Ser mãe é o sonho de muitas mulheres. Contudo, esse desejo, muitas vezes, acaba sendo adiado por conta da agitação do mundo moderno. A mulher atual tem muitas responsabilidades, dentro do lar e fora dele: ela tem que se dividir entre casa, trabalho, estudos e um milhão de outras atividades.
Com isso, o sonho de ter um filho acaba sendo adiado para dar lugar a necessidades imediatas – e, quando chega o momento ideal para engravidar, o corpo pode já não ter a mesma disposição e fertilidade de tempos anteriores.
Na tentativa de realizar o sonho de ter um filho, muitas mulheres acabam optando por remédios naturais e chás para engravidar. Mas será que essas receitas caseiras realmente funcionam? Vem descobrir com a gente!
Chá para engravidar: mito ou verdade?
As receitas das vovós têm sido utilizadas por gerações de filhos e netos para tratar gripes, resfriados e outros problemas de saúde. Para cada necessidade, elas tinham uma receita que era “tiro e queda”, e com a gravidez não poderia ser diferente – vide os chás para engravidar. Mas você já parou para pensar se esses remédios caseiros realmente eram eficazes ou se era o carinho e a atenção das vovós que contribuía para nos sentirmos melhor? Algumas dessas recomendações, como tomar leite para fortalecer os ossos, comer feijão para ficar forte e não comer muito antes de dormir para não ter uma noite difícil, já foram parcialmente atestadas pela ciência. Mas será que acontece o mesmo com os chás para engravidar? Antes de responder a essa questão, vamos conhecer os chás para engravidar mais utilizados na medicina popular:
Chá de agnocasto: ele é recomendado para regular os hormônios e o período menstrual. É considerado um bom chá para engravidar porque a ele são atribuídas propriedades que podem ajudar a combater alguns tipos de infertilidade.
Chá de urtiga: muito conhecida por provocar coceira na pele, a urtiga também entra na lista de chás para engravidar. Por possuir propriedades anti-inflamatórias, acredita-se que ela ajude a desintoxicar e aumentar a fertilidade.
Chá de folha de framboesa: segundo a crença popular, as folhas de framboesa podem ser usadas para preparar chá para engravidar e acelerar o processo do trabalho de parto.
Chá de pé-de-leão: por ajudar a regularizar o período menstrual, o pé-de-leão é utilizado como chá para engravidar e a ele são atribuídos propriedades de aumento da fertilidade.
Chá-verde: possui uma variedade de antioxidantes, cafeína e vitaminas e minerais que fazem bem para a saúde. Conforme o conhecimento popular, o chá-verde também pode ser utilizado como chá para engravidar porque facilita a ovulação.
É verdade que esses chás possuem propriedades que fazem bem para a saúde – contudo, não se pode afirmar que eles aumentam a fertilidade e facilitam a gravidez, pois não há estudos científicos suficientes para embasar essa afirmação. Como são produtos naturais, os chás para engravidar podem apresentar diversos benefícios para outras áreas da saúde; a maioria, inclusive, não faz mal para a fertilidade, mas também não é possível garantir que os efeitos serão os esperados.
“Não consigo engravidar. Vale a pena tentar algum chá para engravidar?”
Se você já está tentando engravidar há algum tempo, mas não consegue, saiba que está tudo bem! O primeiro passo para resolver essa situação, é descobrir qual é a causa da infertilidade. Para isso, você e seu parceiro devem procurar um médico para uma avaliação:
- Para os homens, é recomendado fazer um espermograma. Nesse exame, o sêmen é coletado para avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos, e, assim, descartar possíveis problemas de infertilidade.
- Já para as mulheres, o exame recomendado é uma ultrassonografia transvaginal. Com essa avaliação, o médico busca descartar a possibilidade de haver problemas no aparelho reprodutivo, assim como verificar a saúde dos órgãos que o compõem.
“Não tenho problemas de fertilidade e mesmo assim não consigo engravidar. Devo tentar os chás para engravidar?”
Depois de ir ao médico e se certificar de que não há nenhuma questão de saúde dificultando as suas tentativas, se quiser tomar algum chá para engravidar, como dissemos anteriormente, ele não vai fazer mal para a sua saúde. Mas observar algumas coisas na sua rotina e na do seu parceiro podem ajudar ainda mais:
-Frequência das relações: a probabilidade de engravidar aumenta conforme a frequência com que você e seu parceiro têm relações sexuais. Mas fazer sexo no período fértil aumenta ainda mais as chances de vocês! Por isso, no dia da ovulação e nos cinco dias anteriores, capriche no perfume e separe um tempo para ficar com seu amor;
- Uso de medicamentos: alguns medicamentos, como remédios para o coração e para tratar a úlcera, podem prejudicar a ovulação nas mulheres e a produção de espermatozoides nos homens. Mas não abandone o uso de seus medicamentos para dar lugar ao sonho da maternidade ou paternidade! Procure um médico para que ele analise todas as particularidades do seu caso;
- Tabagismo: o hábito de fumar é prejudicial para a saúde e também pode atrapalhar as suas tentativas de engravidar. Isso acontece porque o tabaco faz mal para os óvulos, o que aumenta o risco de aborto e de gravidez fora do útero;
- Alimentação: é essencial que os futuros papais cuidem bem da alimentação, pois estar abaixo do peso ou obeso pode diminuir o grau de testosterona nos homens e prejudicar a ovulação nas mulheres;
- Estresse: com a agitação do dia-a-dia, é um desafio e tanto manter-se calmo o tempo todo. Contudo, para os futuros papais e mamães, é indispensável evitar o estresse, pois ele prejudica a produção dos hormônios reprodutivos, além de diminuir a disposição sexual;
- Ansiedade: para os pais de primeira viagem, é inevitável sentir-se ansioso pela chegada de um filho. Contudo, é preciso estar atento a esse sentimento, pois a ansiedade pode levar a consequências psicológicas e físicas, como a culpa, angústia e até alterações na ovulação e no ciclo menstrual.
Manter o corpo e a mente saudáveis é indispensável antes, durante e depois da gravidez. Por isso, lembre-se de ter uma alimentação equilibrada e de praticar exercícios físicos com frequência. Isso vai te ajudar a aumentar a sua disposição sexual e a favorecer uma gravidez tranquila e saudável! E se você quiser saber um pouco mais sobre saúde e bem-estar, não deixe de visitar as outras publicações aqui no Receitas Nestlé!