Dicas de cozinha

Aprenda 3 dicas simples para a ceia de Natal do seu bebê

Apresente a magia do Natal ao seu bebê com estas três receitas simples e deliciosas!

Mãe alimentando o seu filho bebê

Se você é daquelas que ama as festas de final de ano, provavelmente já deve ter começado a se programar – e são muitas coisas para pensar, não é mesmo? O que vestir, como decorar a casa, presentes, enfeites e, claro, o que vai servir aos convidados. Por falar em cardápio, tem um convidado especial que merece toda a atenção na hora de servir a ceia de Natal: o seu bebê.

O Natal é uma oportunidade incrível para integrar o bebê à família e apresentá-lo às tradições. Mas, como ele ainda está no começo da vida, é preciso ter cuidado na hora de escolher os ingredientes para não ultrapassar os limites nutricionais nessa fase da vida. Para nos ajudar a encontrar um cardápio que faça jus às festas de fim de ano e ao paladar do seu bebê, vamos contar com a ajuda de Mucilon®, o cereal infantil desenvolvido para os pequenos a partir dos 6 meses de idade. Ele é rico em vitamina A, C, D, E, B6, B9, ferro e zinco, elementos que contribuem para a imunidade. O ferro e o zinco ainda ajudam o desenvolvimento adequado do cérebro.

Com essas receitas, você poderá integrar o seu bebê às festividades e apresentá-lo à magia e ao sabor do Natal em grande estilo!


Receitas para o Natal do bebê

De acordo com as instruções do Ministério da Saúde, até o primeiro semestre de vida (6 meses), o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno. Após esse período, o aleitamento segue sendo recomendado, acompanhado da introdução de novos alimentos à dieta da criança, preferencialmente com consistência macia e cremosa, como é o caso das receitas que apresentaremos a seguir – durante esse período, não se esqueça de consultar um pediatra e/ou nutricionista. Sendo assim, aqui vão algumas sugestões de receitas para encher de sabor e nutrição o primeiro Natal do seu filho!

Biscoitinhos Natalinos Mucilon®

  • Biscoitinhos Natalinos Mucilon®: se o seu bebê já está mais crescidinho e se adapta melhor a alimentos um pouco mais firmes, esta receita, recomendada para crianças acima dos 8 meses, pode ser uma ótima alternativa para celebrar o Natal em família – afinal, nem os adultos resistem aos fofos e gostosos gingerbreads. Mas, antes de preparar os biscoitinhos para o seu filho, não se esqueça de consultar seu pediatra ou nutricionista! Nesta versão do preparo, a massa é feita com MUCILON® Aveia, Trigo e Leite, um pouquinho de farinha de trigo e manteiga sem sal. Para moldar os bonequinhos, você pode utilizar um cortador próprio ou moldá-los com o auxílio de uma faca;
  • Biscoitinho de Mucilon® com Maçã: se o seu pequeno convidado tem um paladar exigente e aceita melhor receitas mais elaboradas, temos essa sugestão de biscoitinhos natalinos decorados com pedacinhos de maçã. A massa é feita com MUCILON® Aveia, Trigo e Leite, leite em pó (recomendado pelo seu pediatra), um pouquinho de farinha de trigo e meia maçã ralada. Assim como a anterior, esta é uma receita recomendada para crianças acima dos 8 meses de idade. Por isso, antes de oferecer o preparo ao seu filho, não deixe de consultar seu pediatra ou nutricionista.
  • Camadinhas Natalinas: há quem acredite que guardar as sementes de uva no Natal e no Ano Novo traz bons ares para o ano que se aproxima. Contudo, como o seu pequeno ainda está passando pelo processo de introdução alimentar, sugerimos que a boa sorte venha por meio do consumo de uvas roxas sem sementes, picadas em pedaços pequenininhos. Nesta receita, a fruta, acompanhada de pêssego, se torna um recheio gostoso e nutritivo para uma massinha feita com MUCILON® Cereal Infantil Aveia e Ameixa e suco de uva integral. Por conter pedaços de fruta, esta receita é recomendada para bebês acima dos 8 meses de idade – e antes de servir, não deixe de consultar seu pediatra ou nutricionista;

Com essas receitas, o seu pequeno poderá aproveitar o Natal em família como deve ser: com muito sabor e diversão! E se você quiser conhecer mais algumas receitas para incrementar a ceia dos convidados adultos, dê uma passadinha nas demais publicações aqui no site Receitas Nestlé!

"O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS"


Perguntas frequentes

  • Devo deixar o bebê acordado na véspera do Natal?

    Muitos papais e mamães ficam ansiosíssimos para o primeiro Natal do bebê, fazendo uma série de planos para aproveitar a noite em família e tirar lindas fotos de recordação. Contudo, as crianças têm necessidades diferentes dos adultos e, como as festividades costumam se estender madrugada adentro, é provável que o pequeno sinta sono antes da chegada do dia 25. Nesse caso, respeite o sono do bebê, haverá muitas outras vésperas para aproveitar em família.

    Preciso tomar algum cuidado especial nas festas?

    Crianças pequenas, especialmente na casa dos 6 meses de idade, costumam ter a audição mais sensível do que a dos adultos. Se a festa estiver muito barulhenta, procure deixar o bebê em um lugar mais calmo – em caso de fogos de artifício, feche as portas e as janelas de casa para evitar que o barulho assuste o pequeno. E ao perceber algum sinal de sonolência (esfregar os olhos, as orelhas e irritabilidade), coloque-o para dormir.

     

Fontes

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf