Açafrão da Terra, cúrcuma e até gengibre dourado são alguns dos nomes populares da Curcuma longa L. ou açafrão. Ele faz parte da família Zingiberaceae, a mesma do gengibre, e é rico em sesquiterpenos oxigenados e curcumina.
O chá de açafrão, utilizado a milhares de anos na medicina ayurvédica, é conhecido por ser antioxidante, anti-inflamatório, e hepatoprotetor, dentre outros benefícios.
Ele também é considerado colerético, ou seja, estimula o fígado a produzir mais bile, o que pode ajudar na digestão e em processos detox do organismo.
A Nutricionista Bianca Moreira acrescenta: " O chá de açafrão é rico em poderosos antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações no corpo, ótimo para dores articulares, intestinais e inflamações crônicas. Além disso, auxilia positivamente na digestão".
Para que serve o chá de açafrão?
A curcumina, principal composto ativo do chá de açafrão, possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antissépticos. Algumas das condições de saúde que ele pode auxiliar no tratamento são:
- Doenças cardiovasculares: com suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o chá de açafrão ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL e melhora a função dos vasos sanguíneos. Ajudando na prevenção da formação de coágulos e na redução do risco de doenças cardiovasculares.
- Prevenção do câncer: em estudos laboratoriais, a curcumina tem mostrado potencial na inibição do crescimento de células cancerígenas. Ajudando a prevenir danos ao DNA e reduzindo a inflamação, ela auxilia também a diminuir os fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
- Doenças degenerativas: com seu efeito neuroprotetor, o chá de açafrão pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson. Melhorando a função cerebral, diminuindo a inflamação no cérebro e aumentando os níveis de antioxidantes no organismo.
- Alívio de dores: as propriedades anti-inflamatórias do chá de açafrão podem ser úteis no alívio de dores articulares, musculares e até mesmo dores causadas por condições como artrite.
- Depressão: alguns estudos indicam um efeito antidepressivo na curcumina, já que ela aumenta os níveis de neurotransmissores como serotonina e dopamina, que fazem parte do processo de regulação do humor. O chá de açafrão ajuda também a melhorar a função cerebral e a reduzir os sintomas da depressão.
- Nível de glicose: o chá de açafrão pode auxiliar a regular os níveis de glicose no sangue, já que a curcumina tem mostrado potencial para melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir o risco de complicações associadas ao diabetes tipo 2, como doenças cardiovasculares.
- Envelhecimento precoce: o consumo regular do chá de açafrão pode ajudar a garantir uma pele mais saudável e retardar o processo de envelhecimento devido a sua ação antioxidante.
- Emagrecimento: suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a melhorar o metabolismo e a digestão, fazendo com que o chá de açafrão seja um aliado no processo de emagrecimento e perda de gordura abdominal.

Como fazer chá de açafrão?
O chá de açafrão é preparado com a raiz seca em pó ou fresca, e pode ser consumido até 3 vezes ao dia, por até 7 dias.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de açafrão em pó, ou 1 grama da raiz fresca ralada
- 150ml de água
- Mel ou adoçante a gosto (opcional)
Modo de fazer:
Ferva a água em uma panela ou chaleira, adicione o açafrão em pó na água fervente e deixe em infusão, com o recipiente tampado, por 5 a 10 minutos. Quando estiver mais morno, beba.
Para usar a raiz fresca, ferva a planta junto com a água por 5 minutos, depois desligue o fogo e deixe em infusão por, novamente, 5 a 10 minutos, coe e está pronto para beber assim que estiver mais frio.
Como fazer chá de açafrão com limão?
Indicado para auxiliar no alívio de sintomas de gripes, resfriados e má digestão.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de açafrão em pó
- Suco de ½ limão
- 1 xícara de chá de água
- Mel ou adoçante a gosto (opcional)
Modo de fazer:
Ferva a água e desligue o fogo. Adicione o açafrão e deixe em infusão com a panela tampada por pelo menos 5 minutos. Em seguida, acrescente o limão e misture. Está pronto!
Dica:
Você pode adicionar gengibre, limão ou um pouco de mel para sabor e benefícios extras, como auxilio no alívio de sintomas de gripes, resfriados e má digestão.
Contraindicações do chá de açafrão:
O chá de açafrão é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, para pessoas que estejam usando remédios anticoagulantes ou estejam com pedra na vesícula, e para crianças menores de 4 anos de idade.
A Nutricionista Bianca Moreira alerta que o consumo em excesso pode causar irritação no estômago, aumentar o risco de sangramentos para pessoas que ingerem anticoagulantes, e até queda da pressão em pessoas sensíveis. Por isso ela ressalta: "Use com moderação e com orientação profissional, evite uso prolongado e sempre informe seu médico e nutricionista sobre o uso de fitoterápicos e chás funcionais".
Receitas Nestlé: Chá de Açafrão
Gostou de descobrir mais informações sobre o chá de açafrão? Conheça o site de Receitas Nestlé e descubra chás e pratos para fazer no seu dia a dia e em dias especiais!
Referências:
https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/cha-de-acafrao-veja-como-fazer-para-que-serve-e-beneficios.ghtml
https://health.clevelandclinic.org/benefits-of-saffron
https://www.healthline.com/health/food-nutrition/saffron-tea-benefits