Basta as temperaturas caírem que já corremos até a geladeira para procurar todos os legumes e proteínas possíveis para preparar aquela sopinha quente e aconchegante. Mas não é apenas no frio que as sopas fazem sucesso. Elas costumam estar presentes o ano todo no cardápio de quem deseja perder peso. A crença popular dita que quem quer emagrecer precisa substituir alguma refeição por uma sopa. Mas será que este alimento é realmente um aliado rumo à perda de peso? Para descobrir se sopa engorda e ainda conhecer algumas dicas de emagrecimento saudável, é só vir com a gente!
Sopas e mais sopas
A resposta à pergunta “sopa engorda?” é tão complexa quanto responder se comer pão engorda. Afinal, o alimento apresenta uma série de versões com características diferentes: existe pão francês, pão integral, pão de centeio, pão de aveia e outras tantas variantes com características nutricionais diferentes.
O mesmo acontece com as sopas, você pode fazer sopa de legumes, de frango, de macarrão, de arroz e de uma infinidade de outros ingredientes que podem ser positivos ou não para a sua dieta, dependendo do seu objetivo.
Com essa diversidade de sabores e preparos, é impossível afirmar com precisão se a sopa engorda ou emagrece, pois precisamos analisar a composição de cada receita e alinhá-la aos objetivos de quem consome a fim de obter alguma resposta. Assim, a resposta mais sincera à pergunta “Sopa engorda?” é: “Depende!” Calma que vamos explicar mais.
O que precisamos ter em mente é que nenhum alimento específico, isoladamente, tem o poder de engordar ou emagrecer – afinal, as mudanças corporais dependem de uma combinação de fatores que, juntos, levam a um resultado. Por exemplo, para uma pessoa que quer ganhar peso com saúde, é mais interessante consumir uma sopa de feijão mais encorpada, com mais proteínas e calorias, do que uma feita com mais legumes e menos carnes – tudo depende do objetivo da pessoa.
É por isso que não podemos afirmar que sopa engorda ou emagrece. O que podemos fazer é entender quais são os nossos objetivos e, assim, adequar os ingredientes e o preparo do prato a eles. Além disso, vale lembrar que é mais do que recomendado procurar definir esses objetivos com a ajuda de um nutricionista. Assim, você não arrisca deixar algum nutriente de fora do cardápio.
Para te ajudar a fazer as melhores escolhas para a sua alimentação, confira abaixo alguns mitos e verdades sobre as sopas!
As sopas dão mais saciedade?
Por terem uma consistência mais líquida e leve, muitas pessoas não se perguntam se a sopa engorda, mas ficam em dúvida quanto à sensação de saciedade que elas são capazes de provocar. A boa notícia para quem deseja utilizar as sopas como aliadas no processo de emagrecimento é que a maioria dos preparos ajuda, sim, a prolongar a sensação de saciedade. Isso acontece porque a maioria das sopas costuma ser preparada com muitos legumes e verduras, ou seja, alimentos ricos em fibras alimentares, que deixam a refeição mais nutritiva e dão mais saciedade por mais tempo.
Mas é preciso ter cuidado, pois nem todas as receitas são capazes de garantir esse efeito: talvez uma sopa rica em carboidratos simples, como macarrão ou arroz, provoque uma sensação imediata de saciedade seguida de fome, pouco tempo depois. Em grande parte, a saciedade é produto da ação das fibras alimentares no organismo. Então, se você deseja obter esse efeito, capriche nas hortaliças e nos legumes durante o preparo.
As sopas são livres de gordura e ricas em proteína
Como a maioria das receitas são feitas com legumes e hortaliças, muitas pessoas não têm dúvidas se a sopa engorda e ficam com aquela sensação de que são livres de gordura.
Realmente, boa parte das receitas tem poucas calorias, visto que são feitas predominantemente com ingredientes leves. Em contrapartida, a maioria delas também são pobres em proteínas, pois levam poucos alimentos ricos nesse nutriente. Se você deseja fazer uma sopa mais leve e mais abundante em proteína, você pode apostar nos legumes e hortaliças combinados com produtos de origem animal ou grãos, com lentilha, soja e quinoa.
As sopas não são uma refeição completa
Tem gente que acha que sopa engorda,.. e gente que acha que ela não merece entrar muito no cardápio por não matar a fome.
Se você é do tipo que gosta de sopa, provavelmente já deve ter ouvido de alguém que “sopa não é janta''. Muito da crença de que o prato não é uma refeição completa, se deve à cultura brasileira de consumir alimentos fortes e que proporcionam bastante saciedade – o conceito único de sentir “fome de comida” fala muito sobre como nos relacionamos com as refeições por aqui. Contudo, se preparada com uma combinação nutritiva de legumes, vegetais e fontes de proteína, as sopas podem compor uma refeição completa e muito saudável.
Sabendo que as sopas feitas com ingredientes nutritivos fazem muito bem para a saúde, você pode incluí-las na sua rotina de alimentação sem medo de ser feliz! E se você quiser conferir mais dicas sobre saúde e nutrição, não deixe de dar uma passadinha nas demais publicações aqui na Receitas Nestlé!