O chá é uma bebida popular, especialmente por sua capacidade de acalmar. Mas, com as infinitas possibilidades de combinações, infusões e ingredientes, ainda há algumas variedades de chá pouco conhecidas. Você já tomou chá de cavalinha, por exemplo? Não é uma das plantas mais famosas, mas seu efeito diurético e a forte presença de silício são atrativos interessantes para quem procura se livrar daquele líquido acumulado no corpo e reforçar os ossos.
Mas, além desses benefícios, para que serve chá de cavalinha? Essa erva tem outras ações que auxiliam a manter uma boa saúde, por isso, vale a pena ter essa opção na dispensa. Aqui você vai ver tudo sobre chá de cavalinha, suas propriedades, como fazer e contraindicações.
O que é cavalinha?
A cavalinha, ou Equisetum arvense, é uma planta perene com uma longa história de uso medicinal. Rica em silício, um mineral essencial para saúde das unhas, pele, ossos e cabelos. Pode ser consumida como chá ou extrato.
O nome "cavalinha" tem origem na aparência peculiar do caule da planta, que lembra a cauda de um cavalo, o que inspirou essa associação. Esse caule fino, segmentado e ereto também é a razão de outros nomes populares, como "cola-de-cavalo", "cavalinha-dos-campos" e "cauda-de-cavalo".
A planta, que também se assemelha a um bambu em sua estrutura, é comum em várias partes do mundo, incluindo a Europa, o Oriente Médio e algumas regiões da América, especialmente em áreas úmidas e temperadas. O nome reflete, assim, tanto sua forma quanto o imaginário popular relacionado a animais e natureza.
A Cavalinha pode ser utilizada como uma planta medicinal para combater doenças infecciosas ou inflamatórias, já que apresenta diversos compostos relacionados a essas funções. Além disso, vem sendo utilizada por agricultores por seu efeito fungistático e antimicrobiano para agregar a conservação vegetal, bem como o uso sustentável da biodiversidade.

Chá de cavalinha: para que serve essa bebida?
Conhecido pelos seus diversos benefícios à saúde, principalmente por possuir compostos como silício, flavonoides e antioxidantes. Aqui estão alguns dos principais benefícios do chá de cavalinha:
- Ossos fortes: o silício é essencial na formação dos tecidos do corpo, como ossos e músculos, ajudando a manter a densidade óssea e muscular. Contribui também para o crescimento das unhas. É indicada para ajudar a prevenir doenças ósseas, como a osteoporose;
- Bom para pele e para o cabelo: por auxiliar na condução e absorção de colágeno, o silício beneficia a saúde da pele e dos cabelos, proporcionando um aspecto mais saudável e firme, acelerando o processo de cicatrização;
- Desinchar o corpo: o efeito diurético natural ajuda no combate à retenção de líquido no organismo, importante para eliminar as toxinas do organismo porque estimula o nosso corpo a produzir mais urina. Podendo ser útil para pessoas com problemas renais, ou que sofrem com a retenção de líquidos;
- Prevenção do envelhecimento: a cavalinha tem propriedades antioxidantes, o que contribui para proteger as células dos efeitos oxidativos, retardando o envelhecimento precoce;
- Combate à celulite: como possui ação diurética e anti-inflamatória, o chá de cavalinha pode ser benéfico no alívio do inchaço e na redução da celulite, por ajudar a eliminar líquidos;
- Saúde intestinal: também devido a seu efeito diurético, a cavalinha pode auxiliar a regular o sistema digestivo e o funcionamento do intestino;
- Anti-inflamatório: como mencionamos, a planta possui propriedades anti-inflamatórias, portanto é capaz de auxiliar a reduzir processos inflamatórios no corpo, sendo indicada como auxiliar no tratamento de artrite e outras condições de inflamação articular.
Dessa forma, o chá de cavalinha pode ser recomendado para suplementar o tratamento de condições como cabelos e unhas frágeis, problemas articulares como artrite e artrose, osteoporose e questões ligadas ao sistema digestivo, como prisão de ventre, acúmulo de líquidos e celulite.
Mas lembre-se: não saia por aí tomando chá de cavalinha como se fosse um remédio! Ele não substitui tratamentos convencionais e, antes de qualquer uso, é fundamental consultar um médico ou especialista.
Dito isso, ter um potinho de cavalinha em casa pode ser uma ótima ideia para diversificar as opções de chás. Quer aprender a preparar o chá de cavalinha perfeito e aproveitar todos os benefícios que ele oferece? Vamos mostrar tudo na próxima seção.
Como fazer chá de cavalinha
Alerta importante: diferente de muitas plantas medicinais, para fazer o chá usamos o talo seco da cavalinha, não as folhas. Para preservar qualquer erva de chá, é preciso seguir algumas dicas de armazenamento: tire da embalagem e guarde num recipiente de vidro, feche bem e identifique com um post-it. Isso ajuda a conservar mais as propriedades da planta medicinal.
Agora, veja como fazer chá de cavalinha:
1. Aqueça 200 ml de água filtrada até começar a formar as primeiras bolhas, sem ferver;
2. Acrescente 1 colher de sopa de talo seco de cavalinha; mexa bem;
3. Tampe a caneca e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos;
4. Coe numa xícara;
5. O chá de cavalinha está pronto!
Se você quiser, pode acrescentar outras ervas, especiarias e ingredientes para dar aquele toque especial e potencializar as propriedades do chá. Algumas sugestões de combinações são: chá de hibisco e cavalinha, chá de cavalinha com gengibre, cavalinha com chá de hortelã, cavalinha com chá de alecrim e muitas outras. Use a sua intuição e capriche!
Chá de cavalinha contraindicações: nada de excessos
Recomenda-se beber até no máximo três xícaras de chá de cavalinha por dia. Isso porque o consumo em excesso, por períodos prolongados, pode causar inflamação e lesão no fígado, lesões no sistema urinário e dor de cabeça.
Por isso, principalmente para quem faz uso de medicamentos diuréticos, não é aconselhável beber chá de cavalinha em grandes quantidades. Assim como quem possui problemas renais e pressão baixa.
Também não é recomendável para gestantes, lactantes e crianças. E não deixe de conversar com seu médico antes de introduzir o chá de cavalinha a sua rotina, para garantir que não aconteça nenhuma interação medicamentosa com remédios que faça uso.
Confira outros conteúdos referentes a chás
- Chás para Fortalecer o Pulmão
- Chá de Folha de Pitanga: benefícios da planta
- Chá Anti-inflamatório
- Chá para o Pâncreas
- Chá para Anemia
- Chá para Rins Inflamados
- Chá para a Tireoide
- Chá Expectorante: opções para aliviar tosse e catarro
Fontes:
How to Make Horsetail Tea | Organic Facts Horsetail: Benefits, Uses, and Side Effects (healthline.com)
Silício – O que é, Benefícios e Deficiências | Cura Natural (naturalcura.com.br)