Chá de Dente de Leão: para que serve e como fazer

Chá de Dente de Leão: para que serve e como fazer

Originária da Europa e Ásia, o dente de leão, também é conhecido por coroa-de-monge, quartilho, chicória-silvestre ou taráxaco, possui o nome científico de Taraxacum officinale. No Brasil, o dente de leão é considerado uma PANC (planta alimentícia não convencional), e uma planta de uso medicinal e alimentar humano e animal, já que possui muitos benefícios para a saúde. É rico em vitaminas, inulina, fitosterois, aminoácidos e minerais

O dente de leão teve seus primeiros registros de uso medicinal feito por médicos árabes no Século XI, mas no Século XVI já era muito utilizado na Europa para tratar condições hepáticas e como cicatrizante de feridas. 

O dente de leão pode ser consumido em chá, ou em sua forma natural em saladas, sucos e receitas salgadas e doces, mas saiba que ele possui um gosto um pouco amargo. Continue a leitura para saber mais sobre os benefícios do chá de dente de leão, como fazê-lo e as possíveis contraindicações

Tratando-se da composição nutricional, mencionada anteriormente, a planta atua na prevenção de diferentes patologias. Rica em ferro, possui atividade protetora para o fígado, atividade anti-inflamatória e auxilia em problemas dermatológicos. Já a vitamina A, presente na planta, auxilia no sistema imunológico. Uma curiosidade é que a raiz da planta pode ser utilizada torrada como um substituto do café. 

Para que serve o chá de dente de leão? 

Alguns dos benefícios do chá de dente de leão são: 

  • Proteção do fígado: anti-inflamatório devido a presença de flavonoides, polifenois e polissacarídeos, o chá de dente de leão pode auxiliar na proteção do fígado, ajudando a diminuir a inflamação, o dano oxidativo e melhorando a regeneração do órgão. 
  • Prevenção de doenças cardíacas: antioxidante e hipocolesterolêmico, o chá de dente de leão é capaz de ajudar a prevenir a formação e progressão da aterosclerose, auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL, prevenindo também o risco de doenças cardiovasculares. 
  • Ajuda no processo de perda de peso: diurético e com efeito sobre o metabolismo de lipídios, o dente de leão estimula o processo de perda de peso, inibe a formação de células de gordura, auxilia na eliminação de líquidos e na desintoxicação do organismo. 
  • Auxilia no controle da diabetes: o chá de dente de leão pode ajudar na estimulação da produção da insulina, já que apoia a diminuição dos níveis de glicose quando tomado em jejum. 
  • Melhora a saúde gastrointestinal: este chá é rico em prebióticos, que estimulam as bactérias benéficas do intestino, além de incitar a produção de bile. Consequentemente, auxilia no processo digestivo, prevenindo constipação, gases e digestão lenta.
Cadastro

Quem tem pressão alta pode tomar chá de dente de leão? 

Sim! O chá de dente de leão pode ser utilizado por pessoas com pressão alta, desde que consumido com cuidado, e se possível, com aprovação médica. Como mencionamos, o dente de leão possui propriedades diuréticas, que auxilia na eliminação de líquidos e sódio do organismo, influenciando a redução da pressão arterial.  

Mas lembre-se de se manter bem hidratado e sempre consultar um profissional da saúde antes de incorporar o chá de dente de leão na sua rotina.  

Como fazer chá de dente de leão? 

Para preparar o chá do dente de leão recomenda-se usar a raiz da planta, triturada ou em pó, e as folhas, que também podem ser usadas para fazer sucos ou em preparos de comida. O chá, feito em infusão, pode ser consumido até 3 vezes ao dia. 

Chá de dente de leão simples 

Ingredientes:  

  • 1 a 2 colheres de chá de raiz de dente de leão triturada ou em pó, ou 3 a 4 colheres de chá da folha seca; 
  • 1 xícara de chá de água fervente. 

Modo de fazer: 

  • Coloque as colheres de dente de leão em uma xícara e adicione a água fervente; 
  • Tampe e deixe em infusão por 10 minutos; 
  • Coe e deixe esfriar um pouco antes de beber; 
  • Adoce se quiser, da maneira que preferir. 

Caso esteja tomando o chá de dente de leão para auxiliar com questões gastrointestinais, beba-o antes das refeições. 

Chá de dente de leão com gengibre e hibisco 

Ingredientes

  • 2 a 4 colheres de chá de folhas secas de dente de leão; 
  • 1 pedaço pequeno de gengibre fresco; 
  • ¼ de um limão; 
  • 2 a 4 colheres de chá de flores de hibisco secas; 
  • 2 xícaras de água filtrada. 

Modo de fazer

  • Coloque a água filtrada para ferver; 
  • Em uma panela adicione as folhas secas de dente de leão e de hibisco, e o gengibre; 
  • Adicione a água fervente sobre as folhas e o gengibre, tampe e deixe em infusão de 5 a 10 minutos; 
  • Coe, adicione o limão e sirva quente ou gelado.  

Contraindicações do chá de dente de leão 

Pessoas com alergia ao dente de leão ou a plantas da família Asteraceae (como margaridas, crisântemos e girassóis), que possuem gastrite, úlcera gástrica, duodenal ou péptica, cálculos biliares, obstrução dos ductos biliares e do trato intestinal, insuficiência renal ou doenças hepáticas, não devem consumir o chá de dente de leão. 

Durante a gravidez ou amamentação o uso do chá de dente de leão também não é recomendado. E não deve ser usado por pessoas que fazem uso de lítio, medicamentos diuréticos ou hipoglicemiantes. 

O chá de dente de leão é considerado de baixo nível de toxicidade, mas raramente pode causar problemas gastrointestinais ou reações alérgicas, se precisar, procure um médico. 

Receitas Nestlé: Chá de Dente de Leão 

Gostou de aprender mais sobre o chá de dente de leão, seus benefícios e como prepará-lo? Leia também sobre o chá de cavalinha e chá de graviola, e expanda seus conhecimentos sobre diferentes chás!  

Também não deixe de conferir as centenas de receitas de pratos doces e salgados, bebidas e outros chás, disponíveis em Receitas Nestlé

Referências:

https://www.healthline.com/health/ways-dandelion-tea-could-be-good-for-your 
https://health.clevelandclinic.org/dandelion-tea-benefits 
https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/2024/09/05/c-cha-de-dente-de-leao-para-que-serve-beneficios-e-como-fazer.ghtml 

Contribuição de:

Raissa Silva Ribeiro Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas
Nutricionista

#CHAMANUTRI

Converse com uma nutricionista e tire as suas dúvidas (É de graça!)

X