Mulher sentada à mesa com vários pratos de comida, segurando a barriga, representando saciedade.

Saúde e bem-estar

Saciedade: como a gente sabe a hora de parar de comer?

Saber o momento de parar de comer é um desafio para muitos. Por isso, separamos algumas dicas para identificar a saciedade!

Entender melhor o seu corpo e mente é muito importante para evitar comer demais. Muitas vezes, a fome que sentimos é de origem emocional ou psicológica, e acabamos comendo mais do que deveríamos. Confira a seguir algumas formas de identificar a hora de parar de comer.

Dica 1: escala da fome

Uma boa forma de decidir se você está com fome ou não é tentar colocar o que você está sentindo em uma escala de 1 a 10 – sendo 1 “morrendo de fome” e 10 “estufado”. Dessa forma, você consegue pensar melhor sobre a fome que está sentindo e perceber que, talvez, já esteja satisfeito. Confira a escala a seguir:

  1. Morrendo de fome: nesse estágio é comum se sentir tontura, dor de cabeça, tremores e com o estômago queimando de tanta fome.
  2. Com muita fome: é quando você se sente irritado e não consegue se concentrar devido à fome.
  3. Desconfortável: essa é a etapa em que o estômago começa a roncar.
  4. Começando a incomodar: quando a fome começa a dar seus primeiros sinais e você começa a se sentir desconfortável.
  5. Sem fome: você  não tem fome, comer ou não seria indiferente
  6. Satisfeito: satisfeito, não precisa comer mais, porque já não sente mais fome
  7. Muito satisfeito: quando se come demais e há um pouco de desconforto.
  8. Cheio: quando se sente cheio e inchado de tanto comer.
  9. Muito cheio: nessa etapa, pode ser necessário abrir o botão das calças, já que comeu demais.
  10. Estufado: quando se sente estufado e enjoado por ter comido demais, nesse caso normalmente se recorre a medicações para alívio de sintomas

Essa é uma maneira de mensurar a fome que você pode estar sentindo; a partir desses sinais, é possível definir a hora de comer e de parar de comer. 

Os estágios 3 ou 4 de fome (começando a incomodar, desconfortável) podem ser a hora ideal de comer – afinal, ficar morrendo de fome não é confortável nem saudável.

Da mesma forma, se estiver planejando perder peso, é bom parar de comer quando estiver na fase 5 (sem fome). Se quiser manter o peso, o ideal é parar de comer no estágio 6 (satisfeito) de fome.

E, o mais importante: se você já está saciado, não volte a comer. As chances são que você esteja sentindo ansiedade, tédio ou nervosismo, e não está realmente com fome. Além disso, não é indicado ultrapassar a etapa 7 (muito satisfeito)! 

Dica 2:  preste atenção ao prato

Outro motivo pelo qual muitas pessoas sentem dificuldade em saber a hora de parar de comer é por não prestarem atenção ao que estão comendo. 

É preciso estar atento ao montar o seu prato. Confira algumas dicas: 

  • Pratos menores: comer em pratos menores pode ser uma boa opção para aqueles que comem demais. Afinal, ao montar porções menores, é mais fácil controlar a quantidade que está comendo.
  • Coma com atenção: preste atenção nos alimentos que você está ingerindo: saboreie sua refeição!
  • Evite comer petiscos e lanches direto da embalagem: ao comer petiscos – como amendoim ou castanhas – ou outros lanches direto da embalagem, acabamos por comer mais. Sendo assim, que tal definir a porção que você irá comer ao colocar em um pequeno pote? Dessa forma, fica mais fácil saber o momento de parar de comer.
  • Distribua bem sua comida no prato: cortar os alimentos e garantir que eles estejam bem distribuídos no prato pode dar a impressão de que você está comendo mais.
  • Beba água: beber água pode promover a sensação de saciedade. Assim, beber um copo de água alguns minutos antes de cada refeição pode te ajudar a comer menos. 

Dica 3: identificando a fome emocional

Outra dica importante que irá ajudar com suas dúvidas sobre a saciedade: é bom aprender a identificar se a fome que se está sentindo é emocional ou não.

Algumas dicas para identificar a fome emocional são: 

  • Enquanto a fome física surge lentamente ao longo do tempo, a fome emocional surge repentinamente e você tem necessidade de parar tudo o que está fazendo pra comer
  • Na fome emocional, ao contrário da fome física, você deseja comer alimentos específicos, como doces ou frituras.
  • Apesar de comer, a fome emocional não passa, ainda que você esteja saciado.
  • Outro problema que costuma acompanhar a fome emocional é o sentimento de culpa após comer demais. 

Essas são apenas algumas das dicas que podem te ajudar a controlar a “boca nervosa”. Com essas dicas, entender a sua saciedade e saber a hora de parar de comer ficou muito mais fácil! Para conferir mais dicas, não deixe de ler mais conteúdos em Receitas Nestlé!

Fontes

https://www.healthline.com/health/emotional-eating

https://www.helpguide.org/articles/diets/emotional-eating.htm

https://www.thecenterformindfuleating.org/Principles-Mindful-Eating/

https://www.eatingrecoverycenter.com/blog/signs-symptoms/I-Cant-Tell-When-Im-Full

Perguntas frequentes

O que é a sensação de saciedade?

A saciedade é aquele sentimento que vem ao satisfazer a fome, quando já não precisamos de mais comida. A saciedade depende da quantidade e do tipo de alimentos que comemos. Proteínas, gorduras e fibras costumam trazer mais saciedade do que carboidratos e açúcares, por exemplo.

Quais os sintomas da fome?

Aumento do apetite, “estômago roncando”, tontura, mal humor, tremores, dor de cabeça, dificuldade de se concentrar e desconforto estomacal são alguns dos sintomas da fome. 

Contribuição de:

Raissa Silva Ribeiro Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas
Nutricionista

#CHAMANUTRI

Converse com uma nutricionista e tire as suas dúvidas (É de graça!)

X