O picão, picão-preto, amor-seco, ou Bidens pilosa L., é uma planta medicinal e fitoterápica muito utilizada em para fins cosméticos, alimentícios e terapêuticos. Pertencente à família Asteraceae, comum nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia e América, especialmente na América do Sul e Central, no Brasil ela é considerada uma praga invasora de culturas anuais e perenes, em lavouras de algodão e cana-de-açúcar, por exemplo.
A ação terapêutica do picão-preto foi reconhecida no século XIX pela Royal Academy of Medical Sciences, Física e Natureza de Havana, e os povos indígenas da Amazônia e de outras regiões do Brasil utilizam o picão-preto de maneira medicinal.
Siga lendo e aprenda mais sobre para que serve o chá de picão, como fazê-lo e suas contraindicações.
Para que serve o chá de picão?
Os benefícios do chá de picão se devem à sua composição rica em compostos bioativos, como poliacetilenos, flavonoides, triterpenos, taninos e outros. Algumas das condições em que o chá de picão podem ser recomendadas são:
- Auxiliar no tratamento da infecção urinária: o chá de picão possui ação diurética, ajudando a aumentar a produção de urina e eliminando as toxinas e bactérias presentes no trato urinário.
- Combater a inflamação: com suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de picão pode auxiliar no tratamento de condições inflamatórias como o reumatismo, aliviando dores e desconfortos causados pela inflamação nas articulações.
- Prevenir e ajudar no controle do diabetes: o picão tem ação hipoglicemiante, por isso ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, utilizado na prevenção ou no auxílio do tratamento do diabetes.
- Controlar e prevenir a hipertensão: com suas propriedades anti-hipertensivas, o chá de picão pode auxiliar na redução da pressão arterial, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo problemas relacionados à condição.
- Auxiliar no tratamento da malária: o chá de picão possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, ajudando no combate de infecções como a malária, e a aliviar os sintomas associados, como dor e febre.
- Ajudar no tratamento da herpes: seus efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios também são úteis no combate ao vírus da herpes, aliviando os sintomas e acelerando a recuperação.
- Tratamento auxiliar de alterações gastrointestinais: o chá de picão tem ação anti-ulcerogênica e hepatoprotetora, o que faz com que seja capaz de auxiliar no tratamento de problemas digestivos, no alívio de sintomas de úlcera gástrica ou alterações no fígado.
- Aliviar os sintomas de alergia: o picão possui propriedades antialérgicas, ajudando a reduzir reações alérgicas como coceira, erupções cutâneas e inflamação.
- “Ação antioxidante: Os compostos bioativos, ajudam a combater os radicais livre, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e das doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.”

Como fazer o chá de picão?
O chá de picão é feito por infusão, e pode ser tomado de duas a quatro vezes ao dia, logo após o preparo.
Ingredientes:
- 1 colher de chá das partes aéreas da planta (que ficam para fora da terra);
- 150ml de água fervente;
- Adoçante ou mel a gosto.
Modo de fazer:
Acrescente a água fervente a planta em um recipiente, tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coe, adoce se quiser e beba.
Contraindicações do chá de picão
O chá de picão é contraindicado para pessoas com alergia à planta ou a plantas da família Asteraceae e durante a gestação, pois possui efeito ocitócico “ou seja, podem provocar contrações uterinas”. Esse chá deve ser evitado quando a pessoa faz uso de anticoagulantes, e pode interagir com medicamentos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes orais.
O picão-preto não deve ser usado como recurso terapêutico por mais de 15 dias, e quando usado em altas doses pode causar irritação na bexiga e nas vias urinárias. Se surgirem efeitos adversos, suspenda o uso e procure um profissional da saúde.
Receitas Nestlé: Chá de Picão
Gostou de aprender mais sobre o chá de picão? Não deixe de conferir outros artigos e receitas em Receitas Nestlé, e enriqueça ainda mais seu cardápio pessoal!
https://minhasaude.proteste.org.br/cha-de-picao-preto-para-que-serve-e-quais-os-beneficios/
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/cha-de-picao-preto-beneficios-e-precaucoes-no-uso-dessa-planta-medicinal/
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/7-beneficios-da-planta-medicinal-picao-e-como-utiliza-la,50280481de9fc33c601f67a39d9cf7fbjzi9nuam.html