Adicionar frutas à alimentação diária é uma forma simples de aumentar a ingestão de nutrientes e manter a saúde em dia. Além de frutas conhecidas, como a laranja e a maçã, podemos também dar uma chance a opções exóticas para variar o cardápio – como a fruta-do-conde, que possui diferentes nutrientes e propriedades.
Fruta-do-conde: benefícios
Além de ser deliciosa, essa fruta diferente oferece vários benefícios à saúde, como os seguintes:
Fruta-do-conde: benefícios para as células
Uma das principais qualidades da fruta-do-conde é sua alta concentração de antioxidantes – compostos que combatem a ação danosa do excesso de radicais livres no organismo –, prevenindo o envelhecimento precoce das células do corpo inteiro. Entre os antioxidantes da fruta-do-conde, merecem destaque o ácido caurenóico, a vitamina C, os carotenoides e os flavonoides.
Fruta-do-conde: benefícios para a saúde mental
A fruta-do-conde é rica em vitamina B6, também conhecida como piridoxina, um nutriente que estimula a produção de serotonina e dopamina – neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar e felicidade. Então, adicionar alimentos ricos em vitamina B6 à dieta, como a fruta-do-conde, pode auxiliar no tratamento da depressão e de outros transtornos mentais – não esquecendo que essa condições devem ser sempre acompanhadas por um profissional especializado.
Fruta-do-conde: benefícios para os olhos
Entre os antioxidantes da fruta-do-conde está a luteína, um carotenoide fundamental para manter os olhos saudáveis. Ao proteger esses órgãos da ação oxidativa dos radicais livres, a luteína previne diversas doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e degeneração macular.
Fruta-do-conde: benefícios para a pressão arterial
O potássio e o magnésio presentes na fruta-do-conde promovem a dilatação das veias, diminuindo a pressão arterial. Logo, esses minerais previnem doenças cardiovasculares causadas ou agravadas pela hipertensão, como derrame e infarto.
Fruta-do-conde: benefícios para o intestino
Por causa da sua alta quantidade de fibras alimentares – nutrientes que não são absorvidos pelo organismo –, a fruta-do-conde promove um bom funcionamento do intestino. Além disso, essas fibras beneficiam a flora intestinal e facilitam a produção de ácidos graxos de cadeia curta, que protegem o trato digestivo contra doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerativa e doença de Crohn.
Fruta-do-conde: benefícios para as articulações
A fruta-do-conde tem propriedades anti-inflamatórias – o que ajuda a prevenir e aliviar os sintomas de doenças causadas pela inflamação, como artrite (condição na qual há inflamação das articulações). Além disso, essa fruta contém magnésio, que regula a quantidade de água no corpo e retira o excesso de ácido das articulações.
Fruta-do-conde: benefícios para o coração
A fruta-do-conde protege o coração e o sistema cardiovascular como um todo porque – entre outros benefícios – diminui a pressão arterial, combate a inflamação e protege as células da ação danosa dos radicais livres. Por causa dessas propriedades, ela previne várias doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e derrame.
Fruta-do-conde: benefícios para a imunidade
Presente na fruta-do-conde e em outras frutas tropicais, a vitamina C desempenha um papel importante na manutenção e fortalecimento da imunidade – tanto que a deficiência de vitamina C está ligada a um maior risco de infecções. Então, para usufruir de todos os benefícios dessa vitamina completa, adicione frutas ricas em vitamina C à dieta, como a deliciosa fruta-do-conde!
Fruta-do-conde: benefícios para os ossos
Entre os nutrientes da fruta-do-conde estão ocálcio, o magnésio e o fósforo, essenciais para manter os ossos fortes e saudáveis, evitando doenças como osteopenia e osteoporose.
Fruta-do-conde: benefícios para a pele
A vitamina C presente na fruta-do-conde estimula a produção de colágeno pelo organismo, que é a principal proteína responsável por manter a firmeza e elasticidade da pele. Além disso, outros antioxidantes da fruta-do-conde protegem as células epiteliais da ação oxidativa dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Para conhecer mais frutas exóticas e saudáveis, como pitaia, cajá e tamarindo, acesse o site Receitas Nestlé!