Temos cartilagens em muitos lugares do nosso corpo, e elas têm a função de diminuir impactos e atritos entre os ossos, sustentação, revestir articulações e auxiliar nos movimentos.
O colágeno é uma proteína que compõe as cartilagens, sendo importante consumir alimentos que mantenham a produção de colágeno em dia. Por esse motivo, vamos listar alguns alimentos para cartilagem.
Além de fazer parte da estrutura das cartilagens, o colágeno dá resistência à pele e auxilia na saúde de unhas e cabelos. Essa proteína ainda faz parte das fibras dos nossos ossos e músculos, dando resistência para as nossas estruturas.
Com o tempo, a nossa produção de colágeno diminui. Isso significa que as nossas estruturas de pele, unhas, cabelos, ossos e músculos mudam. A pele passa a envelhecer, perdendo elasticidade e resistência, e as demais estruturas ficam mais fracas e menos elásticas.
Alguns minerais – como o manganês, o cobre e o enxofre – e a vitamina C podem ser grandes aliados das nossas cartilagens e tecidos.
- Vitamina C: atua como antioxidante, ajuda na formação de colágeno e no processo de cicatrização. Age largamente na pele.
- Enxofre: mineral que participa na formação de tecidos e cartilagens.
- Manganês: é encontrado em uma série de órgãos e membros, já que atua na formação de ossos e colágeno.
- Cobre: colabora na formação de algumas células do sangue, além de ser usado para lutar contra radicais-livres e na produção de colágeno.
Agora que você já sabe de tudo isso, vamos ver alguns alimentos bons para a cartilagem.
Carnes
Carnes vermelhas e brancas são ricas em enxofre e por isso podem ser considerados bons alimentos para repor as cartilagens. As carnes brancas – como o frango e os peixes – são alimentos ricos em colágeno para cartilagem.
Os miúdos também são ricos em cobre; sendo assim, podem ser alguns dos melhores alimentos para a cartilagem dentre as carnes.
Ovos
podem ajudar na formação de colágeno, pois contêm prolina. A prolina é um aminoácido (uma pequena parte que forma a proteína) que ajuda na formação do colágeno.
Frutas cítricas
A maioria das frutas possui quantidades satisfatórias de manganês, mas as frutas cítricas em especial são riquíssimas em vitamina C – uma vitamina que está ligada com a produção de colágeno. Dentre elas estão:
- Laranjas
- Limões
- Toranjas
- Abacaxi
- Tangerina
- Entre outras
Frutas silvestres
As frutas silvestres, frutas vermelhas ou berries são ricas em vitamina C e antioxidantes. Ainda que o consumo dessas pequeninas não seja tão comum, elas são uma boa fonte de vitaminas e fibras. Dentre elas estão:
- Morangos
- Mirtilos
- Frambuesas
- Amoras
- Cerejas
- Cranberries
Alho
O alho possui diversas propriedades e uma delas é ser um dos alimentos para cartilagem, já que possui altos níveis de enxofre. Mas, atenção: o consumo excessivo de alho, principalmente cru, pode trazer prejuízos como azia, desconfortos estomacais e aumento do risco de sangramentos caso você faça o uso de anticoagulantes. Caso queira consumir o alho cru, um dente por dia já é o suficiente, caso for refogado, dois dentes é a garantia.
Verduras
As verduras de folhas verdes-escuras são super ricas em minerais como o cálcio e o magnésio, além de terem propriedades antioxidantes.O espinafre, por exemplo, apesar de não ser tão rico em cálcio, é rico em vitamina C, o que o torna um bom alimento para manter a saúde da cartilagem.
Além disso, as verduras apresentam altos índices de clorofila, que possui propriedades antioxidantes e podem ajudar no colágeno da pele.
Castanha de caju
As castanhas são ricas em gorduras saudáveis, magnésio, zinco, potássio e selênio. As castanhas de caju, em especial, são ricas em zinco e cobre, minerais que colaboram na produção de colágeno.
Leguminosas
As leguminosas, como feijão e lentilha, possuem minerais que participam na síntese (formação) de colágeno em nosso organismo. As leguminosas são alimentos para a cartilagem por possuírem bons níveis de vitamina C e zinco.
Lembramos que, se você possui alguma condição em relação às suas cartilagens ou recentemente está notando muitas dores nas articulações, o mais importante é procurar orientação médica. Caso você apenas queira aumentar um pouco o consumo de alimentos para a cartilagem, procure um nutricionista e sane todas as dúvidas. Ele saberá manejar sua alimentação de maneira saudável e balanceada.
Para mais artigos sobre saúde e alimentação, visite o site do Receitas Nestlé e fique nutrido de informação! Garantimos que existem diversos textos muito interessantes para você.