Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Caponata: um clássico antepasto italiano

Descubra o que é caponata e o que combina com essa receita deliciosa e fácil de fazer

Um antepasto é um prato que costuma abrir uma refeição completa. Por isso, ele costuma ser leve, para ninguém dar-se por satisfeito antes do prato principal. É por isso que a receita de caponata tradicional é excelente pedida para servir na entrada. Mas a verdade é que a caponata é tão nutritiva que pode muito bem servir de acompanhamento ou mesmo de prato principal para aqueles dias que a gente quer uma refeição mais simples e menos calórica.

A base da receita de caponata é a berinjela, que forma uma combinação para lá de saudável com tomate, alcaparras, cebolas, abobrinha, pimentões e azeitonas. E preparar esse tradicional prato de entrada é bem simples, ainda mais com o auxílio de utensílios mais modernos. Afinal, dá para fazer caponata na Airfryer, que deixa tudo mais prático e rápido. A gente explica como.


Origem da caponata

Esse antepasto surgiu na Sicília lá pelo ano de 1709. Mas a receita de caponata original levava em seu preparo um peixe branco que na Itália é chamado de capone (daí o nome caponata), que de tão caro só podia ser apreciado pela elite.

Como as pessoas menos abastadas não queriam deixar de saborear o prato típico de sua terra, pensaram em como fazer caponata com berinjela. E encontraram uma solução na berinjela. Deu tão certo que que, com o tempo, a caponata virou uma receita de antepasto feita apenas com vegetais.

Atualmente, no seu lugar de origem, a caponata é feita de quase 40 formas diferentes, variando especialmente de acordo com a região da Sicília em que é consumida.


Como preparar Caponata na Airfryer

A gente já contou que preparar um caponata é muito simples. Ainda mais se ela for feita em uma fritadeira sem óleo. Mas agora, vamos detalhar essa receita de caponata na airfryer, que compõe um prato rico em nutrientes, gostoso, simples e fácil de fazer. Confira com a gente!

Ingredientes

  • 1 berinjela grande com casca, cortada em cubos
  • 1 abobrinha média com casca, cortada em cubos
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 pimentão vermelho em tiras, sem sementes
  • 1 pimentão amarelo em tiras, sem sementes
  • 1 tomate sem sementes, cortado em cubos
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • 1 stick de MAGGI® Meu Segredo
  • 5 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas
  • meia xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente

Modo de preparo

1. Em um recipiente misture bem a berinjela, a abobrinha, a cebola, o alho, os pimentões, o tomate, o azeite e o MAGGI Meu Segredo.
2. Coloque os legumes no cesto de Airfryer, ajuste a temperatura para 180º C e deixe assar por cerca de 30 minutos, mexendo de 10 em 10 minutos.
3. Após esse tempo, retire da Airfryer e adicione as azeitonas e as nozes, misturando bem. Sirva.

Para uma alternativa a essa receita de caponata, você pode fazer um Patê de Caponata Siciliana. Fica uma delícia com torradinhas.


Dicas especiais e complementares

Para te ajudar a não deixar nada passar batido, vamos deixar aqui algumas dicas bem práticas de como preparar, servir e conservar a caponata.

Como preparar a berinjela

  • Lave bem as berinjelas e depois seque;
  • Salpique sal grosso e cubra as berinjelas colocando um peso em cima para tirar todo o excesso de água e o sabor amargo;
  • Após uma hora, enxágue com água fria e deixe escorrer bem.

Na hora de consumir a caponata

  • Coma a caponata fria;
  • Polvilhe com manjericão picado;
  • Se quiser guardar a caponata para consumir depois, ela tem validade de até 3 dias na geladeira.

Para mais dicas campeãs sobre receitas com legumes e vegetais em geral, vale a pena ler o nosso artigo Como Cozinhar e Conservar Vegetais.


Caponata combina com o quê?

As opções são muitas, mas vamos te dar algumas dicas infalíveis para saborear a caponata com um delicioso acompanhamento.

Uma torradinha vai muito bem com caponata. Aposte nas Bruschettas Fondor, que não tem erro.

Uma Salada Verde também combina demais com a caponata, que pode também acompanhar maravilhosamente um Frango Saboroso.

E para completar, uma dica para quem quer inovar: use caponata como molho de espaguete ou outra massa. Você vai se apaixonar!


Benefícios da berinjela

Agora que você já sabe o quanto a caponata é deliciosa, que tal conhecer um pouco do poder nutritivo da berinjela, principal ingrediente dessa receita de antepasto? A berinjela é muita rica em fibras, que promovem o bom funcionamento do intestino, acabando com a constipação. Ela também é fonte de cálcio, muito importante para o fortalecimento dos ossos e dentes.

Outro nutriente encontrado nesse vegetal é a vitamina A, ideal para o cuidado com a visão. Na verdade, essa vitamina é importante para o crescimento adequado e diferenciação dos tecidos de vários órgãos, em especial, os olhos. A berinjela ainda tem vitamina C, que aumenta a imunidade e protege o organismo contra gripes e resfriados.

Gostou das receitas e dicas de caponata? No site Receitas Nestlé você encontra mais de 4 mil pratos doces e salgados para preparar no dia a dia ou para surpreender nas ocasiões especiais.


Perguntas frequentes

  • Qual é a diferença entre antepasto e caponata?

    A Caponata é um dos tipos de antepasto feito com berinjela, alcaparras, cebolas, abobrinha, pimentões, nozes e azeitonas; já o antepasto é uma espécie de entrada. Vários pratos podem ser considerados antepastos, como caponata, tapenade e bruschetta.

  • Como preparar a berinjela para a receita de caponata?

    Primeiro lave bem a berinjela, depois seque colocando sal grosso e um peso em cima para tirar o excesso de água. Espere por uma hora e depois enxágue com água fria, deixando escorrer bem.

  • Por quanto tempo a caponata pode ficar na geladeira?

    Ela pode ser armazenada na geladeira por até três dias dias.

Fontes:

https://italianismo.com.br/caponata-siciliana-historia-e-receita-do-prato-de-verao/

https://www.galbani.it/ricette/caponata

https://thefoodellers.com/it/caponata-siciliana-di-melanzane-ricetta-originale

hhttps://www.nutrinathaliadabruzzo.com.br/berinjela-beneficios-e-receita/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?