Confira as dicas de Receitas Nestlé de Medidas para os ingredientes na cozinha

Medidas para os ingredientes na cozinha

Aprenda de uma vez por todas como fazer as medidas dos ingredientes corretamente, deixando sua receita ainda mais gostosa.

publicado em: 19/08/2020
  • Conversor de medidas culinárias e super dicas para não errar medidas na cozinha

    Quem nunca se arriscou no “olhômetro”? E depois deu ruim na receita? Pois é, tem coisas que só dão certo mesmo com intuição de vó. Portanto, não se engane, medir os ingredientes com precisão é fundamental para a receita funcionar bem. Afinal, uma quantidade a mais ou a menos pode colocar tudo a perder. Por isso, vale a pena ter os medidores-padrão aliados a um conversor de medidas culinárias. Mas não é só isso! Conhecer algumas técnicas para medição também faz toda diferença. Pensando nisso, juntamos as melhores dicas na medida certa para você triunfar na cozinha - incluindo tabela de conversão de medidas culinárias. Vem com a gente!


    Medidas na cozinha: sucesso na receita

    A medida na culinária é essencial para obter sucesso. É comum usar xícaras e colheres para medir. Contudo, não é muito recomendável por terem tamanhos e formatos diferentes, ou seja, reduz a precisão. Isso pode interferir no resultado final do preparo - consistência, sabor e aparência. Já os medidores culinários, justamente por serem padronizados, ajudam a evitar erros: a famosa xícara de chá e as colheres (sopa, chá, sobremesa e café), tudo na medida certa.


    Os kits de medidas para cozinha são compostos por peças com medições cheias e fracionadas (½; ¼; ⅛) - é mais comum encontrar jogos com a combinação xícara de chá, colher de sopa, mais colher de chá. Detalhe importante: as xícaras possuem medida padrão de 240ml, ou seja, se você comprar um desses utensílios de boa qualidade, ainda que em lugares diferentes, a medida de 1 xícara precisa sempre equivaler a 240ml. Um teste bacana é medir em 2 xícaras diferentes para saber se elas foram fabricadas no tamanho correto.

    Tem medidores de diferentes materiais, como por exemplo, plástico, porcelana e aço inox - este é o ideal por ser mais prático na higienização; por aguentar ingredientes quentes; e por ser mais resistente.


    Dica preciosa: o jeito correto de medir

    • Ingredientes secos: geralmente, o medidor de xícara e colher é utilizado para ingredientes secos. E aí vai uma dica importante: é preciso nivelar! Primeiro, encha o medidor até a borda; depois passe a faca, levemente, por cima para tirar o excesso; dessa maneira, fica na medida certa da receita.

    • Ingredientes líquidos: a melhor opção é a jarra medidora, com marcações em mililitros (ml) e também em capacidade por xícaras. A de vidro facilita a medição por ser transparente - e ainda suporta líquidos quentes. Dica: antes de tudo, coloque a jarra sobre uma superfície plana; isso ajuda a mensurar com mais exatidão; despeje o líquido aos poucos e vai confirmando para não ultrapassar a quantidade desejada (quando você for verificar a medição, procure ficar com a visão no mesmo nível do recipiente).

    Agora que você já sabe o básico sobre como fazer as medidas corretamente. Vamos aprender um pouco mais?


    Como medir em gramas?

    A balança digital de cozinha é o equipamento mais indicado. Não tem erro, é certeiro. Você pega um recipiente vazio, põe no centro da balança - marca o peso - e depois coloca o ingrediente. A diferença entre o peso inicial e o final é o valor a ser considerado. Tem balanças que vêm com a opção de zerar o peso - isto é, aplicar a tara. Essas facilitam ainda mais: é só você colocar o recipiente vazio sobre a balança e acionar a opção zerar (desse modo, vai considerar apenas o peso do conteúdo).

    Na gastronomia utiliza-se muito medida em gramas para a preparação de pratos mais elaborados. Confeitaria, então, nem se fala, precisa ter pesagem exata de todos os ingredientes. Se você trabalha com culinária, vale o investimento de uma balança de cozinha - até porque há modelos muito baratos no mercado, partindo de R$15!

