Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dia do café: a bebida que é a cara do Brasil; veja 10 receitas

Café é a segunda bebida mais consumida no Brasil e no Mundo, só perdendo para a água. Saiba mais sobre esta paixão brasileira

PUBLICADO: 13/04/2021

Se existisse uma votação para escolher qual a bebida que mais tem a cara do Brasil, sem sombra de dúvidas, o café seria eleito. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem essa iguaria. Seja no café da manhã, no fim da tarde, no jantar ou, principalmente, no meio do expediente, podemos dizer que o café vai bem em qualquer horário do dia.

Por isso, nada mais justo do que este grãozinho maravilhoso ter um dia de comemoração só para ele. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café. Não é pouca coisa não, hein?!

Na verdade, essa bebida é tão especial que, aqui no Brasil, temos três dias dedicados a ela! Afinal, além de saboroso, o café também tem uma enorme importância no aspecto econômico do país. Você sabia, por exemplo, que existe uma maneira “ideal” de se consumir o café? Pois é, a experiência pode ser dividida em três etapas: olhar, sentir e degustar, como explica o chef Gentil. Ele explica também que não precisamos adicionar açúcar ou algum outro tipo de adoçante na bebida, já que ela já tem sua doçura própria. Tá vendo? E você aí deixando de aproveitar ao máximo o que essa iguaria tem para te oferecer.

Para saber ainda mais, confira no nosso artigo informações e curiosidades sobre este grão que dá o que falar.


Dia do Café: a origem do grão

Muita gente sabe que o café veio da África, mais precisamente da Etiópia. Mas você sabe detalhes dessa história? Se não sabia, vai saber agora mesmo. De acordo com o livro História do Café, de Ana Luiza Martins, o responsável por descobrir este grão e seu consumo foi um pastor de cabras. Segundo a Lenda de Kaldi, que foi encontrada em manuscritos no Iêmen, Kaldi percebeu que suas ovelhas ficavam um tanto quanto animadas e com energia após consumir um determinado fruto, que mais tarde seria conhecido como café.

Não sabemos ao certo se a história é verídica, mas o que se sabe é que foi realmente nessa época e nessa região que o consumo do café começou a se expandir. Na Etiópia, o fruto era mastigado ou então utilizado para fazer chá.

Apesar do café ter “nascido” na Etiópia, foram os árabes que dominaram como plantar e preparar o café. Eles nomearam a planta de Kaweh e sua bebida de Cahue ou Kahwah, que em árabe significa força.

Relatos de 575 d.C mostram que a região do Iêmen, na Ásia, foi o primeiro lugar a receber as sementes desta planta. Lá, eles consumiam a bebida para fins medicinais. Na mesma época, já havia relatos de monges que bebiam o café como uma espécie de energético, para deixá-los mais “acordados” para as rezas e vigílias noturnas.

Mas a verdade é que a forma que conhecemos hoje do café, seu gosto e aparência, só passou a ser desenvolvida mesmo a partir do Século XIV. Já o hábito de tomá-lo, como fazemos atualmente, popularizou-se a partir de 1450. Na época, era comum os filósofos consumirem a bebida para poderem ficar acordados e praticar exercícios espirituais.


Dia do Café: 14 de abril

Como já dissemos acima, o Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril. A data serve para homenagear a indústria cafeeira, mas ela não é a única. A bebida também é celebrada nos dias 24 de maio e 1º de outubro, Dia Nacional do Café e Dia Internacional do Café, respectivamente.

A data nacional foi instituída em 2005 pela ABIC e marca a época da colheita na maior parte do país. Já em 1º de outubro, passou a ser comemorado o Dia Internacional do Café, desde 2015. A data foi criada pela Organização Internacional do Café (OIC).


A importância para a economia

O café só perde para a água em termos de consumo no Brasil. Isso significa que é uma indústria extremamente importante na economia brasileira. De acordo com a ABIC, os dados mais recentes apontam que, em 2016, o Brasil exportou uma quantia de aproximadamente 5,5 bilhões de dólares em café.

Já no mercado interno, cada brasileiro consumiu, em média, 6,2 kg de café em 2016. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o maior produtor mundial de café. E a indústria cafeeira sozinha é responsável por mais de 2% do valor das exportações brasileiras e mais de um terço da produção de todo o café do mundo.


O Café e os benefícios para a saúde

Tá, mas aí você me pergunta: o café é saudável? Estudos apontam que sim. É claro que você não deve sair exagerando por aí. Mas sim, ele pode trazer vários benefícios para você. Vamos conhecer apenas cinco deles:

1. Seja mais inteligente e com mais energia
Um dos benefícios do café mais conhecido é o de fornecer energia para quem o consome. Isso está ligado a um dos seus principais componentes: a cafeína. Após ingeri-la, ela vai direto para sua corrente sanguínea e chega ao cérebro.

Vários estudos feitos em humanos apontaram que beber café pode auxiliar em vários aspectos cerebrais, como humor, memória, tempo de reação, energia, vigilância, entre outros.

