Pode comer pipoca na dieta?

Pode comer pipoca na dieta? Entenda as opções para comer sem culpa

Quem aí ama uma pipoca crocante e saborosa para acompanhar um filme ou curtir um lanchinho da tarde? Agora, dá pra comer pipoca na dieta sem culpa? A resposta é SIM! 

Mas calma, não adianta encher o balde com sal e manteiga, pois ai não tem dieta que sobreviva a tanta gordura. 

Por isso, vamos te mostrar o mundo mágico da pipoca fit, e entender como esse lanchinho delicioso pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.  

Se você tá buscando um lanche saudável, prático e delicioso, vem com a gente nessa aventura pipoqueira. 

Afinal, pode comer pipoca na dieta? 

Sim, você pode sim se deliciar com uma pipoca crocante e saborosa sem culpa, desde que faça as escolhas certas. 

O milho é uma importante fonte de nutrientes com excelente potencial funcional. A presença de compostos bioativos, óleos e amido fazem com que esse alimento seja associado a uma série de benefícios à saúde, tais como: a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo II, e obesidade. Além disso a pipoca apresenta bom valor nutritivo, sendo uma fonte de fibras, já que fornece 3,6g de fibras em uma porção de 25g. Dessa forma, o consumo diário de milho é recomendado, podendo ser inserido em variados tipos de dietas. 

Em suma, A pipoca natural, sem adição de gorduras, açúcares ou outros ingredientes processados, é um lanche leve, nutritivo e rico em fibras, que te ajuda a se sentir saciado por mais tempo e contribui para uma dieta saudável. 

Mas atenção: nem toda pipoca é igual! As versões industrializadas, pré-poppedas ou com manteiga, geralmente são ricas em calorias, sódio e gorduras (saturadas e hidrogenadas), que podem prejudicar sua saúde e dificultar o processo de emagrecimento. 

A chave para aproveitar os benefícios da pipoca na dieta está em prepará-la em casa de forma saudável e saborosa.

Cadastro

Como colocar a pipoca na dieta? 

Para incluir a pipoca na sua dieta de forma saudável e deliciosa, siga estas dicas: 

1. Escolha o milho: opte por milho para pipoca em grãos, de preferência orgânico ou natural, sem adição de sal ou outros temperos. Assim, você tem o controle total sobre os ingredientes e pode temperar a gosto. 

2. Prepare em casa: evite as pipocas industrializadas, pré-poppedas ou com manteiga, pois geralmente são ricas em calorias, sódio e gorduras (saturadas e hidrogenadas). Fazer a pipoca em casa é muito mais fácil e saudável do que você imagina; 

3. Três métodos saudáveis: Você pode preparar sua pipoca no fogão, no micro-ondas ou até mesmo na airfryer. Escolha o método que mais te agrada e mãos à obra;. 

4. Tempere com criatividade: use sua criatividade para temperar a pipoca e experimente especiarias como páprica doce, curry, orégano, pimenta do reino, ervas frescas picadas, queijo parmesão ralado ou até mesmo um fio de mel, sempre com moderação; 

5. Controle a porção: por ser um alimento leve e crocante, é fácil se empolgar e comer mais do que o necessário. Por isso, controle a porção para evitar excessos; 

6. Combine com outros alimentos: a pipoca pode ser combinada com diversos outros alimentos para um lanche completo e balanceado. Experimente com frutas frescas, iogurte natural, pasta de grão de bico ou homus. 

7. Use a criatividade: explore novas receitas e combinações de sabores para deixar sua pipoca ainda mais deliciosa e nutritiva.  

Lembre-se sempre de consultar um profissional da nutrição para entender restrições e quantidades adequadas para suas necessidades. 

Outros snacks saudáveis para turbinar sua dieta 

Além da pipoca fit, existem diversas outras opções de snacks saudáveis e nutritivos para você incluir na sua dieta como: 

Frutas e vegetais frescos:  

Uma opção prática, refrescante e rica em vitaminas, minerais e fibras.  

Corte suas frutas favoritas em palitos ou coma-as inteiras, e para os vegetais, experimente cenoura, pepino, tomate ou até mesmo palitos de couve-flor assados. 

Iogurte natural com frutas e granola:  

Combinação leve, saborosa e rica em proteínas, cálcio e fibras. Opte por iogurte natural sem adição de açúcar e escolha frutas frescas e granola caseira sem adição de gorduras trans ou açúcares refinados. 

Ovos cozidos:

Uma fonte de proteína de alto valor biológico que te ajuda a se sentir saciado por mais tempo. Cozinhe os ovos de sua preferência (cozidos, mole ou pochê) e tempere com sal, pimenta e ervas frescas. 

Nozes e castanhas:

Ricas em proteínas, fibras, gorduras boas e vitaminas, as oleaginosas são um lanche perfeito para quem busca energia e saciedade. Experimente mix de castanhas, amêndoas, nozes ou castanhas do Pará. 

Homus com legumes:  

Essa pasta à base de grão de bico rica em proteínas, fibras e sabor é muito prática para comer no dia a dia durante sua dieta. 

Sirva o homus com palitos de cenoura, pepino, pimentão ou outros legumes frescos para um lanche crocante e nutritivo. 

Aqui tem uma receitinha simples para você fazer homus em casa, confira! 

Chips de batata doce:  

Uma alternativa mais saudável aos chips de batata tradicionais.  

Corte a batata doce em fatias finas, tempere com azeite, sal e especiarias de sua preferência, e asse até ficarem crocantes. 

Frutas secas:  

Por fim temos essa opção prática para levar na bolsa e ter um lanche nutritivo à mão,, que ainda alivia a vontade de comer aquele docinho. 

Escolha frutas secas sem adição de açúcar, como uva passa, damasco, ameixa ou figo. 

Variedade sem prescindir da saúde com Receitas Nestlé 

Em Receitas Nestlé, você encontra muito mais do que pratos saborosos: encontra inspiração para uma vida mais saudável e saborosa com nossas receitas práticas e nutritivas. 

Turbine sua dieta com snacks saudáveis e nutritivos, como pipoca fit, frutas frescas, iogurte natural, ovos cozidos, oleaginosas, homus com legumes e chips de batata doce. 

Assim, você sai da mesmice e tem variedade para saborear, sem se preocupar e sem passar foma. 

Combine esses lanches com refeições balanceadas e pratique atividade física regularmente para ter uma vida mais plena e cheia de sabor. 

Aproveite nossa seção com várias receitas saudáveis e consulte sempre um profissional da nutrição para cardápios personalizados. 

Contribuição de:

Raissa Silva Ribeiro Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas