Conheça 7 bebidas detox para tomar assim que acordar

Conheça 7 bebidas detox para tomar assim que acordar

Após desvendar os mitos e curiosidades da água tônica e explicar se a água tônica faz bem ao estômago, Receitas Nestlé vai te ajudar a entender melhor se a água tônica zero engorda e quais seus diferenciais.

O que é água tônica?

A água tônica é uma bebida gaseificada, isto é: passa pelo processo de substituição do oxigênio por gás carbônico para criar as conhecidas bolinhas efervescentes de gás. A água tônica tem um sabor amargo que se dá por um componente chamado hidrocloreto de quinino, que é uma substância retirada de uma árvore chamada Quina, muito comum em alguns países da América do Sul. O quinino já foi muito usado em medicamentos contra a malária (hoje não é mais), e é tão amargo que a água tônica leva sódio e açúcar para dar uma aliviada nisso.

Quais os diferenciais da água tônica zero?

Uma das melhores opções para iniciar o dia de forma saudável é tomando uma bebida detox. Além de preencher o estômago após horas de sono, o corpo é beneficiado com vitaminas, minerais e água, o que ajuda no bom funcionamento do corpo.

Mas você sabe o que é o detox? Consiste em alimentos utilizados com o intuito de retirar impurezas do organismo. Cientificamente falando, não há um alimento com propriedades detox por si só, já que a “limpeza” do corpo já acontece naturalmente. Porém, é possível incluir vegetais, frutas e legumes e água na rotina para garantir o bom funcionamento dos nossos sistemas corporais e dar uma ajudinha na excreção de substâncias.

A seguir, o Dicas Molico separou 7 bebidas para serem incluídas no seu ritual matutino. Vamos conhecê-las!

Cadastro

1. Chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que protegem as células contra os dados da oxidação, sendo um dos alimentos mais utilizados para detox.

2. Suco de pepino e hortelã

Com pouca quantidade de gorduras e calorias, o pepino é um ingrediente que pode ser base de várias bebidas detox. Acontece que ele é 90% água, o que hidrata e alimenta o organismo. Além disso, toda essa água atua como uma faxina, e ajuda na excreção de substâncias indesejadas.

Com um toque de hortelã, você pode contar com uma bebida refrescante e saudável, perfeita para o início do dia!

3. Água com limão

Ao invés de café, que tal iniciar o dia com um copo de água com limão? Essa bebida não só possui antioxidantes, mas também promove a hidratação e é uma grande fonte de vitamina C.

4. Água de coco com melão, mel e hortelã

Rica em propriedades anti-inflamatórias, a água de coco com melão, mel e hortelã é uma bebida perfeita para a hidratação do corpo, além de possuir altos níveis de potássio e carboidratos. Quem espera um detox para limpar o organismo que seja eficiente e, ao mesmo tempo refrescante, encontra uma bebida perfeita!

5. Chá de gengibre com limão e mel

Os benefícios do chá de gengibre com limão e mel tornaram essa bebida uma das favoritas de quem quer seguir uma dieta detox. Além disso, essa receita ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

6. Limonada de abacaxi

Se você quer uma bebida refrescante e que também impacte positivamente a saúde, a limonada de abacaxi é uma ótima opção. O abacaxi possui efeito antioxidante, além de ser rico em água, promovendo uma melhor eliminação de substâncias. Esta mistura é um detox eficiente para limpar o organismo.

7. Suco de laranja, cenoura e gengibre

Carregado de vitamina C, o suco de cenoura oferece uma alta dose de betacaroteno, um pigmento antioxidante. Misturado com o gengibre, que possui elementos anti-inflamatórios, essa bebida detox é uma ótima opção para manter e dar um suporte à saúde, sobretudo se for consumida durante a manhã.

Por fim, incluir bebidas detox na rotina matinal pode ser uma ótima maneira de ajudar a desintoxicar o corpo e fornecer uma dose extra de nutrientes essenciais. As opções são variadas, desde sucos de frutas e vegetais até chás e infusões de ervas. Ao experimentar essas receitas, é possível descobrir novos sabores e benefícios para a saúde, além de se sentir mais alerta e energizado para começar o dia.

No entanto, é importante lembrar que uma dieta equilibrada e saudável é composta por uma variedade de alimentos e não apenas por bebidas detox. Consulte sempre um profissional de saúde para ter orientações personalizadas!

Se gostou desse conteúdo, explore mais dicas de alimentação no Dicas de Molico!

Perguntas frequentes

Qual a relação da água na dieta detox?


Fundamental. Por um lado, a água elimina as toxinas do corpo através do suor e da urina, além de contribuir com o bom funcionamento do intestino. Por outro lado, a água vai distribuir os nutrientes pelos órgãos, estimular a limpeza do sangue e a purificação das células do corpo.

Afinal, o que é uma bebida detox?

Em linhas gerais, é uma bebida à base de vegetais (fruta, legume ou verdura) rica em nutrientes que promove a limpeza do corpo.

Somente alimentos podem intoxicar o corpo?

Não. Além de uma má alimentação (quando uma dieta é rica em sódio, açúcar e gorduras, ou carente de fruta, legume ou verdura), vários componentes no dia a dia podem intoxicar uma pessoa, como o contato com algum produto químico (inseticidas, cosméticos ou materiais de limpeza), a poluição e até o estresse.

Qual a melhor hora para tomar uma bebida detox?

Cada bebida vai agir de uma forma em diferentes horários. Logo ao acordar, a bebida detox promove um maior aproveitamento dos nutrientes, facilita a digestão e acelera o metabolismo. Durante o dia, essas bebidas com baixa caloria ajudam no funcionamento dos rins e intestino. Já à noite, a bebida detox vai contribuir com a hidratação e otimizar os efeitos da limpeza no corpo.

Contribuição de:

Aline Rodrigues Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas