O capim-santo, também conhecido como capim-limão, capim-cheiroso ou capim-cidreira, é uma planta medicinal rica em compostos como limoneno, geraniol, citral e mirceno.
Originário das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia e do Sri-Lanka, o capim-santo vem sendo utilizado por seus efeitos medicinais há séculos, devido a sua ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica e diurética.
Com seu aroma similar ao do limão, o capim-santo é muito utilizado para preparar chás, compressas, sucos, bolos e até geleias, além de óleos essenciais.
"É importante lembrar que o uso de plantas medicinais, como o capim-santo, deve ser feito com cautela e, de preferência, com orientação profissional, especialmente em populações vulneráveis como gestantes, idosos e crianças."
Continue a leitura para conhecer os principais benefícios do chá de capim-santo, como prepará-lo de forma simples e as precauções necessárias ao consumi-lo.
Para que serve o chá de capim santo?
Como se trata de uma planta medicinal, o chá de capim-santo possui diversos benefícios. Alguns deles são:
- Ação antioxidante e anti-inflamatória: o chá de capim-santo possui ação antioxidante e anti-inflamatória, que auxilia no combate aos radicais livres, ajuda no tratamento da gastrite já que diminui a acidez no estômago, reduz o colesterol pois impede a oxidação das células de gordura e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

"O efeito antioxidante é interessante para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2 e hipertensão, pois ajuda a reduzir o estresse oxidativo."
- Propriedades analgésicas: o chá de capim-santo também pode ajudar a aliviar dores leves como cólica, dor muscular e dor de cabeça, pois o mirceno e citral, dois compostos presentes na planta, são analgésicos.
- Propriedades diuréticas: este chá pode auxiliar na perda de peso, no controle da pressão arterial e na eliminação de toxinas, pois sua ação diurética alivia o sistema renal, previne a formação de pedras nos rins e infecções urinárias, e auxilia na eliminação do excesso de sódio pela urina.
"Embora o efeito diurético possa ser útil, é fundamental que pacientes com doenças renais não utilizem o chá de forma contínua sem orientação médica ou nutricional."
- Ação sedativa, calmante e relaxante: o citral atua no sistema nervoso central, mais especificamente nos receptores gabaérgicos, e sua ação traz um efeito sedativo leve, ajudando a relaxar os músculos e a induzir ao sono; o chá de capim-santo também pode auxiliar com ansiedade e estresse, se utilizado com frequência.
- Ação bactericida e antisséptica: este chá ajuda a combater o mau hálito causado por gengivite, devido a sua ação bactericida e antisséptica. Além disso, essas ações também ajudam a melhorar o sistema imunológico.
- Propriedades antiespasmódicas e carminativas: essas propriedades do chá de capim-santo ajudam a relaxar os músculos do trato gastrointestinal, auxiliando no processo digestivo e melhorando a sensação de inchaço, gases e cólicas intestinais.
Como fazer chá de capim santo?
O chá de capim-santo pode ser consumido de 2 a 3 vezes ao dia e possui um preparo bem simples, sendo feito por infusão:
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas frescas de capim-santo;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de fazer:
- Coloque as folhas frescas picadas em uma xícara e cubra com água fervente.
- Tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos.
- Coe e beba em seguida.
- Você também pode optar por adoça-lo com mel, açúcar ou adoçante.
Contraindicações do chá de capim santo
Se consumido em excesso o chá de capim-santo pode causar tontura, sono, enjoo, fraqueza, boca seca e pressão baixa, portanto, respeite a quantidade recomendada e se necessário, consulte um profissional de saúde.
Não é indicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças e adolescentes menores de 18 anos, ou pessoas com glaucoma, doenças no coração, fígado ou rins.
Pessoas com alergia a gramíneas podem apresentar reações alérgicas ao consumirem esse chá.
Receitas Nestlé: Chá de Capim Santo
O que achou de descobrir mais sobre o capim-santo, seus benefícios e como prepará-lo? Caso tenha interesse em aprender sobre outros chás, sugerimos o chá de cavalinha e o chá de graviola.
Em Receitas Nestlé você encontra um catálogo completo de receitas de pratos, bebidas e chás para acrescentar a sua rotina ou fazer em momentos especiais e surpreender seus convidados.
Referências:
https://www.healthline.com/health/food-nutrition/lemongrass-tea
https://www.medicalnewstoday.com/articles/321969#Benefits-of-lemongrass-tea