Chás para memória: 5 opções inesquecíveis

Chás para memória: 5 opções inesquecíveis

Um dia você se esquece dos óculos. No outro, não sabe onde colocou as chaves. Depois, não se lembra de olhar a agenda e perde aquele compromisso importante na escola dos filhos. É muita coisa para lembrar, não é? Tirar uns momentos para beber um chá pode ajudar. Não só porque é bom descansar a cabeça, mas porque algumas plantas podem ser ótimas opções de chá para memória?

Chá para memória? Sim! Vamos indicar 5 tipos de chá para estimular a memória de maneira saudável e natural. Eles podem não te dar uma memória de elefante, mas podem ajudar muito.

No entanto, sempre vale o lembrete: se a sua memória é fonte de preocupação, não deixe de procurar um profissional de saúde para receber orientações adequadas para o seu caso. Isso porque, antes de tomar chá para memória, você precisa descobrir o que pode estar causando o esquecimento.

Estou com Alzheimer?

Quando falamos em perda de memória, a primeira coisa que vem à mente é Alzheimer. Será que você pode estar com essa doença que provoca o esquecimento total das histórias vividas e até das pessoas que fazem parte de sua vida, como filhos, netos e marido?

Calma! Nem todo esquecimento significa Alzheimer. O alerta para a doença de Alzheimer fica mais forte quando esses pequenos esquecimentos começam a ficar mais frequentes, interferindo na rotina, especialmente dos idosos.

Por isso, fique esperto: se, além da perda de memória, começarem a surgir sintomas do tipo mudanças no comportamento (como agressividade), desorientação (não sabe onde está ou que dia é) e os hábitos corriqueiros do dia a dia estão difíceis de serem colocados em prática, aí, sim, é hora de procurar a ajuda de um especialista na área para fazer as investigações necessárias que o caso requer. Afinal, um chá para memória pode ajudar, mas não exclui o tratamento médico, não é?

Cadastro

Se não é Alzheimer, o que é?

Tem uma coisa muito importante para saber: a perda de memória, seja recente ou não, é sempre o indício de que algo está errado, mesmo que não seja Alzheimer. Seja um problema simples ou mais sério, o conselho é buscar ajuda de um especialista para que ele investigue as causas.

O estresse e a ansiedade, por exemplo, podem ser vilões para o seu cérebro, te levando a ter lapsos de memória. Sabe aquele famoso "deu um branco na hora da prova"? A ansiedade foi certamente a razão para isso, porque ela te deixa desconcentrado e desatento. O estresse pode ter o mesmo efeito: se não estiver sob controle pode ocasionar situações graves, podendo até gerar atrofia em zonas do cérebro responsáveis por armazenar informações.

E como uma coisa vai ligando a outra... A ansiedade e o estresse podem desencadear uma depressão, que vai te tirar o sono. Todos esses problemas são novos motivos para se cuidar, porque tudo que citamos pode te levar à perda de memória. É por isso que reforçamos sempre a dica: procure um médico.

Mas e os chás para a memória? Depois de todos esses avisos, vamos falar deles.

Chá para memória: o que faz ele ser bom?

Uma característica comum dos chás para a memória é a presença de antioxidantes. Substâncias como a vitamina A,vitamina C e E, flavonoides, teaninas e carotenoides são antioxidantes, o que ajuda a preservar a saúde das nossas células, inclusive ás do cérebro.

Como assim? Explica melhor!

Estudos revelaram que plantas e alimentos ricos em antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e são ótimos para a memória porque suas propriedades protegem o cérebro contra agentes causadores de danos que degeneram os neurônios. Os antioxidantes também melhoram a capacidade que o cérebro tem de armazenar informações e, assim, lembrar. Que é a ajuda que se espera de um chá para memória.

Chás para memória: opções para ajudar

Alguns dos melhores chás para memória fraca são ochá preto,chá verde, chá de alecrim, chá de romã e chá de ginkgo biloba. Todas essas plantas ou são ricas em antioxidantes, ou auxiliam no tratamento do estresse e ansiedade, que como vimos também podem nos trazer dificuldade para lembrar das coisas.

