Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Café regenerativo: 7 dicas para contribuir para um futuro melhor

Quer beber café de forma sustentável? Se junte à Nescafé para ter uma hora do cafezinho mais consciente. Veja 7 dicas fáceis para adotar no seu dia a dia.

Suave, equilibrado ou intenso: café fica bom de todos os jeitos e combina com todos os gostos. Afinal, quem não ama aquele cafezinho para começar o dia ou logo depois do almoço?

Mas existe um jeito muito melhor de consumir o nosso café diário. Com algumas mudanças, é possível tornar a hora do cafezinho muito mais sustentável e consciente. Por isso, separamos algumas dicas fáceis para o dia a dia, que vão contribuir para um futuro melhor e que você pode começar hoje mesmo. Se junte à Nescafé® e torne essa experiência mais sustentável da colheita à xícara.


Café sustentável: 7 hábitos de consumo consciente

Já imaginou se o momento do seu café tivesse um impacto positivo no meio ambiente? Diferente do que muitos pensam, essa mudança de hábito não dá trabalho, nem toma muito do seu tempo. Confira algumas dicas fáceis para um consumo mais consciente.


1. Escolha produtos e marcas responsáveis

O primeiro passo para um café sustentável de verdade é saber o caminho que ele faz até chegar à sua mesa. Escolher produtos Nescafé® te garante um café cultivado com respeito: do grão à xícara.

. Essa é uma forma de saborear o café com respeito ao meio ambiente.


2. Diminua o uso de descartáveis

A dica aqui é separar um momento para o seu Nescafé feito em casa e ir ganhando o hábito de procurar canecas, copos e xícaras. Você pode aproveitar e apostar em receitas, como o tradicional Cappuccino ou em um Café Intenso com Chocolate Cremoso com sabor e aroma únicos. E se você quiser levar o seu Café para o resto do dia, pode transportá-lo em uma garrafa térmica. Assim, você produz menos lixo e mantém sua bebida quente pelo resto do dia.


3. Escolha outras formas de preparo

Por mais que a forma tradicional de café coado seja uma delícia, o uso de filtros descartáveis de papel pode ter um impacto negativo ao meio ambiente. Por isso, a dica é testar novas formas de preparo para o seu café. Um exemplo são as cafeteiras manuais, como a cafeteira italiana e a prensa francesa, ou a utilização de filtros de pano ou reutilizáveis. Dessa forma, você explora os diferentes sabores de café e experimenta uma forma mais consciente de preparo.


4. Invista na reciclagem

Pode parecer meio óbvio, mas o descarte das embalagens de café determina muito no impacto desse hábito no meio ambiente. Felizmente, a reciclagem é o destino perfeito para os pacotes e cápsulas utilizadas. Dessa maneira, o plástico e o alumínio podem ganhar novas formas e destinos para uma segunda vida. As embalagens Nescafé são feitas pensando especialmente nisso. Basta separar as embalagens do seu café Nescafé e descartar na coleta seletiva de sua cidade.


5. Reutilize as embalagens

Além da reciclagem, você mesmo pode dar um destino diferente para as embalagens de café. Utilizando a criatividade, fica muito mais fácil encontrar novas formas de reaproveitar esses materiais. Após preparar seu Bolo Nescafé com Geleia de Banana, os potes de alumínio e vidro, por exemplo, podem se tornar vasos de plantas ou vasilhas para a cozinha. Você ainda pode usar os pacotes para artesanato e atividades manuais. São muitas opções!


6. Aproveite todo o café

Agora que você já sabe como aproveitar as embalagens, é importante ter em mente que um café sustentável é um café usado por inteiro. Isso significa que não desperdiçar o conteúdo também auxilia em um consumo mais responsável. Se sobrou café pronto, você pode utilizá-lo em uma receita, por exemplo. Inove e saia do comum, seu café pode ser utilizado em um Parfait ou em um Bolo. São milhares de opções para você explorar no seu dia a dia.


7. Não se esqueça da borra!

Muitas vezes esquecida, a borra de café é normalmente destinada ao lixo. Porém, por ser um produto orgânico, ela pode ser utilizada de outras formas. Em tratamentos de pele e cabelo, ela pode funcionar como esfoliante natural, tendo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, ela também funciona como adubo ou na compostagem, já que tem vários nutrientes para o solo. Prepare seu Dalgona Café com Nescafé Gold para coar e coloque em prática essa dica.

Vamos preservar a natureza juntos? A pausa para apreciar um bom café é tradição na nossa vida há muito tempo, chegou a hora de dar a esse hábito um sabor mais consciente. Para saber mais sobre o poder do café, acompanhe a Nescafé Brasil pelo Instagram.

Essas e outras dicas você encontra no site Receitas Nestlé. São milhares de receitas, conteúdos e artigos com tudo que você precisa saber para ser um chef de cozinha em casa.


Perguntas frequentes

  • Como funciona o processo de produção de café sustentável?

    O café sustentável é pensado desde a plantação até a xícara. A Nescafé® sabe que café não é qualquer fruto. É planta que evolui junto com quem planta. Para ter um café sustentável, a Nescafé® tem um compromisso real com toda a cadeia envolvida: com quem planta, colhe, torra e consome café. São diversos projetos que qualificam a vida dos cafeicultores, do meio-ambiente e dos processos de produção. Essa é a garantia de que cada grão de Nescafé® é um grão 100% responsável.

  • Como fazer um bom café com Nescafé®?

    Existem milhares de formas para preparar um bom Nescafé®. O mais prático de todos é o Nescafé Solúvel®, basta dissolver na água quente. Você também pode apostar no tradicional café coado, com variados tipos de filtro.

  • Quais tipos de Nescafé®?

    A Nescafé® tem várias linhas de café solúvel, para coar. As linhas são Origens do Brasil®, Gold®, Clássicos® e Intensidade Máxima®.

pixel