O cajá é uma frutinha pequena, mas gigante em termos nutricionais. Se você já comeu cajá, ou qualquer outra comida preparada a partir dele, saiba que estava saboreando um alimento que, além de delicioso, é extremamente saudável: são muitos os benefícios do cajá na dieta!
Para se ter uma pequena ideia, o cajá é rico em cálcio, fósforo e ferro, assim como em vitaminas A, B e C. Os benefícios do cajá para saúde são tantos que começam já na barriga da nossa mãe, quando ainda estamos em formação no útero.
Então, que tal vir com a gente conhecer todos os detalhes dos benefícios do cajá? Vamos lá!
LEIA TAMBÉM:
6 benefícios da água de coco para a saúde
8 benefícios da graviola para a saúde
Opções de café da manhã para acordar bem
Benefícios do cajá: ossos fortes
O cálcio é um mineral super importante na vida de quem quer ter ossos fortes para poder mexer o esqueleto sempre que for dançar, correr ou caminhar. Até porque alimentação saudável e atividade física tem tudo a ver!
Muitos acham que só se encontra cálcio no leite. Ledo engano! Saiba que a presença desse nutriente é um dos benefícios do cajá para saúde. E se tem cálcio, tem ossos fortalecidos para evitar a osteoporose – doença muito comum nas mulheres, que provoca quedas e fraturas.
Benefícios do cajá: músculos fortes
Sabia que o cálcio tem um parceiro e tanto nos cuidados com nossa saúde? É o fósforo, mais um mineral para deixar o organismo riquíssimo. E ele contribui não apenas para a saúde dos ossos, mas também na dos músculos!
Aliás, esse é mais um benefício do cajá na dieta: a fruta carrega fósforo na sua bagagem de nutrientes, o que ajuda nos processos orgânicos da contração muscular, que está diretamente ligado à nossa locomoção e nos permite praticar atividades físicas sem problemas. Resumindo: nosso desempenho físico melhora e ainda combatemos a fadiga.
Benefícios do cajá: rica em vitaminas
Um dos principais benefícios do cajá para a saúde é a riqueza de vitaminas, incluindo as vitaminas A, B2 e C.
A vitamina A é um nutriente forte e potente, que protege a saúde dos olhos, reduz os riscos de termos câncer, aumenta nossa imunidade, diminui as acnes (mais conhecidos como cravos e espinhas) e ainda deixa os cabelos mais fortes e saudáveis.
E quem quer cabelos bonitos, certamente quer pele boa também! Outro benefício do cajá é trazido pela vitamina B2, um nutriente maravilhoso capaz de ajudar no processo de renovação das células do nosso organismo e ainda previne doenças cardiovasculares. Definitivamente, os benefícios do cajá são enormes.
Estamos esquecendo de alguma coisa? Claro, falta a vitamina C! Vamos abrir um novo capítulo dessa história para explicar os benefícios do cajá na gravidez. Segue lendo para entender.
Benefícios do cajá: mamães e bebês fortes
Antes de falarmos da vitamina C, precisamos abrir um intervalo para continuarmos falando da vitamina B2, porque ela também tem tudo a ver com os benefícios do cajá na gravidez. É que esse nutriente vai fazer o bebezinho que a mamãe carrega no ventre se desenvolver bem e com muita saúde; e a vitamina ainda dá uma boa controlada na pressão arterial da mãezinha, impedindo que ela sofra uma pré-eclâmpsia.
Agora, sim, podemos entrar nos benefícios do cajá na gravidez garantidos pela vitamina C. Nesse período da vida da mulher também é muito comum a ocorrência de estresse oxidativo, que é um desequilíbrio capaz de aumentar os radicais livres e provocar danos ao organismo. E um dos benefícios do cajá na gravidez é justamente a ação antioxidante da vitamina C, muito importante para combater os danos provocados pelos radicais livres.
E tem mais uma coisa: a vitamina C ainda previne a deficiência de ferro no organismo e, consequentemente, a anemia, que acomete bastante as gestantes e será nosso próximo assunto.
Benefícios do cajá: combate à anemia
Além de contar com a vitamina C como um forte aliado para que o organismo absorva melhor o ferro, o cajá é uma fruta que por si só já contém esse mineral. E por que é tão importante ter ferro na nutrição? Porque é ele que vai nos ajudar a evitar a anemia.
A anemia te deixa fraco e sem ânimo, assim você acaba perdendo a vontade de praticar atividade física. Outra coisa que fica comprometida nas pessoas com anemia é o aprendizado. Ou seja, com anemia, é zero qualidade de vida – o que não acontece com quem aproveita todos os benefícios do cajá na nutrição.
Dá para duvidar dos benefícios do cajá para a saúde depois de todas essas explicações? Impossível!
Como usar o cajá e aproveitar os nutrientes da fruta
O cajá, além de todos os benefícios nutritivos, tem um sabor e um aroma irresistíveis. Aliás, a fruta é ótima para fazer sucos, sobremesas, geleias e até vinhos e licores. Além disso, saborear a fruta in natura é maravilhoso.
Para te dar uma colher de chá, vamos listar algumas receitas especiais para preencher o cardápio com os benefícios do cajá para saúde.
Gelado de cajá
Ingredientes
- 3 unidades de polpa de cajá congeladas
- ⅓ xícara de chá de açúcar
- ½ xícara de chá de leite desnatado líquido
- 2 colheres de sopa de leite desnatado em pó
Modo de preparo
- Bata a polpa de cajá congelada juntamente com os demais ingredientes no liquidificador, até formar um creme uniforme;
- Transfira para uma vasilha e sirva.
Refresco de Cajá e Água de Coco
Ingredientes
- 1 polpa de cajá congelada (100 g)
- 1 xícara (chá) de água de coco
- 1 colher (sopa) de coco fresco ralado
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) rasas de Nutren Senior Sem Sabor em Pó (55 g)
Modo de preparo
- Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo. Sirva a seguir.
Frozen de Cajá e Calda de Pitanga
Ingredientes Frozen
- 2 potes de Iogurte Nestlé Natural Integral
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 lata de Nestlé Creme de Leite
- 2 pacotes de polpa de cajá congelada (200 g)
Calda
- 1 pacote de polpa de pitanga congelada (100 g)
- ½ xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo Frozen
- Em um liquidificador, bata o iogurte Nestlé com o açúcar, o Nestlé Creme de Leite e a polpa de cajá.
- Coloque em um recipiente, cubra com um filme plástico e leve ao congelador por cerca de 2 horas.
- Retire do congelador, espere amolecer e bata novamente.
- Cubra com o filme plástico e retorne ao congelador por mais 2 horas ou até ficar firme.
Calda
- Em uma panela, misture a polpa de pitanga com o açúcar.
- Leve ao fogo e ferva por cerca de 10 minutos, até dar o ponto da calda.
- Espere esfriar e conserve-a em geladeira, em um recipiente tampado. Sirva com o frozen.
Frapê de Verão
Ingredientes
- 1 Leite Moça (lata ou caixinha) 395g
- 300 g de polpa de cajá
- 1 forma de gelo
Modo de preparo
- Em um liquidificador bata o Leite Moça, o cajá e o gelo, até obter uma bebida homogênea.
- Distribua a bebida nos copos e sirva.