Os antioxidantes são importantes para o nosso organismo – pois combatem os radicais livres, que em abundância causam o estresse oxidativo. Os radicais livres continuam relacionados com doenças como diabetes e problemas cardíacos.
Para saber mais sobre os antioxidantes e como eles funcionam, leia o artigo Antioxidantes: o que são e onde podemos encontrá-los.
Algumas ervas e condimentos apresentam propriedades antioxidantes que podem ajudar muito o nosso sistema imunológico (o sistema de defesa do nosso corpo). Esses componentes podem se tornar chás antioxidantes, que ajudam no controle dos radicais livres e prevenir doenças.
Certo, mas quais são os chás antioxidantes?
Chás antioxidantes
Chá verde
O chá verde é um dos chás antioxidantes mais eficientes. Ele é feito a partir da Camellia sinensis e é muito utilizado na cultura asiática. Além de ser ótimo contra radicais livres, o chá verde é também um bom chá para dar energia, já que tem cafeína na sua composição composição.
Chá preto
O chá preto também é feito a partir das folhas de Camellia sinensis, mas, diferente do chá verde, as folhas são fermentadas. O efeito é um pouco mais fraco que o do chá verde, mas o chá preto ainda é um bom chá antioxidante.
Chá de canela
A canela é um condimento com propriedades antioxidantes que pode fazer parte de chás, sejam eles apenas de canela ou com outros condimentos, ervas ou frutas. O chá mais conhecido é o chá de maçã com canela, já que a maçã também tem propriedades antioxidantes leves.
Chá de cravo
O cravo também é uma especiaria com propriedades antioxidantes – inclusive, o chá de cravo e canela é uma combinação bem comum. O cravo, além de possuir propriedades antioxidantes, é anti-inflamatório e atua no combate a dores.
Chá de louro
O louro é um condimento comumente utilizado em pratos salgados, mas ele também pode se tornar um ótimo chá antioxidante. O louro tem uma eficiência levemente inferior ao cravo e à canela, mas ainda está entre os condimentos mais eficazes contra os radicais livres.
Chá de orégano
O orégano também é um condimento comumente usado como tempero na culinária, mas pode ser um bom chá antioxidante por conta de suas propriedades. Esse condimento é eficaz contra agentes externos presentes na comida, por sua propriedade antimicrobiana.
Chá de boldo
O chá de boldo é muito conhecido, pois já é uma tradição entre muitas mães brasileiras prepararem a infusão com a folha quando o filho está com dores de barriga. Mas o boldo não é bom apenas contra a má digestão: ele também é eficiente contra os radicais livres, por causa de suas propriedades antioxidantes moderadas – o que o faz dele um bom chá antioxidante.
Chá de gengibre
O gengibre é conhecido como um condimento que previne inflamações, e é potente contra dores de garganta. Contudo, ele também apresenta propriedades antioxidantes que podem ser muito úteis.
O chá de gengibre pode ser combinado com a canela e com a maçã, resultando num chá mais saboroso.
Chá de romã
A romã é uma fruta muito conhecida por conta das tradições de final de ano e pela forma diferente com que deve ser consumida. Por incrível que pareça, a casca dessa fruta pode se tornar um chá antioxidante, além de ser antimicrobiana e anti-inflamatória.
Chá de hibisco
O hibisco é muito conhecido por sua cor avermelhada característica e seu sabor “azedinho”. Essa flor pode se tornar um ótimo chá antioxidante, além de ter propriedades que facilitam a digestão e a funcionalidade intestinal.
Se quiser mais dicas de saúde e alimentação, explore o Receitas Nestlé e leia outros artigos interessantes.