Por outro lado, cada uma dessas opções de chá para a memória tem algumas características próprias que você pode levar em conta na hora de escolher. A primeira, claro, é o sabor: chá para memória não precisa ter um gosto que não te agrada, né?

Por isso, vamos começar a nossa lista com as opções mais conhecidas. Vamos lá?

A marapuama resulta em um chá para ter memória de elefante que atua principalmente no sistema dopaminérgico. Opa! O que é isso? Nosso cérebro, assim como um computador, é formado por sistemas – e esse é apenas um dos sistemas do cérebro onde se encontra um conjunto de neurônios. Portanto, se o chá tem propriedades que melhoram esse sistema, melhoram a memória também. Além disso, a marapuama age no sistema nervoso central.

Já o chá de hortelã melhora o aprendizado e a memorização. Sendo assim, a planta também é muito eficaz em forma de chá para fortalecer a memória. Há estudos que mostram que os efeitos na memória dos idosos são excelentes.

Chás para memória: receitas

O chá preto e o chá verde são apostas mais seguras de chá para a memória, já que praticamente todo mundo que toma chá conhece e ama o sabor.

Chá preto

1. Aqueça 200 ml de água filtrada até ela começar a borbulhar;
2. Coloque uma colher de sopa com as folhas do chá preto na água;
3. Tampe o recipiente e aguarde de três a cinco minutos;
4. Coe e beba.

Chá verde

1. Coloque 1 grama de folhas de chá verde em uma xícara;
2. Aqueça 100 ml de água até ferver e despeje na xícara com o chá verde;
3. Tampe e deixe em infusão por 5 minutos;
4. Coe e sirva.

Chá de romã

Outra opção deliciosa de chá para a memória. A romã é rica em antioxidantes, como toda a fruta com coloração avermelhada.

1. Adicione 10 gramas de cascas de romã em uma panela com 1 xícara de água;
2. Assim que levantar fervura, deixe no fogo por mais 5 minutos e desligue;
3. Tampe a panela e deixe o chá repousar por mais 5 minutos;
4. Espere amornar e beba de 2 a 3 vezes por dia.

Chá de alecrim

O chá de alecrim é outra boa opção de chá para a memória para quem já aprecia chás. E o alecrim, além de antioxidantes, tem propriedades que ajudam a relaxar.

1. Adicione 5 gramas de folhas frescas de alecrim em 250 ml de água fervente;
2. Deixe repousar por 5 a 10 minutos no recipiente tampado;
3. Coe, espere amornar e tome, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.

Chá de ginkgo biloba

O ginkgo biloba tem um efeito estimulante comparável ao do café, mesmo sem ter cafeína. Ele pode ajudar os processos cognitivos, mas deve ser consumido com moderação.

1. Coloque 1 xícara de água para ferver;
2. Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas secas de ginkgo biloba;
3. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos;
4. Coe, espere amornar e sirva.

Depois dessas dicas de chá para ajudar a memória, é só não esquecer de explorar todo a Receitas Nestlé. Aqui você encontra dicas de alimentação, saúde e bem-estar.

Perguntas frequentes

Qual o melhor chá para memória?

Os melhores chás para memória fraca são os ricos em antioxidantes, como chá preto, chá verde, chá de alecrim, chá de romã, chá de hortelã, chá de marapuama e chá de ginkgo biloba.

Por que o chá para memória é bom?

Estudos revelaram que plantas ricas em antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e são ótimos para a memória porque protegem o cérebro de danos que degeneram os neurônios. Eles também melhoram a capacidade que o cérebro tem de armazenar informações. Significa que chá para ajudar a memória melhora a atividade cognitiva, previne demência e melhora a qualidade de vida de quem tem Alzheimer.

Quais as causas dos lapsos de memória?

O estresse e a ansiedade podem causar lapsos de memória. A ansiedade faz a pessoa ficar desconcentrada e desatenta. O estresse, se não tiver um controle, pode ocasionar situações graves colocando em risco zonas do cérebro responsáveis por armazenar informações provocando atrofia. A depressão e a insônia também levam à perda de memória.

Contribuição de:

Mileni Correa

Mileni Correa

  • CRN-3 SP – 58721
Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas