Quem nunca teve dificuldade na hora de fazer o "número um" e ficou com aquela sensação de “inchaço”? Às vezes, um bom chá diurético, além da água, pode ajudar com esse problema. E o mais legal é que existe uma erva bem comum, que você deve ter em casa, que dá um chá ótimo para isso (e para outras coisas também).
A Salsa ou a Salsinha (como é mais conhecida) é muito usada na hora de preparar aquela comida bem temperada, mas poucas pessoas sabem de seus benefícios como chá. O chá de Salsa é baratíssimo e repleto de nutrientes para a nossa saúde. Algumas pessoas o conhecem por sua função diurética e o tomam para desinchar, mas essa é apenas uma das maravilhas dessa erva.
Chá de Salsa para que serve?
A ação diurética é apenas a ponta do iceberg dos benefícios da salsa. Beber uma xícara de chá de salsa por dia continuamente pode trazer diversas melhorias*, como:
- Poder desintoxicante: influencia positivamente a limpeza da bexiga e dos rins. Os diuréticos ajudam o corpo a eliminar rapidamente o excesso de água, toxinas, sais e gorduras, e reduzem a pressão sobre os rins;
- Prevenção contra anemia: por ser riquíssima em ferro e ácido fólico;
- Adeus cansaço!: possui uma quantidade considerável de ferro e fósforo, minerais que ajudam a reduzir a fadiga;
- Saúde da visão: Uma das vitaminas que compõem a salsinha é a vitamina A, que também exerce a função de antioxidante e age especificamente sobre a saúde dos nossos olhos, influenciando diretamente no bem-estar da nossa visão;
- Adeus mau hálito!:a salsinha tem propriedades antibacterianas que agem na nossa boca, eliminando o bafo.
*Lembre-se de que nenhum chá deve substituir um tratamento convencional. É importante sempre consultar um médico ou especialista.
Chá de Salsa Como fazer?
Fazer chá de salsa não é nenhum bicho de sete cabeças, você só precisará dos seguintes ingredientes:
- 30 gramas de folhas de salsinha frescas ou secas (por volta de 4 ou 5 ramos)
- 500ml a 1 litro de água
Se quiser, adicione outros ingredientes a gosto, como limão, abacaxi, gengibre, etc.
Modos de Preparo
1° modo: Ferva água e, após fervida, desligue o fogo e adicione as folhas de salsinha. Após aproximadamente 15 minutos, seu chá está pronto para beber.
2° modo: Coloque a água e as folhas juntas e bata no liquidificador, (se necessário, coe). Neste caso, ele se torna basicamente um suco, mas os benefícios não mudam.
Chá de Salsa: Contraindicações
Existem dois principais grupos para os quais a salsa não é recomendada:
- A salsa não deve ser consumida por pessoas com problemas renais críticos, como síndrome nefrótica ou insuficiência renal aguda.
- Gestantes e lactantes também devem evitar o consumo do chá. A salsinha possui o óleo apiol, estimulante das contrações uterinas. Por isso, a salsa não é indicada durante a gravidez. Mas fique tranquila na hora de temperar sua saladinha, a salsa não traz preocupações em quantidades médias.
Nesses casos, a recomendação é que o chá (não o tempero) seja usado sob supervisão médica.