2. Pode queimar aquela gordurinha
Aposto que por essa você não esperava, hein?! Não sei se você sabe, mas a cafeína é um dos principais elementos encontrados em produtos que visam a queima de gordura. E há uma boa explicação para isso, afinal, comprovadamente, a cafeína ajuda nesta queima de gordura. É uma das poucas substâncias naturais que funcionam para esse propósito.

Isso se deve ao fato de que, quando você consome cafeína, sua taxa metabólica cresce de 3 a 11%. Há pesquisas que mostram que a cafeína pode aumentar a queima de gordura em até 10% em indivíduos obesos e 29% em pessoas magras.

3. Contém importantes nutrientes
Você pode até não saber, mas uma única xícara de café contém Vitamina B2, B3 e B5, manganês, potássio, magnésio, entre outros nutrientes.

4. Pode reduzir o risco de diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 é uma doença que atinge grande parte da população mundial. Estudos apontam que consumidores de café reduzem significativamente o risco de adquirir esta doença. Essa redução pode chegar a até 67%.

5. Pode proteger o seu fígado
O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo e pode ser afetado por várias doenças, como hepatite, por exemplo. Em casos graves, essas doenças podem ocasionar uma cirrose, que é quando o órgão é substituído por um tecido cicatricial.

Mas, felizmente, nós temos o café. Estudos apontaram que pessoas que tomam quatro ou mais xícaras de café por dia, reduzem em até 80% o risco de desenvolver uma cirrose.

Listamos apenas cinco dos inúmeros benefícios que esta bebida tão consumida pode nos trazer. Mas lembre-se, sem exageros, ok?


Receitas com café: veja 10 receitas incríveis

Agora que já sabemos tudo e mais um pouco sobre o café, que tal uma lista de receitinhas para curtirmos o Dia Mundial do Café em grande estilo? Pegue sua xícara e vamos aproveitar!

Cappuccino de Dark Chocolate

Dalgona Café

Mousse de Café

Harmonização com café

Uma outra forma de aproveitar ao máximo o café é harmonizando com outros alimentos. E podemos classificar essa harmonização de duas formas: por similaridade ou contraste. A primeira procura por características semelhantes do café com o alimento, procurando intensificar tal sabor. Já na segunda, é justamente o oposto, confrontar certas características para chegar ao outro nível do paladar. Que tal uma dica de harmonização para cada?

Similaridade
Como já explicado acima, vamos procurar por características semelhantes. Peguemos um café com notas de cacau, como por exemplo o Firenze Arpeggio, da Nespresso. Ele pode harmonizar bem com uma Mousse de Chocolate ao Leite.

Contraste
Essa opção é o oposto da anterior. Vamos usar como dica um café de amargor intenso, a exemplo do Café Indonésia, também da Nespresso. Uma ótima pedida para acompanhar é um saboroso Pé-de-moleque.

Agora você já sabe a história do café, curiosidades, sua importância econômica, receitas e até harmonização. Ora, finalmente chegou a hora de brindar e celebrar essa bebida maravilhosa. Um brinde ao café!

Quer mais dicas incríveis? Então navegue pelo site Receitas Nestlé para descobrir outras opções de receitas maravilhosas para você se deliciar em cada momento. Temos mais de 4 mil receitas e você pode salvar as suas favoritas em uma foodlist personalizada!


Perguntas frequentes

  • Quando é comemorado o Dia do Café?

    Na verdade, são três datas. Dia 14 de abril comemora-se o Dia Mundial do Café, dia 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do Café e no dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Café.

  • Café é saudável?

    Podemos dizer que sim. O café é uma bebida repleta de nutrientes e que traz inúmeros benefícios ao corpo humano. Porém, como tudo na vida, é importante ter moderação.

  • O consumo de café é alto no Brasil?

    Sim. O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil e no mundo, só perdendo para a água.

  • O café inibe o sono?

    Para a grande maioria das pessoas, sim. Por isso, é bom evitarmos consumir café antes de dormir.

  • O café é calórico?

    Não. O café em si não é calórico, mas a inserção de açúcar ou leite pode adicionar pequenas quantidades de calorias.


Fontes:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/17987068/a-importancia-do-cafe-nosso-de-todos-os-dias#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20o%20maior%20produtor%20mundial%20de%20caf%C3%A9.&text=Hoje%2C%20o%20caf%C3%A9%20continua%20sendo,um%20ter%C3%A7o%20da%20produ%C3%A7%C3%A3o%20mundial.

https://www.healthline.com/nutrition/top-13-evidence-based-health-benefits-of-coffee

https://www.abic.com.br/o-cafe/historia/

https://www.abic.com.br/estatisticas/desempenho-do-setor-2/

https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-cafe/

https://www.baressp.com.br/noticias/dia-do-cafe

https://www.mexidodeideias.com.br/mundo-do-cafe/dia-internacional-do-cafe/

https://revistacafeicultura.com.br/?mat=57336