Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

31 receitas de empadas salgadas e doces para o dia a dia

A empada ou empadinha é um salgado versátil e saboroso. Aprenda a fazer 31 receitas de empadas salgadas e doces para garantir o lanche e a sobremesa.

Empadinha de frango, de queijo, de carne, de camarão, de palmito e até de salsicha. Quem resiste a esse salgado tão popular servido nas festas? A mistura de crocância e cremosidade das receitas de empada é irresistível, sejam salgadas ou doces. Para quem adora empadinhas, chegou o momento de aprender 31 maneiras de prepará-las.


Massa simples de empada (rende 30 porções)

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga
  • 2 gemas
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture a farinha, a manteiga, as gemas e o sal.
2. Adicione aos poucos 1 xícara (chá) de água gelada e misture até obter uma massa homogênea.
3. Com um rolo, abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e forre 30 forminhas de empada.
4. Coloque um pouco do recheio de sua preferência em cada forminha e cubra com a massa restante.


Receitas de empadinhas e empadas salgadas

Empadão de Presunto e Queijo

1. Empadinhas de Palmito Sem Glúten: essa empadinha tem massa crocante e recheio cremoso de palmito, ervilhas e azeitonas. Preparada com farinha de arroz, ela é perfeita para quem não consome glúten.
2. Empada de Palmito: essa empada é bem parecida com a anterior, mas a massa é feita com farinha de trigo, então contém glúten.
3. Empadas de Palmito e Frango: para incrementar a empada de palmito de uma forma fácil e deliciosa, acrescente frango desfiado ao recheio.
4. Empadinha de Carne de Charque: antes de fazer essa empadinha recheada com carne de charque desfiada, é importante dessalgar a carne.
5. Empadinhas de Ricota: nessa receita de empadinha saborosa, a massa é preparada com creme de leite e o recheio com ricota e salsa.
6. Empadinhas de Queijo: para diversificar a receita anterior, é só substituir a ricota pela mesma quantidade de queijo prato e parmesão ralados.
7. Empadinha de Carne: para fazer um recheio de empada muito cremoso, você pode misturar carne moída e requeijão.
8. Empadinha Goiana: nessa receita de empada, você usa o recheio do Empadão Goiano, que é feito com linguiça, lombo, frango e guariroba.
9. Empada de Frango: pegue o recheio de frango com azeitonas do Empadão de Frango e coloque na massa simples de empada. Aproveite também as dicas de como desfiar frango e carnes.
10. Empada Cremosa com Chester: nessa receita de empadinha simples, o recheio é o do Empadão Cremoso com Chester.
11. Empada de Presunto e Queijo: a mistura de queijo e presunto é perfeita para rechear empadas. Para preparar tudo da forma certa, é só seguir a receita de Empadão de Presunto e Queijo.
12. Empada de Carne Moída: o recheio dessa empada leva carne moída, tomate, cenoura, ervilhas frescas e azeitonas pretas, tal como o recheio do Empadão Integral de Carne Moída.
13. Empadinha de Queijo, Palmito e Alho-poró: azeitonas e tomates também fazem parte do recheio dessa receita de empadinha, que vem da Tortinha Colorida de Ninho Origem Vegetal.
14. Empada de Espinafre: para fazer outra combinação inusitada, pegue a massa da empada de palmito e junte ao recheio da Tortinha de Massa de Pão Colorida, feito com espinafre, queijo e milho-verde.
15. Empada de Camarão: combine uma massa de empada simples com o recheio da Torta de Camarão para fazer um salgado delicioso.
16. Empada de Salsicha: essa é uma opção de empada simples e prática. O recheio vem do Lanche Hot Dog de Forno, em que a salsicha é preparada com tomates.


Receita de empada de leite condensado

Ingredientes Massa

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 gema
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Recheio

  • 1 e 1/2 lata de leite condensado

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes da massa até que fique homogênea.
2. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais das forminhas para empada.
3. Despeje o leite condensado na empadinha até o meio da forminha, para não transbordar.
4. Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar levemente.
5. Espere esfriar e sirva.


Receitas de empadas e empadinhas doces

Tortinha com Kit Kat Churros

1. Empada com Recheio de Laranja: faça a massa de empada doce básica vista acima e substitua o recheio pelo da receita de Tortinha de Laranja.
2. Empada com Morango: o recheio dessa empada doce é muito fácil de fazer. Basta misturar iogurte, mel e morango. As dicas para preparar estão todas na receita de Tortinha Cremosa de Iogurte Nestlé Grego e Morangos.
3. Empada de Banana: creme de leite, banana, água e açúcar são os ingredientes do recheio dessa empada doce simples, que você aprender a fazer na receita de Tortinhas de Banana.
4. Empada Cremosa com Banana: outra variação de empadinha doce com banana são as Tortinhas Cremosas de Banana Nesfit.
5. Empadas Coloridas: as Tortinhas Coloridas são versões da empada doce que podem ser apreciadas em qualquer ocasião.
6. Empada com Mousse de Cacau: faça a massa de empada doce básica e junte com o recheio cremoso das Tortinhas de Frutas Secas com Mousse Leve de Cacau.
7. Empada de Chocolate: o chocolate torna a empada doce perfeita para os chocólatras. As dicas para preparar o recheio dessa empada estão na receita de Tortinhas de Ganache de Chocolate Zero.
8. Empada com Recheio de Iogurte: para fazer o recheio fácil dessa empada, é só misturar iogurte e manga, como na receita de Tortinhas de Nesfit sem Adição de Açúcares e Manga.
9. Empada com KitKat: pegue a massa de empada doce e coloque o recheio da Tortinha com KitKat Churros.
10. Empada com Moça de Colher: com a receita da Mini Tortinha de Moça de Colher com Cerejas, você tem uma nova versão de empada doce para experimentar.
11. Empada com Laranja e Leite de Coco: essa variação de empada doce de Mini Torta de Laranja leva leite condensado light.
12. Empada de Limão: essa receita de empadinha é recheada com o saboroso creme da Torta de Limão.
13. Empada Trufa de Limão: para preparar um recheio para empada doce delicioso, faça o creme da Torta Trufa de Limão, que leva chocolate branco.

Com todas essas dicas, você tem receitas de empada para qualquer ocasião. Para ver milhares de receitas, acesse o site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Posso congelar empadas?

    Sim. Depois de assadas, embale-as e leve-as ao congelador por até 3 meses. Para descongelá-las, leve-as ainda congeladas ao forno ou deixe-as na geladeira de um dia para outro.

  • O que fazer para a empadinha não quebrar?

    O segredo para a empadinha não quebrar é não a desenformar muito quente. Ao retirar as empadas do forno, espere pelo menos 15 minutos antes de desenformar.

  • Por que a empada parece crua?

    Recheios muito líquidos podem fazer com que a empada pareça crua, pois mudam a textura da massa e impedem que ela asse corretamente.

  • O que fazer para a empada ficar dourada?

    Para deixar a empada douradinha, basta pincelar gema de ovo sobre a massa antes de assá-la.

pixel