Viver bastante tempo é o sonho de muitas pessoas – afinal, quem não quer ter mais tempo para aproveitar a vida ao lado da família e dos amigos? Mas chegar àmelhor idade com saúde e disposição é um desafio que começa logo na juventude, pois os hábitos cultivados ao longo da vida dizem muito sobre como a velhice se desenrolará.
O envelhecimento é uma das certezas da vida, não há como fugir dele. Contudo, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para passar por essa fase com autonomia e muita disposição. Pensando nisso, hoje nós vamos te apresentar algumas dicas de estilo de vida para envelhecer com muita saúde e longevidade, pois o momento ideal para começar a se cuidar é o agora!
Saúde e longevidade: como consegui-los?
Você já se pegou se perguntando se existe algum segredo para a longevidade? As receitas divulgadas nas mídias sociais e repassadas pelo conhecimento popular são muitas, desde não se aposentar tão cedo até tomar uma tacinha de vinho todos os dias. A verdade é que essa pergunta ainda não foi totalmente respondida pela ciência. O que sabemos é que diversos fatores podem influenciar em nossa caminhada rumo à saúde e longevidade.
Alguns desses fatores, como a genética, não estão sob nosso controle. Mas outros, como os hábitos alimentares e a prática de atividade física, estão ao nosso alcance e podem ser mudados ainda hoje. Para te ajudar nessa jornada rumo à saúde e longevidade, nós vamos te apresentar algumas pequenas atitudes que fazem a maior diferença quando o assunto é manter-se saudável para viver bastante. Confira!
1. Mantenha-se sempre hidratado
Pode ser que ao ler essa informação, você pense: “mas eu sempre tomo água quando sinto sede!” – porém, muitas vezes, a sensação de sede já é um sinal de desidratação. A falta de hidratação traz uma série de riscos à saúde, pois todos os processos metabólicos são comprometidos pela diminuição do nível de água no organismo – além dos sintomas que aparecem, como dor de cabeça, fadiga, queda de pressão e, em casos mais graves, até perda de consciência. Por isso, não espere a sede chegar: mantenha por perto sempre uma garrafinha com água e vá bebericando para se hidratar ao longo de todo o dia e garantir muito mais saúde e longevidade.
2. Procure manter uma alimentação equilibrada
Para ter mais saúde e longevidade, é indispensável cuidar daquilo que consumimos. A saúde começa pelo prato, por isso, procure sempre variar nos ingredientes, incluindo carboidratos complexos,proteínas,fibras e vitaminas em sua alimentação. Para isso, algumas dicas podem ajudar:
- Diversifique os ingredientes: em um mesmo prato, procure combinar uma série de ingredientes diferentes. Assim, além de garantir que você terá acesso a nutrientes variados, você poderá evitar a monotonia alimentar, que limita o acesso a todos os elementos nutritivos necessários para o funcionamento do organismo;
- Monte um prato colorido: a diversidade de cores no seu cardápio ajuda a garantir que você tenha acesso a várias vitaminas e minerais (micronutrientes), além de tornar a refeição mais atrativa. Para colorir o prato, priorize frutas, legumes e verduras;
- Não pule refeições: ficar sem comer por longos períodos pode oferecer diversos perigos à saúde. Por isso, não pule refeições. O recomendado pelo Ministério da Saúde é fazer ao menos 3 refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis.
3. Fique sempre na ativa!
Fortalecer a musculatura e as articulações é essencial para envelhecer com saúde e longevidade. Por isso, desde já, não abra mão de se exercitar com regularidade, apostando em atividades físicas que te proporcionem prazer e saúde ao mesmo tempo. Você não precisa tirar muito do seu tempo ou passar horas na academia: 30 minutos de exercício diário já fazem uma enorme diferença para a saúde e bem-estar em qualquer idade. Algumas sugestões são:
- Exercícios aeróbicos: caminhada, corrida, ciclismo e natação aumentam a frequência cardíaca e são ótimos para fortalecer a saúde do coração;
- Treinos de força:a musculação ajuda no fortalecimento da densidade óssea e da musculatura, o que ajuda na proteção contra quedas e falta de mobilidade, garatindo independência na melhor idade;
4. Cuide da mente
Além de cuidar do corpo, para que tudo funcione perfeitamente,cuidar da mente também é essencial para alcançar a velhice com saúde e longevidade. Com o passar dos anos, é comum que os idosos relatem falhas na memória e sintam dificuldade para se lembrar de eventos específicos. Esse processo pode ser explicado de várias maneiras, desde patologias até o processo natural de envelhecimento.
Assim como o nosso corpo, o cérebro também precisa estar ativo para se manter saudável em todas as fases da vida. Para isso, algumas atividades simples – como incluir jogos interativos no dia-a-dia, praticar a leitura, aprender novas coisas e realizar atividades sociais ao ar livre – podem ajudar.
5. Fortaleça os vínculos sociais
Nada melhor para a saúde do corpo e da mente do que estar cercado de pessoas que nos fazem bem, não é mesmo? Desde a juventude até a fase de envelhecimento, manter os laços sociais fortalecidos é muito importante para aumentar a autoestima, diminuir o estresse e alcançar a saúde e a longevidade. Aqui vão algumas sugestões:
- Compartilhe tempo com os entes queridos:nas coisas corriqueiras do dia-a-dia (como durante as refeições, por exemplo), valorize os momentos ao lado das pessoas que são importantes para você;
- Cuide das relações sociais: sair com os amigos ou a família ou manter-se em contato por telefone ou mídias sociais são boas maneiras de cuidar das relações e de manter os vínculos fortalecidos;
Cuidar da saúde e se preparar para o futuro é mais simples do que parece. Com pequenas atitudes, você pode fazer enormes mudanças na sua qualidade de vida! Se você quiser conferir mais dicas sobre saúde e longevidade e acrescentar mais bem-estar ao seu dia-a-dia, não deixe de conferir as demais publicações aqui no site Receitas Nestlé!
Fontes:
https://bvsms.saude.gov.br/alimentacao-saudavel/
https://www.nestlehealthscience.com.br/cuidados-com-a-saude/envelhecimento/quatro-aliados-para-um-envelhecimento-saudavel