  • Tabela de medidas culinárias

    Deixamos aqui uma tabela de conversão de medidas culinárias para você consultar - e ter como modelo. Vale lembrar que os ingredientes têm volumes diferentes, uns mais densos que outros, interferindo na medição. Como por exemplo: 1 colher (chá) comporta 3,5 gramas de açúcar; já para farinha de trigo, cabem apenas 2,5 gramas. Por isso, ter utensílios específicos de medidas para cozinha é um investimento que vale a pena.


    Medidas equivalentes

    1 xícara 16 colheres (sopa) 240 ml
    1 colher (sopa) 3 colheres (chá) 15 ml
    1 colher (chá) ⅓ colher (sopa) 5 ml

    Capacidade por mililitros

    Xícaras Mililitros
    ⅛ xícara 30 ml
    ¼ xícara 60 ml
    ½ xícara 120 ml
    ¾ xícara 180 ml
    1 xícara 240 ml
    Colheres (chá) Mililitros
    ¼ colher (chá) 1,25 ml
    ½ colher (chá) 2,5 ml
    1 colher (chá) 5 ml
    Colheres (sopa) Mililitros
    ¼ colher (sopa) 3,75 ml
    ½ colher (sopa) 7,5 ml
    1 colher (sopa) 15 ml
  • Dica preciosa: tabela de conversão culinária por ingredientes

    Não é possível substituir gramas por mililitros, e vice-versa. Isso porque as densidades variam. Ou seja, 100g de leite condensado não equivalem a 100 ml. O correto é mensurar os dois valores (gramas e ml) de cada ingrediente, com o auxílio do medidor de xícara e colher, e balança de cozinha.

    Confira agora a nossa tabela de conversão de medidas por ingredientes:

    Ingrediente 1 xícara 1 colher (sopa) 1 colher (chá)
    Açúcar 160 g 10 g 3,5 g
    Amido de milho 150 g 9 g 3 g
    Arroz 200 g - -
    Aveia 80 g 5 g 1,5 g
    Chocolate em pó 90 g 6 g 2 g
    Coco ralado 80 g 5 g 1,5 g
    Farinha de trigo 120 g 7,5 g 2,5 g
    Fermento em pó - 14 g 5 g
    Manteiga 200 g 14 g 4 g
    Mel 300 g 18 g 6 g
    Sal - 20 g 5 g
  • Técnicas culinárias: os segredos que ninguém conta

    Tem informações que ninguém passa, que você vai descobrindo na prática e na convivência com pessoas mais experientes. A cozinha também tem seus segredos: aquela dica que só a vó sabe; um truque que o amigo aprendeu e custa a revelar; e assim vai. Confira duas técnicas culinárias de medição que separamos para você!


    Como medir a manteiga?

    Uma colher (sopa) medidora comporta 14 g de manteiga. Mas se você quiser medir uma quantidade maior, basta fazer isso:

    um tablete de manteiga tem 200 g (1 xícara de manteiga)
    corte bem no meio, obtendo dois pedaços de 100 g
    repita o procedimento com o pedaço de 100g para ter dois de 50 g
    e assim por diante até onde for possível dividir

    Sem desperdícios para medir ingredientes viscosos

    Na hora de medir os ingredientes mais espessos e viscosos, como por exemplo o mel, sempre fica aquele fundinho que demora para sair. Para que isso não aconteça, o truque é o seguinte:

    unte antes o medidor com óleo
    coloque o ingrediente no medidor
    pronto, vai escorrer tranquilamente sem desperdício

    *se for xícara ou copo medidores, você pode passar o famoso pão-duro (espátula de borracha) para retirar o restante que fica grudado nas laterais e no fundo.

  • Forma de bolo: tabela de equivalência de medidas

    O tamanho adequado da forma é crucial para o preparo de bolos e tortas, pois está diretamente ligado à quantidade de ingredientes. Às vezes, você tem uma forma retangular, mas a receita pede redonda. Fique tranquilo! Confira a seguir tabela de equivalência de medidas (de formato para formato).

    Redonda Retangular Quadrada
    20 cm 15x20 cm 15 cm
    25 cm 20x30 cm 20 cm
    30 cm 25x30 cm 25 cm
    40 cm 40x30 cm 35 cm
    50 cm 50x40 cm 45 cm

    *Convém sempre seguir o que a receita indica, pois há bolos que servem melhor para um ou outro tipo de forma.

  • Confira também: