Alimentos funcionais ajudam o corpo a melhorar a saúde, trazem benefícios importantes para todo o organismo e podem ser consumidos tanto in natura quanto em suplementações. É o caso da chlorella e spirulina, algas que têm ganhado cada vez mais popularidade por sua alta capacidade nutritiva.
A chlorella e spirulina trazem benefícios para a saúde que vão desde diminuir as chances de desenvolvimento de problemas cardiovasculares até ajudar na regulação dos níveis de açúcares, importante para a prevenção da diabetes.
Saiba por que adicionar alimentos funcionais, como a chlorella e spirulina, na sua dieta pode te ajudar a fortalecer o seu corpo.
Por que consumir alimentos funcionais?
Os alimentos funcionais são capazes de proporcionar diversos benefícios à saúde, além de contar com ótimos nutrientes. Eles podem desempenhar um importante papel na diminuição do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer, diabetes entre outras.
O que é chlorella e spirulina?
Cada vez mais divulgadas entre os entusiastas por benefícios à saúde, a chlorella e spirulina são microalgas encontradas em água doce e que são consideradas superalimentos, categoria dos alimentos funcionais capaz de promover a saúde e reduzir as chances de doenças.
O seu alto valor nutricional pode ser encontrado tanto em pó quanto em cápsulas, mas o consumo sempre deve ser indicado por um profissional da saúde.
Em geral, não há grandes diferenças entre a chlorella e spirulina, mas geralmente elas são consumidas juntas para potencializar ainda mais a capacidade nutricional.
Alguns dos principais benefícios dessas microalgas envolvem:
- Ajuda no controle do colesterol;
- Diminuição dos níveis detriglicerídeos;
- Auxílio no controle da glicemia;
- Propriedades anti inflamatórias;
- Ajuda na regulação da pressão arterial.
Composições nutricionais da chlorella e spirulina
Em questão de composição nutricional, as duas microalgas são muito parecidas. Em geral, elas têm níveis de proteína, carboidrato e gordura similares - a principal diferença está em vitaminas e minerais que são poderosos quando combinados.
Uma das principais diferenças está na quantidade de antioxidantes. A chlorella tem mais clorofila em sua composição, enquanto a spirulina possui mais ficocianina. Além disso, a chlorella possui algumas vitaminas a mais que as pirulina, enquanto a spirulina possui mais carotenóides.
Propriedades nutricionais da Chlorella
- Rica em ômega 3;
- Magnésio;
- Ferro;
- Zinco;
- Vitamina A.
Propriedades nutricionais da Spirulina
- Vitamina B;
- Ferro;
- Cobre;
- Tiamina;
Benefícios da chlorella e spirulina
Ricas em antioxidantes
Um dos principais benefícios da suplementação da chlorella e spirulina está na alta concentração de antioxidantes dessas microalgas. Isso faz com que seus compostos sejam capazes de neutralizar os radicais livres e proteger o corpo contra os danos causados pelo excesso de radicais livres.
Prevenção da anemia
Pessoas que não comem carne ou têm uma tendência muito forte a sofrer com a anemia podem se beneficiar da suplementação, especialmente com a chlorella. Ela tem uma alta concentração de ferro, que é um mineral fundamental para aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos pelo corpo e transportar o oxigênio.
Essa quantidade de ferro pode ser importante para a prevenção de quadros de anemia, que acontece com a deficiência de nutrientes, por fatores ambientais ou pelo baixo consumo de carne vermelha.
É importante lembrar sempre que você não deve tomar suplementos por conta própria, ok? Procure um nutricionista e médico para que seja feito um diagnóstico adequado e um tratamento individualizado!
Ajuda no controle da glicemia
A alta concentração de fibras, antioxidantes e anti inflamatórios presentes na chlorella faz com que o organismo consiga absorver a glicose de forma mais eficiente evitando que altas concentrações fiquem circulando pelo sangue.
Esse fator pode ser fundamental para minimizar os efeitos da diabetes, ou para a prevenção da doença. Além disso, os antioxidantes melhoram a capacidade do fígado e dos músculos de controlarem a sensibilidade à insulina.
Outro importante componente dessas microalgas é omagnésio, que é pode ajudar quem tem diabetes ou resistência à insulina com a sua suplementação.
Para que essa estratégia seja eficaz, é fundamental também manter uma dieta equilibrada, praticar atividade física e manter os exames em dia.
Ajuda no controle do colesterol e triglicerídeos
Tanto a chlorella, quanto a spirulina, possuem altos níveis de compostos antioxidantes em sua formação. Isso é valioso para o sangue, que pode se beneficiar da suplementação com a ajuda no controle do colesterol ruim e do triglicerídeos.
Outra importante propriedade presente nas microalgas é oômega 3, que são importantes para a melhora dos índices de triglicerídeos, especialmente quando o seu consumo está aliado com uma boa alimentação e um estilo de vida saudável.
Auxilia na qualidade do sistema cardiovascular
Um dos principais benefícios já notados pelo consumo regular da chlorella e spirulina está na ajuda do controle da pressão arterial. Suas propriedades antioxidantes ajudam o sistema cardiovascular tanto nessa situação, quanto no combate a doenças como a aterosclerose, que pode se beneficiar com os níveis de magnésio dessas microalgas.
Importantes propriedades anti inflamatórias
Para combater os danos causados pelos radicais livres, nada melhor do que uma boa dose de antioxidantes. E a concentração deles na suplementação com chlorella e spirulina ajudam a manter as células e os tecidos mais saudáveis, atuando fortemente na prevenção do desenvolvimento de doenças.
Aumento da massa muscular
Quem treina pesado na academia vai adorar esse benefício da chlorella e spirulina: essas substâncias possuem proteínas de alto valor biológico, capaz de contar com todos os aminoácidos que são necessários para que as proteínas sejam formadas e, assim, os músculos cresçam.
Mas essa estratégia só é válida para quem pratica exercícios, especialmente os de força e resistência, já que é preciso romper com as fibras musculares para o crescimento dos músculos.
Como incluir chlorella e spirulina na rotina?
A forma mais indicada para o consumo da chlorella e spirulina está na suplementação, sempre com os alimentos sendo manipulados por especialistas.
No entanto, é importante que essa recomendação de consumo sempre seja feita por um profissional da saúde, porque o uso das microalgas sem dosagem correta pode ser perigoso.
Além disso, algumas medicações não podem ser combinadas com o uso de chlorella e spirulina, assim como pessoas com algumas condições médicas podem não se beneficiar do consumo destes superalimentos. Na dúvida, é sempre importante consultar um profissional e se certificar de que aquela suplementação só trará benefícios para a sua saúde.
Apesar de potentes, é importante lembrar que a suplementação com chlorella e spirulina não é milagrosa. Esses elementos são ricos em componentes nutricionais e trazem sim muitos benefícios à saúde, mas a suplementação só será válida ao lado de um acompanhamento profissional e com um estilo de vida saudável.
Gostou desse conteúdo? Leia mais sobre saúde, bem-estar e alimentação com o Receitas Nestlé!