Uma rotina intensa, cheia de horas de trabalho, alta conectividade fazendo que problemas pessoais e compromissos profissionais se misturem. Ufa! São muitos os desafios que a vida de hoje nos impõe e pode ser difícil saber como ter paciência no meio de todos eles.
Mas é importante saber como ter paciência não só para conseguir lidar com os desafios, mas também para manter a boa saúde física e mental, já que esse estresse intenso que o corpo passa com a ausência de paciência pode prejudicar o nosso bem-estar.
Tem como aprender a ter paciência?
Tem sim! Algumas técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia podem te ajudar a aprender a melhorar as suas relações com as outras pessoas e consigo mesmo.
Entender de onde vem a irritação, manter práticas de mindfulness, saber lidar melhor com as suas emoções e construir uma rotina antiestresse são só alguns dos exemplos que podem ajudar a compreender melhor a origem da impaciência e como resolvê-la.
Para os adultos, a sobrecarga e a sensação de que não existe tempo suficiente para realizar todas as tarefas podem ser desafios que sofrem com a impaciência. Enquanto para os mais jovens, ensinar a como ter paciência é fundamental desde cedo.
As crianças aprendem muito pelo o que enxergam nos adultos e por suas experiências. Por isso, uma educação positiva, que valide os sentimentos das crianças, pode ser muito benéfica futuramente.
Um pouco de treino todos os dias, sempre oferecendo gentileza ao invés de respostas ríspidas, por exemplo, podem ajudar a trazer mais paciência para a realidade dos pais e filhos.
O segredo é treinar o cérebro para que ele desenvolva mais compreensão com os sentimentos pouco a pouco. Eventualmente, será possível perceber que a impaciência está sendo substituída por momentos mais calmos.
Impactos da falta de paciência na saúde mental e física
Além dos prejuízos em relações, a impaciência também pode afetar a saúde física e mental. Existem chances, até mesmo, de uma pessoa com uma rotina muito estressante, desenvolver hipertensão. Além de todos os impactos na saúde mental.
Por outro lado, quanto mais paciente for uma pessoa, maiores são as chances dela ter uma maior sensação de bem-estar e satisfação todo na vida. Isso se deve muito por conta também das melhores relações que essas pessoas conseguem construir.
Outro impacto que saber como ter paciência pode trazer para a saúde está na resiliência desenvolvida por essas pessoas: elas possuem uma adaptabilidade melhor em diferentes situações.
O que fazer quando estou sem paciência?
Tente se acalmar
O primeiro passo para aprender a como ter paciência está em saber controlar as suas emoções. Conseguir controlá-las e, aos poucos, melhorar a sua capacidade de se acalmar em situações estressantes é algo que precisa ser praticada.
Respire fundo
Essa é a técnica mais conhecida para conseguir se acalmar e, acredite, ela funciona. Se perceber a tensão chegando, procure observar melhor a sua respiração e deixá-la mais profunda, concentrando-se em se acalmar e deixar o estresse ir embora.
Converse consigo mesmo
Antes que uma situação de estresse aconteça, você pode se prevenir conversando consigo mesmo sobre situações que podem te deixar em um estado de alerta. Um exemplo é quando uma possível briga se aproxima. Será que realmente vale a pena discutir sobre isso? Reflita antes!
Como ter paciência?
Identifique o que tira a sua paciência
Para que uma situação te tire do sério, geralmente existe um momento padrão. É importante identificar qual é essa situação e, se possível, evitar que ela aconteça ou praticar o mindfulness para lidar com ela.
Pratique a meditação e o mindfulness
Estar no momento presente, desacelerando e deixando a ansiedade de lado ajuda a conseguir aprender a como ter paciência. Uma técnica muito utilizada no mindfulness é a meditação, que funciona como uma limpeza da mente para que o foco seja apenas no presente.
Durante a meditação, basta fechar os olhos em um lugar tranquilo e se concentrar na sua respiração. Quando a mente for para mais longe, retorne ao momento presente e volte a focar na sua respiração.
Desacelere
Nem sempre é possível, mas, quando for, procure se concentrar atualmente e desacelerar a rotina. Pequenos hábitos que quebram a monotonia, como a prática de hobbies ou conversar com amigos, podem ajudar.
Outra dica simples está em desacelerar tarefas que fazemos no automático. Que tal ter mais atenção na hora da refeição? Ou então ir com mais calma no trânsito, tentando evitar situações estressantes.
Saiba como respirar
Apenas relaxe! Se bater um momento de impaciência, você já sabe: a sua respiração consciente vai ser a sua melhor amiga. A melhor forma de conseguir se acalmar está em controlar as suas emoções e a respiração tranquila e controlada ajuda nisso.
Em técnicas de meditação e mindfulness é possível aprender a como fazer isso de forma ainda mais controlada, mas vale a pena começar ainda hoje para aprender a como ter paciência.
Tente trazer mais empatia ao seu dia a dia
Uma boa dose de empatia sempre vai bem. Muitas vezes, estamos tão ansiosos que nem percebemos como a nossa impaciência pode afetar o outro.
Aprenda a lidar com o desconforto
Situações que nos tiram a paciência não vão deixar de acontecer mesmo aprendendo melhor a como ter paciência.O importante é aprender a lidar melhor com o desconforto, aceitando que experiências desagradáveis podem acontecer e tudo bem, isso faz parte da vida.
Saber como ter paciência é fundamental para uma vida equilibrada, com mais saúde e bem-estar para nós e para os que nos cercam. Por isso, apostar na jornada de desenvolvimento de mais paciência é um dos melhores passos para construir uma vida melhor!
Se quiser ler mais sobre saúde e bem estar, leia mais no Receitas Nestlé!