Moringa: para que serve e quais os benefícios dessa planta?

Moringa: para que serve e quais os benefícios dessa planta?

A moringa oleifera é uma planta medicinal que pode ser consumida inteira, desde suas raízes, até suas sementes e flores. É conhecida há milhares de anos devido aos seus inúmeros benefícios e tem se popularizado cada vez mais no Brasil. Neste texto, explicaremos mais sobre a moringa e para que serve.

Ela é muito utilizada na alimentação e suplementação de nutrientes, em tratamentos e prevenção de doenças, e além de tudo, suas sementes também ajudam no tratamento de água em algumas regiões.

Existem diversas pesquisas sobre a moringa para demonstrar se suas atividades medicinais são realmente verdade, assim como há estudos para desenvolver novos remédios através de suas partes. O Receitas Nestlé trouxe um artigo completo sobre essa planta nutritiva, explicando para que serve a moringa e quais são seus benefícios.

 

O que é a moringa?

A moringa oleifera lam., também conhecida por diversos outros nomes - dentre eles cedro, acácia branca ou quiabo-de-quina - é uma planta nativa de regiões asiáticas, mais especificamente da Índia, do sul do Himalaia, e do norte da África. Sua árvore, que se disseminou por áreas tropicais e subtropicais, pode medir entre 5 e 10 metros de altura e chegar até 30 centímetros de diâmetro.

Ela é caracterizada por ser uma planta de hábito arbóreo, ou seja, cresce como uma árvore, além de se desenvolver rapidamente. Suas folhas são arredondadas, pequenas e verdes claras, enquanto as flores são esbranquiçadas com miolos levemente amarelados e ficam reunidas em pequenos maços pendentes.

O fruto da moringa é fisicamente similar a uma vagem, comprido e com sementes em seu interior. E suas raízes são mais grossas e com alta capacidade de acúmulo de substâncias.

Mas, além de suas características como planta… Quer saber mais sobre a moringa para que serve?

Cadastro

Para que serve a moringa?

Os povos das regiões de sua origem, tradicionalmente, consomem a moringa quase diariamente como um vegetal mesmo. No entanto, ela também é muito conhecida por seus benefícios para a saúde, tanto que a apelidaram de “árvore do milagre” devido a suas habilidades de cura para algumas doenças crônicas.

A moringa é uma planta completa, pois as partes usadas são suas raízes, as cascas dessas raízes, folhas, flores, frutos e suas sementes. Vejamos quais são as principais formas de uso das partes da moringa.

Sementes

Elas podem ser tostadas e consumidas como alimento ou terem seu óleo extraído para se transformar em temperos, lubrificantes de máquina ou na produção de produtos de beleza e cosméticos.

As sementes também podem ser utilizadas na pele para ajudar no tratamento de machucados ou como medicamentos, auxiliando na redução de dores reumáticas e cicatrização de feridas abertas. Já em outras situações, elas podem ser trituradas até virar pó para ajudarem com a purificação de água.

Raíz

As raízes podem ser usadas para ajudar com o sistema digestivo e com a melhora do apetite. Além disso, externamente, também podem acelerar o processo de cicatrização de feridas.

Folhas

A folha da moringa é uma das partes mais utilizadas pelas pessoas. Ao fazer sua infusão, seu chá torna-se um diurético, mas ela também pode ser cozida normalmente para ser consumida pura ou como acompanhamento de outros pratos.

Elas são bem populares dentro da agricultura, pois podem virar fertilizantes, biopesticidas e nutriente foliar. E, claro, são muito procuradas para tratamentos da medicina tradicional natural e para a criação de medicamentos. As folhas são ótimas fontes de agentes antioxidantes, betacaroteno, proteínas, vitamina C e minerais, como o cálcio e o potássio.

Flores e frutos

As flores e frutos da moringa são consumidos como alimentos. As vagens da moringa são muito saborosas e podem ser feitas de diversas maneiras, assim como suas flores. Ambas as partes possuem um alto valor nutricional e podem oferecer propriedades curativas para o organismo humano.

