Sabe aquela tosse chata que teima em não ir embora? Incomoda, né? Mas você sabia que existem tipos diferentes de tosse? A gente explica melhor cada uma delas daqui a pouquinho. Mas a pergunta que não quer calar é: o que eu faço para diminuir essa tosse? Uma ótima alternativa é aquele velho e bom chá que nossas mães e avós sempre faziam para a gente. Eles variam de acordo com a origem e intensidade da tosse, usando os alimentos adequados para tratar o seu problema específico. Prepara a xícara e vem ver Receitas Nestlé tomar um chazinho.
Antes, porém, um aviso: é sempre recomendado consultar um médico em casos graves ou de tosses persistentes.
Quais são os tipos de tosse?
A tosse, apesar de parecer sempre igual, apresenta dois tipos distintos: a tosse seca e a produtiva. A principal diferença entre as duas é a presença de secreção ou não, nas vias respiratórias, o famoso "catarro''.
Existe ainda um terceiro tipo de tosse, que é a alérgica, cuja variação se dá pela origem da tosse – que, neste caso, seria uma alergia a algo que foi inalado, como poeira, por exemplo. A tosse alérgica, geralmente, é do tipo seca.
Qual chá é mais adequado para cada tipo de tosse?
Com relação ao chá que combate a tosse seca, aquela tosse mais doída, o mais indicado é o chá de gengibre com limão. Quando se trata da tosse alérgica, uma boa pedida é o chá de gengibre com mel. Já no caso da tosse pesada e congestionada, a produtiva, o chá de eucalipto é uma excelente opção.
Veja aqui também chás para dor de garganta.
O que esses chás têm para combater a tosse?
No caso do chá de eucalipto, ele possui uma substância chamada eucaliptol, que é extremamente eficaz na limpeza das vias respiratórias, auxiliando na eliminação do catarro e na liberação das impurezas.
A tosse seca e a alérgica, por outro lado, têm como agente combatente o gengibre, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e pulmões, que costuma causar aquele "raspão" dolorido no fundo da garganta.
Os benefícios do mel para aliviar a tosse
Enquanto alguns acreditam que o limão seja o ingrediente mais adequado para combater a tosse, outros acreditam ser o gengibre – mas, na verdade, o consenso é quase sempre o mel.
O mel apresenta diversos minerais como cálcio e ferro, que agem como defensores e fortalecedores do organismo. Diversas pesquisas também concluíram que ele é mais eficaz que muitos antibióticos no combate à tosse, gripes ou resfriados.
Como preparar chá para tosse
Chá de gengibre e limão:
1. Aqueça 200 ml de água filtrada até formar bolhas; sem ferver;
2. Use um ralador grande para raspar gengibre fresco em uma caneca;
3. Coloque uma rodela de limão fresco na caneca. Você pode colocar ambos em um infusor de chá para coar o chá, se desejar;
4. Despeje água no copo e deixe o limão e o gengibre em infusão por 5 minutos antes de servir;
5. Adicione mel a gosto se preferir.
Chá de Eucalipto
1. Aqueça 200 ml de água filtrada até formar bolhas; sem ferver;
2. Coloque uma folha seca de eucalipto (cerca de uma colher de chá) na xícara;
3. Despeje água no copo e deixe a folha em infusão por 10 minutos antes de servir;
4. Coe antes de servir.
Chá de gengibre com Mel ou Canela
1. Aqueça 1 L de água filtrada até formar bolhas; sem ferver;
2. Coloque uma unidade de canela em pau e 1 colher de sopa de gengibre picado (5 cm de gengibre) na água;
3. Deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos;
4. Coe antes de servir.
Existem contraindicações de chás para tosse?
O chá de eucalipto é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com qualquer tipo de problema na vesícula. Já os chás de gengibre com limão ou de gengibre com mel devem ser evitados por diabéticos e hipertensos.
Por fim, o mel também não deve ser ingerido por crianças com um ano de idade ou menos.
Bom, depois dessas dicas, você já sabe que às vezes pode resolver seu problema de tosse com o que tiver na cozinha de casa!