Abacaxi engorda: isso é verdade

Abacaxi engorda: isso é verdade

Com certeza você já fez uma pergunta do tipo: tal alimento ajuda a engordar ou a emagrecer? Sinceramente? Certeza que sim. Ainda mais hoje que todo mundo quer ter uma alimentação saudável, estes questionamentos sempre vêm à tona. E uma das dúvidas mais comuns é sobre o abacaxi. É verdade, tem muita gente perguntando sobre ele?

Como todo alimento, o abacaxi tem coisas boas, e coisas não tão boas. Mas precisamos confessar uma coisa: ele ajuda, sim, no emagrecimento. E em muitas outras coisas. Mas vá com calma. Como a gente já sabe, tudo em excesso pode fazer mal, então não deixe de buscar uma alimentação equilibrada e variar no consumo de frutas.

Agora, você deve estar se perguntando: em que situações eu devo ou não comer abacaxi? Quer ajuda do Receitas Nestlé, né? Cola aqui com a gente para saber tudo sobre esse nosso reizinho das frutas.

Afinal de contas, o abacaxi engorda ou emagrece?

Como já demos um spoiler acima, seremos diretos. O abacaxi ajuda, sim, a emagrecer. Isso acontece principalmente por conta da sua composição, que é, basicamente, 85% de água e fibra. Portanto, ele é um alimento diurético, ou seja, que ajuda a eliminar o excesso de líquido do nosso corpo.

Além disso, por ser bem doce (mais à frente explicaremos como escolher um bom abacaxi), ele pode substituir aquela sobremesa mais calórica na hora que a vontade apertar.

E, falando nisso, você sabia que aproximadamente 100g de pedaços de abacaxi tem cerca de 48 calorias? É uma fruta bem pouco calórica se compararmos com ameixa, por exemplo. Uma mesma porção de ameixa tem 240 calorias. A banana é um pouco menos calórica, com 89 calorias em 100 gramas. Mas nem por isso você vai viver de abacaxi, ok? É muito importante variar as fontes dos nutrientes.

E não pense que o abacaxi serve só para ajudar no emagrecimento, não. Ele tem inúmeros outros benefícios. Afinal, quem foi rei nunca perde a majestade, meu bem!

Cadastro

Outros benefícios do abacaxi

Repleto de nutrientes

Não se engane com as poucas calorias deste fruta: ele tem um perfil nutricional incrivelmente impressionante. O abacaxi é rico em vitaminas do complexo B (boas para o nosso sistema nervoso, para o nosso metabolismo, para a pele e muito mais), além de ter traços de vitaminas A e K, fósforo, zinco e cálcio.

Eles são ainda especialmente ricos em vitamina C e manganês, fornecendo 131% e 76% das recomendações diárias, respectivamente. O manganês é responsável pelo bom funcionamento do pâncreas e metabolismo dos carboidratos no corpo humano. (explicar pra que serve manganes)

Fortalece o sistema imunológico

Como tem bastante vitamina C, o abacaxi também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar na do ferro da dieta.

Ajuda na digestão

Uma substância encontrada em abundância nos abacaxis é a enzima bromelina, que ajuda na digestão e auxilia no combate àquela sensação de mal-estar. Por isso que no churrasco o pessoal coloca um abacaxi ali pra deixar a carne mais macia! A bromelina também protege nosso corpo contra bactérias que causam diarreia e ajuda a reduzir a inflamação em pessoas com doenças inflamatórias intestinais. As fibras presentes no fruto também auxiliam no processo da digestão.

Viu quanta coisa boa tem no abacaxi? Mas nem tudo são flores, infelizmente. Então fica ligado aqui nos cuidados que devemos ter com o seu consumo.

Precauções

Um ponto importante é a questão da acidez, que pode causar azia ou até mesmo refluxo em algumas pessoas. Portanto, caso você tenha algum problema gástrico, é bom consultar um médico antes de devorar um abacaxi.

Já com relação ao suco, devido ao seu alto teor de açúcar, natural da fruta mesmo, bebê-lo em excesso pode não ser muito legal, principalmente em pacientes com diabetes ou doenças do coração. Uma opção pode ser fazer com mais água para diluir os açúcares.

Por fim, lembre-se sempre de que o suco não substitui a necessidade de ingerir água e que nenhuma dieta deve ser feita sem orientação médica. Além disso, por mais que ajude na perda de peso, a alimentação equilibrada como um todo e a prática de exercícios físicos são essenciais.

Como escolher o abacaxi

Agora que já sabemos de todos os benefícios desta fruta maravilhosa, #partiucompras, não é mesmo? Mas você sabe como escolher o abacaxi perfeito? Bom, se não sabia, vai saber agora. Se liga nessas dicas:

1. Use o olfato

O nariz está aí para ser usado. Se for consumir a fruta em um curto espaço de tempo, dê preferência àquela que tiver o aroma mais forte: isso é sinal de que está mais madura. Se for levar algum tempo para comer, escolha a que tiver nenhum ou pouco cheiro. Agora, se sentir um cheirinho de álcool, pode partir para outra porque esta já não presta mais. Porém, em tempos de pandemia, é aconselhável tentar outras alternativas. Vamos a elas:

2. Use o tato

Aperte levemente o abacaxi: se estiver duro, está verde. Mole demais é sinônimo de estragado. Se quiser escolher um maduro, pegue aquele que estiver levemente macio.

3. Teste da folha

Esse eu aposto que você já ouviu falar. É só puxar uma folha do centro da coroa. Se sair muito fácil, é sinal de que o fruto está muito maduro. Se estiver muito duro, sinal de que está verde. O ideal é que a folha saia com facilidade, mas não muita.

4. Use a visão

Analise as folhas da coroa. O ideal é que elas estejam verdes, sólidas e duras. Se estiverem amareladas e murchas, parta para outro.

5. Sinta o peso

Quanto mais pesado, mais suculento. Mas cuidado, maior não significa mais pesado. O ideal é pegar dois abacaxis e compará-los. Escolha o mais pesado.

Receitas com abacaxi

A gente já falou tanto de abacaxi que aposto que deu água na sua boca, hein? Então que tal umas receitinhas para já estimular você a começar a dieta se deliciando com esta fruta tão gostosa?

*É importante lembrar que este texto serve apenas para esclarecer algumas dúvidas e trazer informações. É aconselhável a consulta com um especialista para uma dieta equilibrada.

Contribuição de:

Carla Fiorillo Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas