Os rótulos dos produtos alimentícios são essenciais para informar adequadamente os consumidores quanto aos alimentos que irão às prateleiras. O órgão responsável pela regulamentação desses rótulos é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que publicou a atualização sobre a nova rotulagem de alimentos em 2020. A nova rotulagem de alimentos entrou em vigor efetivamente no dia 9 de outubro de 2022, mudando algumas características nos rótulos para facilitar a compreensão do consumidor.
O processo de rotulagem busca aprimorar as regras para declaração da rotulagem nutricional, com o objetivo de facilitar sua compreensão pelos consumidores brasileiros e ajudar a realizar escolhas alimentares mais conscientes e adequadas às necessidades individuais.
Nova rotulagem de alimentos: como será?
Essa nova rotulagem de alimentos trará uma novidade: a rotulagem nutricional frontal, para que alguns nutrientes ganhem mais atenção do que quando estavam no verso da embalagem. Na prática, essa rotulagem nutricional frontal serão símbolos para avisar que determinado produto tem alto teor de sódio,açúcar adicionado ou gorduras saturadas.
Os novos rótulos também contarão com diferenças na tabela nutricional e nas alegações nutricionais, ou seja, nas afirmações das características dos produtos, como dizer que ele é “sem açúcar”.
Mas como será a nova rotulagem de alimentos? Explicaremos cada detalhe a seguir!
Tabela Nutricional – cores e informações
A Tabela Nutricional informa a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras, entre outros nutrientes do alimento. Ela passará por mudanças na implementação da nova rotulagem de alimentos, devendo ter apenas letras e números em cor preta contra um fundo branco, para ajudar na legibilidade.
As informações presentes na tabela também passarão por uma modificação: na nova rotulagem de alimentos, é obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, e também de dados como o valor energético e dos demais nutrientes por porção e por 100g ou 100ml do produto, facilitando assim a comparação entre os produtos.
Ela deverá ficar próximo à lista de ingredientes (no mesmo painel ou em um painel adjacente), sem divisão e em uma superfície que seja bem visível, livre de áreas encobertas, deformações ou qualquer fator que dificulte a visualização.
Rotulagem frontal
Comumente, observamos que as informações nutricionais são trazidas na parte de trás das embalagens, mas isso vai mudar com a nova rotulagem de alimentos, visto que a grande novidade será a adoção da rotulagem nutricional frontal. As novas normas exigem que seja colocado na parte da frente uma sinalização avisando sobre alto teor de alguns nutrientes, sendo: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
A ideia da rotulagem frontal é esclarecer o consumidor, de forma clara e simples sobre o alto conteúdo desses nutrientes que têm relevância para a saúde. A nova rotulagem de alimentos contará com a imagem de uma lupa de aviso na parte da frente da embalagem, logo na parte de cima, para melhor legibilidade.
Essa lupa será utilizada caso esses componentes estejam presentes nas seguintes quantidades:
- Em açúcares adicionados: quando o alimento sólido apresentar 15 g ou mais em 100 g de alimento; ou 7,5 g ou mais em 100 mL de alimentos líquidos.
- Em gordura saturada: quando o alimento sólido apresentar 6 g ou mais em 100 g; ou 3 g ou mais em 100 mL de alimentos líquidos.
- Em sódio: quando o alimento sólido apresentar 600 mg ou mais em 100 g de alimento; ou 300 mg ou mais em 100 mL de alimentos líquidos.
No caso dos alimentos que requerem preparo com adição de outros ingredientes, os limites mencionados devem ser aplicados com base no alimento pronto para o consumo, conforme instruções de preparo indicadas pelo fabricante no rótulo, sem considerar o valor nutricional dos ingredientes adicionados.
Essa característica da nova rotulagem de alimentos pode ajudar os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes, de uma forma mais clara e simplificada!
As alegações nutricionais ainda serão consideradas informações voluntárias na nova rotulagem de alimentos. Essa alegação nutricional indica que um alimento possui propriedades nutricionais positivas relativas ao seu valor energético ou ao conteúdo de nutrientes.
Mas atenção! Para evitar contradições, produtos com rotulagem frontal de sódio não poderão ter alegações nutricionais sobre sódio ou sal; os alimentos com rotulagem frontal de gordura saturada não poderão ter alegações nutricionais sobre gorduras totais, saturadas, trans e colesterol; e, finalmente, produtos com rotulagem frontal de açúcares adicionados não poderão ter alegações nutricionais sobre açúcares totais ou adicionados.
Para que serve o rótulo?
O rótulo é parte obrigatória da embalagem de um produto ao ser colocado à venda e é o principal meio de informação sobre os componentes do produto. Exatamente por trazer dados que importam ao comprador, o rótulo deve ser claro e legível.
A nova rotulagem de alimentos pode facilitar a leitura das informações nutricionais relevantes; além de prevenir que informações importantes sejam colocadas de maneira pouco visível, avisando também sobre o alto teor de ingredientes e nutrientes que podem ser prejudiciais quando consumidos em excesso.
Para te ajudar ainda mais na leitura dos rótulos, vamos trazer algumas informações das principais partes dele:
Lista de ingredientes
É onde o produtor declara todos os ingredientes colocados no produto em ordem decrescente de quantidade – ou seja, os ingredientes em maior quantidade são descritos primeiro.
Logo após a lista de ingredientes estão listadas as informações relacionadas aos possíveis agentes alérgenos e/ou que causam reações adversas em pessoas intolerantes ou sensíveis, como a lactose, o glúten, entre outros.
Tabela Nutricional
A tabela que passará por mudanças significativas na nova rotulagem de alimentos é muito importante para a verificação da quantidade de carboidratos, proteínas, fibras alimentares, gorduras (totais, saturadas e trans), sódio, valor energético e outros nutrientes, além da coluna de percentual de valores diários (%VD)..
Essa coluna do percentual de valores diários é a porcentagem de energia e nutrientes de um produto e é baseada em dados científicos sobre as necessidades nutricionais ou sobre a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, sendo também aplicada na rotulagem nutricional e nas alegações de propriedades funcionais e de saúde.
Que tal um ebook sobre a nova rotulagem?
Para ter todas as informações sobre a nova rotulagem sempre à mão (e pronta para compartilhar), você pode baixar o nosso e-book Compreendendo as mudanças na rotulagem nutricional. Ele foi produzido por uma equipe de nutricionistas e com certeza vai te ajudar. Baixe aqui seu e-book!
Gostou desse texto sobre a nova rotulagem de alimentos? Se sim, te convidamos a ler outros artigos interessantes sobre alimentação saudável e saúde. O Receitas Nestlé conta com uma série de informações interessantes para você ficar nutrido de conhecimento!