Ficar muito tempo sem fazer cocô incomoda: dá gases, a barriga fica inchada e o humor fica terrível. Parece que algo está errado e, de fato, está. Essa baixa frequência de evacuação pode significar um acúmulo indevido do que deveria ser eliminado pelo corpo, mas não foi, podendo afetar o organismo como um todo. Em outras palavras, fazer cocô é uma das melhores maneiras de limpar o organismo!
Claro que certos hábitos contribuem para que o intestino esteja sempre funcionando adequadamente – beber água, praticar atividades físicas, dormir bem e ter uma alimentação equilibrada e variada são práticas que deixam o trato gastrointestinal funcionando como um reloginho.
Fibras, para que as quero?
Os alimentos que consumimos têm dois destinos: são absorvidos ou excretados. As fibras fazem parte do grupo dos carboidratos que o corpo humano não consegue absorver, passando praticamente intactas pelo sistema digestivo até serem eliminadas nas fezes. As fibras podem ser divididas em duas categorias: solúveis e insolúveis. Cada uma tem seu papel e importância e, quanto mais fibras consumimos, mais o intestino trabalha para botar para fora o bolo fecal – a parte que precisamos eliminar!
As fibras solúveis se dissolvem na água do intestino e, viram uma espécie de gel, fazendo com que a absorção dos alimentos seja mais lenta e, por isso, aumentam a sensação de saciedade. São aliadas da flora intestinal – as bactérias amigas do nosso corpo –, porque são digeridas ali e ainda contribuem para baixar os níveis de colesterol e glicose no sangue. Alguns exemplos de alimentos com fibras solúveis: aveia, ervilha, batata, cevada, maçã e frutas cítricas.
Já as fibras insolúveis são aquelas que não se dissolvem em água, logo não formam o gel, mas conseguem reter essa água, aumenta o volume das fezes e acelerando o trânsito. Incluir alimentos como farinha de trigo integral, batata, repolho, couve-flor e nozes pode ajudar nesse processo.
Se você quer melhorar a qualidade e frequência do seu cocô, inclua esses alimentos na sua lista do mercado hoje mesmo:
1. Aveia
Entra na lista dos alimentos ricos em fibras solúveis e que são verdadeiros curingas da cozinha. A aveia ajuda na renovação das bactérias que são boas para o trato digestivo. Essa renovação da flora intestinal, possibilita que o organismo elimine com mais facilidade o que o corpo não precisa. Por isso consumir aveia é uma baita ajuda para quem está com dificuldades de fazer cocô. Se você estava achando pouco, a aveia ainda contribui para a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e glicose no sangue.
Créditos: GettyImages
Legenda: Boas notícias para quem é fã de pipoca: ela pode ser um alimento ótimo para regular o intestino.
2. Pipoca
Essa delícia que tanto nos acompanha na hora de ver um filminho é uma ótima opção para quem está com dificuldades para fazer cocô. Isso porque a pipoca é um tipo de milho que, quando aquecido se expande, tornando-se justamente uma massa de amidos e fibras. Estas vão direto para o intestino, aumentando o volume do bolo fecal e, consequentemente, a necessidade de eliminá-lo.
Se deu vontade de comer pipoca, saiba que a versão que você estoura na panela é a mais indicada, mas não pode exagerar no óleo.
3. Batata-doce
A batata-doce é um ótimo alimento para quem precisa aumentar o consumo de fibras solúveis. Ao ser ingerida, ela se mistura à água presente no intestino e forma uma espécie de gel gástrico. Essa cobertura densa ajuda a estimular os movimentos intestinais. E esse tubérculo ainda tem um bônus para quem faz atividade física: ajuda a evitar dores musculares e câimbras graças ao potássio, porque contribui para que a musculatura mantenha um ritmo de contração e relaxamento, diminuindo assim o risco de lesões.
4. Abacate
Entre as frutas que são ricas em fibras, o abacate é uma que merece destaque, porque conta com fibras que estimulam o trânsito intestinal.
5. Frutas
Opções como coco, goiaba, kiwi e pera têm bastante fibras solúveis e são ótimas para manter a saúde intestinal em dia.
6. Grão-de-bico
O grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteínas e fibras. Por ser um alimento rico em fibras solúveis aumenta a nossa saciedade.
7. Lentilha
A lentilha também é um daqueles alimentos para se apaixonar, pois é nutritiva, pouco calórica e ainda conta com fibras solúveis – aquelas que servem de alimento para nossa flora intestinal
Sem sofrimento para fazer cocô
Se perceber desconfortos como gases, peso na barriga, dor para evacuar ou precisar fazer muita força, procure um médico ou nutricionista. O consumo de fibras é ótimo para a saúde intestinal, mas outros hábitos são tão fundamentais quanto, como beber água, praticar exercícios físicos, dormir bem e não ficar segurando quando quiser ir ao banheiro. Colocando sua saúde como prioridade número um, vai ser mais fácil de fazer o número dois.
Excelente artigo, muito claro e didático
Oi, Miriam, tudo certo? Que maravilha! Não deixe de aproveitar mais conteúdos como esse, viu? Temos certeza que vai adorar. Um abraço! 😍