A partir de outubro de 2022, foram implementadas mudanças e criadas regras para uma nova rotulagem nutricional de alimentos embalados e processados. Dentre as obrigações, está a adoção da rotulagem nutricional frontal.
A informação nutricional é uma lista de informações importantes que geralmente é encontrada nas embalagens dos produtos e fornece detalhes sobre a composição nutricional do alimento, incluindo a quantidade de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.
Para entender melhor sobre as mudanças e por que elas ocorreram, o Receitas Nestlé criou este artigo completo sobre a nova rotulagem nutricional. Acompanhe a seguir!
O que é a rotulagem nutricional?
A rotulagem nutricional é composta por inscrição, legenda, imagem ou qualquer matéria descritiva em sua embalagem que informe detalhes sobre um alimento ou bebida. O seu objetivo é facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos e assim auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.
Além disso, a rotulagem nutricional também pode ajudar as pessoas a controlar sua ingestão de nutrientes, como açúcar, gordura e sódio, que podem afetar a saúde.
Ela é composta por:
- Lista de ingredientes;
- Tabela de nutrientes;
- Informações nutricionais complementares;
- Informações adicionais, seja sobre reciclagem, como descartar ou até o modo de preparo.
O que é a nova rotulagem nutricional?
A nova rotulagem nutricional é uma atualização das normas e estabelece mudanças na legibilidade, no teor e na forma de declaração de informações na tabela de informação nutricional, bem como inova ao adotar a rotulagem nutricional frontal.
No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as novas regras entraram em vigor em outubro de 2022 para novos produtos.
As novas normas foram estabelecidas pela Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 429 e Instrução Normativa nº 75, publicadas em outubro de 2020.
Para produtos que já estavam no mercado na data estabelecida, há um prazo de adequação mais extenso.
- Alimentos em geral: 9 de outubro de 2023;
- Alimentos fabricados pela agricultura familiar ou empreendimento familiar rural, econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte ou artesanal: 9 de outubro de 2024;
- Bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, observando o processo gradual de substituição dos rótulos: 9 de outubro de 2025.
Por que o rótulo nutricional mudou?
A nova rotulagem nutricional tem como objetivo fornecer informações mais claras e úteis sobre a composição nutricional dos alimentos, para que as pessoas possam fazer escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes.
O que muda nos novos rótulos?
A nova rotulagem nutricional é composta por três principais elementos na embalagem do alimento ou bebida. Falaremos sobre cada um deles e suas mudanças com a nova legislação.
Tabela de informação nutricional
A tabela de informação nutricional é uma seção do rótulo que contém informações padronizadas e organizadas sobre a composição nutricional dos alimentos. É nela que os consumidores podem encontrar detalhes sobre as quantidades de cada componente em 100g e na porção do alimento.
A tabela nutricional informa:
- Quantas porções têm na embalagem;
- Qual é a porção de referência, ou seja, a quantidade de alimento utilizada como referência para fins de rotulagem nutricional e qual é o equivalente em medidas caseiras (colher, xícara…);
- Valor energético (calorias) e a lista de nutrientes de declaração obrigatória por 100g ou 100ml e na porção de consumo com sua relação com o valor diário recomendado (%VD).
Com as novas normas, ela passou por algumas mudanças significativas. A primeira delas é que, visualmente, deverá ser apresentada em letras pretas e fundo branco, evitando qualquer possibilidade de contrastes que atrapalhem a leitura da tabela.
Depois, quanto às informações presentes, as mudanças foram as seguintes:
O que significa o %VD?
O %VD indica a quantidade de energia e nutrientes que uma porção do alimento fornece em relação à ingestão diária recomendada desses nutrientes. Os valores diários de referência são baseados em dados científicos sobre as necessidades nutricionais e ajudam os consumidores a entender melhor o valor nutricional de um alimento.
Por exemplo, se o %VD indicado no rótulo de um composto lácteo é 4% para o sódio, significa que uma porção do produto contém 80 mg de sódio, o que corresponde a 4% da quantidade diária recomendada de sódio para um adulto.
Essa informação ajuda os consumidores a entender o valor nutricional de cada alimento e escolher alimentos mais conscientes.
Rotulagem nutricional frontal
A implementação da rotulagem nutricional frontal foi a principal mudança. Ela é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. O principal objetivo é informar o consumidor sobre o alto conteúdo de nutrientes que tenham relevância para a saúde, de forma simples e clara.
Os nutrientes em questão são o sódio, as gorduras saturadas e os açúcares adicionados, nutrientes que têm relevância para a saúde.
Para esclarecer, foram criados designs específicos para que o consumidor consiga identificar com facilidade o alto teor desses nutrientes. É obrigatório o uso das imagens na face frontal da embalagem, na parte superior, caso:
Caso algum desses nutrientes estejam presentes no alimento ou bebida em quantidade superior ao definido na legislação, a rotulagem frontal deve ser aplicada, seguindo os modelos desenvolvidos:
Alegações nutricionais
As alegações nutricionais são informações fornecidas, voluntariamente, pelos fabricantes de alimentos e bebidas em suas embalagens, com o objetivo dedestacar as qualidades e diferenciais dos produtos.
No entanto, elas devem seguir critérios estabelecidos pela legislação, para garantir que as informações fornecidas sejam precisas e úteis para o consumidor. As principais orientações são:
- Alimentos com rotulagem frontal de açúcar adicionado, não deve ter alegações para açúcares totais ou adicionados;
- Alimentos com rotulagem frontal de gordura saturada, não deve ter alegações para gorduras totais, saturadas, trans e colesterol;
- Alimentos com rotulagem frontal de sódio, não deve conter alegações para sódio e sal;
- Alegações não podem estar na parte superior do painel caso o alimento tenha rotulagem nutricional frontal.
Alguns exemplos de alegações:
“Fonte de Fibras, Vitaminas e Minerais”
“50% redução de calorias, 70% redução de gorduras saturadas”
“Zero adição de açúcar, Zero adição de sal”
E essas são as principais mudanças da nova rotulagem nutricional. E aí, você já sabia que os rótulos funcionam assim? Conhecendo melhor sobre como analisar os nutrientes dos alimentos e bebidas, fica mais fácil para escolher os alimentos e ter uma alimentação mais equilibrada e nutritiva!
Se quiser compreender melhor as mudanças da rotulagem nutricional, baixe nosso e-book sobre o tema!
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com amigos e colegas, e continue acompanhando o Receitas Nestlé, onde nós produzimos matérias sobre bem-estar nutrição e saúde todos os dias!