Muitas pessoas recorrem ao café ou aos energéticos para ter uma dose extra de energia no dia – seja para estudar um pouco mais, render mais no trabalho ou qualquer outra coisa que se queira fazer e demande um pouco mais de motivação. Contudo, nem todos gostam de café e energéticos, ou às vezes simplesmente não queremos recorrer a eles.
Os chás podem ter diversas funções, como aliviar dores, tosses, sintomas da TPM e trazer outros diversos benefícios. Mas os chás também podem ser energéticos, sendo outra opção de bebida com cafeína.
Mas antes de falar sobre chá para dar energia, vamos falar um pouco da cafeína.
Cafeína
A cafeína é uma substância ergogênica, ou seja, estimulante, que está presente em alguns frutos e folhas – como nos grãos de café, nas folhas de algumas plantas e em frutos como o guaraná e o cacau. Ela ajuda a eliminar a sonolência e a aumentar o estado de alerta, além de diminuir a percepção de esforços, fazendo com que nos esforcemos mais sem sentir tanta exaustão.
Doses excessivas de cafeína podem trazer malefícios à saúde, como hipertensão, nervosismo e outros efeitos tóxicos. Seu consumo deve ser moderado, principalmente para pessoas que já possuem condições problemáticas relacionadas à pressão, coração etc.
Chá para dar energia
Os chás energizantes podem ser uma opção mais viável para as pessoas que não gostam de café e que procuram uma dose extra de energia, mas sem ter que recorrer a energéticos e refrigerantes.
Segue a lista com os chás para dar energia:
Chá verde
O chá verde é feito com folhas de Camellia sinensis expostas ao vapor d’água depois de colhidas. Ele é um chá com pouca cafeína em comparação com outros, então se você deseja um efeito mais acentuado, esse não é o ideal.
Chá preto
O chá preto é feito a partir das mesmas folhas que fazem o chá verde, porém no processo ocorre uma fermentação das folhas, garantindo uma coloração mais escura e potência no sabor. Ele é um chá para dar energia, pois tem um teor de cafeína maior.
Chá branco
O chá branco também é feito com folhas da Camellia sinensis, mas utilizando um processo diferente de preparo. Para fazer esse chá, as folhas e brotos da Camellia são colhidas antes das flores desabrocharem, sendo cozidas em vapor logo após a colheita. Elas não passam por um processo de fermentação como o chá preto e são secas no final.
Chá Oolong
O chá oolong – ou chá azul – também é feito com folhas de Camellia sinensis, e é um chá para dar energia que pode ser feito de duas formas:
1. As folhas são coletadas e desidratadas até ficarem enroladas;
2. As folhas são comprimidas em esferas de metal, para conseguir o mesmo efeito.
Como é possível perceber, há diferentes chás feitos da C. sinensis. Isso porque, apesar das folhas deste arbusto apresentarem cafeína, o processo para a produção de cada chá é diferente e altera levemente suas propriedades – sem perder a cafeína presente nas folhas.
Chá indiano
O chá indiano, também conhecido como “masala chai”, é feito com chá preto, leite e especiarias – como a canela, cardamomo, erva-doce, cravo, noz-moscada etc. E possui a cafeína derivada do chá preto nos ingredientes, mas todo um especial por causa de seus componentes aromáticos.
Chá mate
O chá mate também tem uma quantidade considerável de cafeína e é muito utilizado para fazer chás gelados – assim como o chá preto. Esse chá energizante é feito com a erva-mate no processo de infusão e é muito consumido no chimarrão (tradicional do sul do país).
Chá de guaraná
O chá de guaraná é feito com próprio guaraná, que é muito utilizado em xaropes, refrigerantes, bebidas, cápsulas energéticas etc. O fruto pode ter até três vezes mais cafeína do que os próprios grãos de café.
O pó de guaraná pode tornar-se o chá de guaraná, um chá para dar energia diferente, mas bem eficaz.
Chá de gengibre
O chá de gengibre não possui cafeína, mas é um chá para dar energia por ser termogênico – ou seja, acelera algumas atividades do nosso corpo e dá motivação.
Por mais que não tenha cafeína, seu consumo deve ser moderado: em excesso, pode ocasionar desconforto estomacal, e não é recomendado para pessoas com hipertireoidismo e gastrite.
Se você gostou desse artigo, explore a página de Receitas Nestlé e acompanhe outros textos sobre saúde e alimentação!