.
Laranja ou limão: Essas duas frutas possuem muita vitamina C, o que pode melhorar a imunidade e prevenir que você fique doente nesse período. Além disso, o bagaço destas frutas é rico em fibras, o que também ajuda no funcionamento do intestino e diminui o inchaço (que pode agravar as dores da cólica).
Folhas verdes escuras
As verduras com folhas mais escuras são ricas em uma série de vitaminas e nutrientes, o que faz delas ótimos alimentos para aliviar cólica menstrual.
- Couve: Um dos melhores alimentos para cólica menstrual é a couve, pois é rica em cálcio e magnésio, substâncias que diminuem os espasmos e contrações musculares que seu corpo pode ter. Além disso, a couve é importante para melhorar o funcionamento do seu sistema imune, é rica em cálcio e magnésio e é uma boa opção para os dias de cólica, já que esses nutrientes podem diminuir os espasmos e as contrações que causam as cólicas.
- Brócolis: O brócolis também é rico em cálcio e fibras que, quando combinados, diminuem o desconforto no abdômen que ocorre durante esse período.
Mel e gengibre
Mel e gengibre são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias naturais. Dessa forma, um chá com mel e gengibre pode ser muito benéfico para os momentos de cólica – afinal, a dor sentida durante as cólicas é um indicativo de que a área em volta do útero pode estar inflamada pela menstruação.
Carboidratos complexos
Substituir os carboidratos simples por carboidratos complexos – como nozes, aveia, quinoa, pipoca e arroz integral – pode ser uma boa escolha caso você sofra com a intensidade de suas cólicas. Os carboidratos complexos oferecem mais energia e disposição, e auxiliam na produção de serotonina (hormônio do bem-estar), o que faz deles alimentos que ajudam na cólica menstrual.
Entendendo melhor como sua alimentação pode influenciar no ciclo menstrual e nas cólicas sentidas, é possível ter uma alimentação mais consciente. Assim, você poderá maximizar o bem-estar ao mesmo tempo que cuida do seu corpo. Aqui no Receitas Nestlé você pode conferir diversos outros artigos sobre alimentação equilibrada para um estilo de vida mais balanceado.