Benefícios da moringa

A moringa é uma planta muito nutritiva

Um dos benefícios da moringa é que a planta inteira é utilizada para consumo por ser altamente nutritiva. Por esse fato, a moringa também é vendida em formato de cápsulas em muitos países.

Inclusive, em alguns países em que, infelizmente, o povo sofre com a subnutrição, a planta possui um papel muito importante, pois é utilizada como fonte de proteínas, minerais e vitaminas.

A qualidade proteica das folhas da moringa pode ser comparada às proteínas do leite e dos ovos.

Além disso, 21 gramas de folhas frescas contém:

  • 19% (da quantidade diária recomendada) de vitamina B6;
  • 12% de vitamina C;
  • 9% de vitamina A;
  • 8% de magnésio;
  • 11% de ferro;
  • 2 g de proteína.

Rica em propriedades antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que ajudam na proteção das células contra os efeitos dos radicais livres, moléculas liberadas pelo organismo que podem causar envelhecimento celular e, consequentemente, desenvolver doenças degenerativas.

Respirar poluição, ingerir alimentos ultraprocessados ou com muitos aditivos químicos, álcool e cigarro, são algumas das causas que provocam o aumento desses radicais livres.

Por isso, quando pensamos na moringa e para que serve, vale lembrar que suas folhas são muito ricas em agentes antioxidantes. De acordo com um estudo realizado com mulheres, ingerir 7 gramas de pó de folha de moringa todos os dias por três meses, fez com que o nível de antioxidantes no sangue aumentasse significativamente.

Ajuda na redução de colesterol e do nível de açúcar no sangue

Diferentes estudos comprovaram que o consumo entre os benefícios da moringa, ela também pode ajudar a reduzir o colesterol, consequentemente, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, pode ajudar a diminuir o aumento do açúcar no sangue.

Outros tratamentos

Além dos benefícios comprovados da moringa, cientistas também refletem sobre para que serve a planta e, com isso, existem registros não estudados oficialmente de que a moringa é utilizada para dezenas de outros tratamentos.

Por exemplo, na Índia, a moringa é usada para auxiliar no tratamento da asma, anemia e até a ansiedade. Também pode ter funções medicinais contra conjuntivite, tosse, diarreia, febre e outras infecções, como nos olhos e ouvidos. Na Malásia e em Porto Rico, são utilizadas para ajudar a tratar vermes intestinais e dores no estômago.

Apesar de ainda serem poucos os estudos sobre as atividades farmacológicas da moringa, muitos estudiosos realizaram ensaios pré-clínicos sobre a planta após conferir seu uso como medicina tradicional em diferentes povos e tribos.

Recomendações e cuidados

Mesmo a moringa sendo uma planta com alto valor nutricional, o seu consumo deve ser moderado. É recomendado a procura de profissionais, como médicos e nutricionistas, para desenvolver qualquer receita ou aplicação em seu organismo. A moringa também possui um efeito abortivo, não sendo indicado para gestantes.

Agora que você já conhece a planta moringa e para que serve, se quiser implementá-la em sua rotina, busque um profissional qualificado antes de consumi-la.

E se gostou dessas informações e quer ficar por dentro de outros assuntos ligados à sua saúde e ao seu bem-estar, continue nos acompanhando no Receitas Nestlé, estamos sempre trazendo novidades!

Perguntas frequentes

Para que serve a moringa e como tomar?

A moringa é uma planta que pode ser consumida de diversas maneiras, desde suas raízes, até folhas, frutos e flores. Ela possui muitos benefícios, sendo utilizada para auxiliar no tratamento de feridas, prevenção de doenças e suplementação de vitaminas, minerais e agentes antioxidantes.

Quais os benefícios de tomar moringa?

Dentre as dezenas de benefícios, a moringa é muito nutritiva, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda na redução de colesterol e do açúcar no sangue, auxilia e melhora o sistema imunológico e digestivo.

Quem não pode tomar moringa?

A moringa possui ação abortiva, então não é recomendado para gestantes, principalmente. Mas, para qualquer pessoa que queira consumi-la, o indicado é procurar um profissional qualificado antes de consumir a planta no seu dia a dia.

Contribuição de:

Maria Fernanda Burlamaqui Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas