Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Cream cheese: o que é e como fazer receitas deliciosas com ele

O cream cheese é o ingrediente perfeito para garantir maciez, suavidade e para fazer um cheesecake delicioso

PUBLICADO: 04/06/2021

Quem já experimentou cream cheese não se esquece da maciez, suavidade e o leve toque de acidez que essa pasta dá a alguns pratos, sejam eles doces ou salgados. Essa diversidade tem um grande efeito nas receitas e faz qualquer um se apaixonar pelo seu sabor.

O cream cheese é um tipo de queijo cremoso que pode ser utilizado das mais variadas formas. Pode ser consumido com torradas ou bolachas, e também virar molho para batatas fritas ou saladas. No sanduíche, sua cremosidade deixa todo mundo feliz. Uma das receitas doces mais comuns e deliciosas com esse queijo cremoso é o famoso cheesecake.

Ele também combina com comidas orientais, como o sushi. Nos Estados Unidos, restaurantes chineses utilizam o cream cheese para rechear um prato muito conhecido por lá, o caranguejo rangoon.

Caranguejo Rangoon

Origem do cream cheese

Alguns estudiosos defendem que o cream cheese surgiu por acaso em meados do século XIV, enquanto outros afirmam que a receita já existia desde o século XVIII. E o pivô de toda essa discórdia é William A. Lawrence, um produtor de leite dos Estados Unidos.

Os teóricos defensores do acaso alegam que William estava trabalhando na produção do Neufchâtel – um queijo de origem francesa –, mas teria errado a mão na receita, resultando em um queijo bem mais cremoso. Daí teria nascido o cream cheese.

Os que discordam dessa tese se apegam a relatos encontrados em jornais de 1769, em que haveria instruções para o preparo da iguaria. Aliás, eles alegam que em 1800 também foram publicados alguns periódicos com instruções parecidas.

Isso derrubaria a defesa dos primeiros estudiosos, porque William Lawrence nasceu apenas em 1822, ou seja, bem depois dos relatos dos jornais. Lawrence foi, sim, um fabricante de cream cheese, mas seu nome ficaria na história por ter sido o primeiro a produzir em grande quantidade o queijo cremoso e não por ter sido seu inventor.


O que é o cream cheese

Antes de saber o que é, confira o Cheescake de Chocolate e Maracujá no Pote, feito com essa maravilha. Cream cheese,como o próprio nome diz, é um queijo cremoso. No seu processo de produção, ele passa pela pasteurização, um processo que mata os microorganismos nocivos. A acidez do queijo vem da inserção do ácido láctico. Já sua suavidade vem da quebra das gotas de gordura. Para ele ficar mais grosso e firme, são adicionadas goma de alfarroba, carragena e uma enzima de coagulação ao final do processo.

O produto finalizado é cheio de nutrientes. Gordura saudável, proteínas e carboidratos são exemplos disso. Separamos a seguir alguns dos compostos benéficos encontrados no cream cheese:

Vitamina A - Muito importante para a visão, essa vitamina também é responsável por proteger tecidos como pele, pulmão e intestinos.

Antioxidantes - A receita é uma verdadeira fonte de antioxidantes, totalmente dispostos a lutar contra os radicais livres – que, em níveis muito altos, podem causar danos às células do corpo. Os antioxidantes presentes no queijo cremoso são carotenóides, incluindo luteína e zeaxantina.

Probióticos - O cream cheese é um probiótico, ou seja, possui microorganismos vivos que trazem benefícios à saúde, quando consumidos em quantidades adequadas.


Diferença entre cream cheese e requeijão

Viu uma receita com requeijão e quer saber se pode substituir esse ingrediente por cream cheese? A resposta é sim! Vá em frente! O requeijão e o cream cheese são ambos muito cremosos, pode ficar à vontade para substituir um pelo outro.

A diferença entre os dois está na forma como são fabricados e, claro, no sabor. Nos dois é usado leite fermentado, porém a fermentação do cream cheese é feita por microorganismos externos. Já na do requeijão é utilizada uma enzima extraída do estômago de um animal ruminante.

Veja receitas onde o requeijão pode ser substituído por cream cheese.

Gratin de Bacalhau com Requeijão e Batata

Cream cheese e cheesecake, a união perfeita

Bolo de queijo: essa é a tradução da palavra cheesecake, um doce feito com queijo cremoso e calda de frutas vermelhas. Essa receita é o exemplo perfeito do uso do cream cheese para receitas doces. Mas não se limite a essa combinação com calda de frutas vermelhas. Há diversas outras variações do cheesecake com cream cheese. Separamos algumas para você:

Cheesecake de Banana e Chocolate

Receitas com cream cheese para usar e abusar

Abra sua mente e veja novos horizontes para o cream cheese. Além do cheesecake, há muitas opções feitas com essa iguaria cremosa e suave. Uma delícia para todos os gostos. Listamos algumas dessas variações:

Verrine de Morango

Cream cheese combina com...

Torrada
A torrada é um lanche simples de fazer e agrada a todo mundo. Combinada com cream cheese, ela pode até virar uma entrada para o almoço ou jantar. Basta pegar aquele pãozinho já envelhecido, colocar no forno até ficar dourado e crocante, e servir com cream cheese. Se for usar como uma entrada, uma dica é acrescentar peito de peru e decorar com salsinha.

Sushi
Os brasileiros sempre encontram um jeitinho de colocar sua presença em receitas que não inventaram. E o toque especial da brasilidade deixa tudo mais saboroso, não é? Foi assim com as comidas orientais. Um exemplo é são os Hot Rolls, um tipo de sushi empanado e frito que é servido quente. E adivinhem? O cream cheese é o diferencial dessa receita.

Para mais dicas e receitas, não deixe de conferir o site Receitas Nestlé, são mais de 4000 receitas para você se deliciar.


Perguntas frequentes

  • 1. O que é cream cheese?

    O cream cheese é um queijo cremoso pasteurizado.

  • 2. Onde surgiu o cream cheese?

    Nos Estados Unidos. Mas há duas teorias sobre sua invenção: a primeira diz que foi por acaso, quando o produtor de queijos William A. Lawrence errou uma receita; a outra defende que, antes mesmo do nascimento de Lawrence, já existiam registros da receita em jornais.

  • 3. Qual é a diferença entre cream cheese e requeijão?

    No cream cheese, a fermentação é feita por microorganismos externos. Já no requeijão é utilizada uma enzima extraída do estômago de um animal ruminante.


Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/is-cream-cheese-healthy-nutrition-benefits-and-downsides#benefits

https://pt.wikipedia.org/wiki/Queijo_cremoso

https://www.significados.com.br/cream-cheese/#:~:text=O%20cream%20cheese%2C%20que%20em,doces%20quanto%20em%20receitas%20salgadas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cheesecake