Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

32 receitas com camarão, das básicas às mais refinadas

Que tal trazer o sabor da praia para seus pratos com essas receitas de camarão?

O camarão é um pequeno crustáceo que está em nossos oceanos, mas também em alguns rios e lagos. Eles gostam de climas mais quentes, por isso o Brasil oferece ótimas condições para sua proliferação e cultivo por humanos.

Alguns dos pratos mais famosos aqui pelo país são a moqueca e o bobó de camarão. Quer aprender estas e outras ótimas receitas com camarão e, de quebra, aprender como limpá-los corretamente? A gente te ensina!


Receitas com camarão

Receitas com camarão: Arroz com Camarão

1. Bobó de Camarão: uma das mais tradicionais receitas com camarão e tipicamente brasileira, o bobó de camarão é delicioso e pode ser acompanhado de um Arroz Básico fresquinho.

Ingredientes

  • 1 quilo de mandioca descascada e picada
  • 2 tabletes de MAGGI® Caldo Legumes
  • meia xícara (chá) de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 pimentão verde picado
  • 1 dente de alho amassado
  • 500g de camarões limpos
  • meia lata de purê de tomate
  • 1 colher (sopa) de coentro picado
  • 1 colher (sopa) de azeite-de-dendê

Modo de preparo

1. Em uma panela grande, coloque 1 litro de água, a mandioca, o MAGGI Caldo e o leite de coco.
2. Leve ao fogo e cozinhe até a mandioca ficar macia.
3. Retire do fogo e espere esfriar um pouco.
4. Em um liquidificador, bata a mandioca com parte do caldo de cozimento, de modo a obter um creme não muito espesso. Se necessário, coloque mais caldo. Reserve.
5. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho.
6. Adicione o pimentão verde e os camarões e cozinhe até que os camarões fiquem rosados.
7. Junte o purê de tomate, a mandioca reservada e aqueça.
8. Acrescente o coentro e o azeite de dendê, misturando bem. Sirva a seguir.

1. Camarão Saboroso: essa receita com camarão é um ensopado leve e delicioso com creme de leite, tomate e Maggi Caldo de Legumes.
2. Tempurá de Legumes e Camarão: técnica de empanamento japonesa, o tempurá pode servir para envolver diversos tipos de comidas, inclusive o camarão. Para acompanhar, recomendamos molho de soja (shoyu).
3. Arroz com Camarão: esta receita com camarão e arroz cozidos na mesma panela tem um sabor bem apurado. Uma dica: os 10 minutos extras com o fogo desligado com a panela tampada servem para terminar de cozinhar o arroz e o camarão sem correr risco de passar do ponto.
4. Salada de Camarão e Mandioca com Caju Fresco: uma receita de salada de camarão completa e com sabor diferenciado que combina camarão com cebola, mandioca, cenoura, cebolinha, caju fresco, castanha-de-caju e suco de limão.
5. Espetinho de Camarão com Limão Siciliano e Queijo Coalho: uma ótima receita com camarão para um churrasco para quem quiser variar da carne vermelha. O toque de ouro está nas raspas de limão siciliano.
6. Coquetel de Camarão: quer uma receita com camarão mais sofisticada para uma recepção noturna? Aprenda a fazer este coquetel de camarão, que traz o sabor do crustáceo aliado ao álcool do gin.
7. Camarão Frito: azeite, camarões, alho, cebola, pimenta-do-reino, shoyu e salsa: basta isso para um ótimo petisco para atiçar o paladar em uma entrada de refeição.
8. Torta de Camarão: uma receita de torta em que o camarão é a estrela principal. Realçam seu sabor cebola, pimenta vermelha, palmito, azeitona verde e salsa.
9. Risoto de Camarão e Rúcula: a clássica receita de risoto de camarão com uma textura ainda mais cremosa, graças ao iogurte natural. A rúcula traz contraste de sabores com a personalidade do camarão e a acidez do iogurte, criando um equilíbrio interessante.
10. Salada de Grão-de-Bico com Camarão: uma salada leve e nutritiva, com azeite, cebola, alho, pimentão, alho-poró, MAGGI Fondor, pimenta-do-reino, camarão, grão-de-bico, salsão e salsa.
11. Camarão ao Thermidor: o molho thermidor tem origem francesa e era originalmente usado em lagostas, mas fica delicioso também em receitas com camarão. Trata-se de um molho que leva queijo gruyère e cogumelos.
12. Risoto de Camarão e Aspargos: neste risoto, o vinho branco e os aspargos são os responsáveis por elevar o sabor dos camarões no prato.
13. Cuscuz Marroquino com Camarão: o tradicional cuscuz também pode ser uma receita com camarão. Como destaques, temos a pimenta rosa e as amêndoas, que trazem sabores suaves ao prato, deixando o sabor característico do camarão brilhar.
14. Strogonoff de Camarão: um dos pratos mais populares nos lares brasileiros, tem como fazer strogonoff de vários jeitos, utilizando proteínas como frango, carne e até linguiça. Por que não camarão?
15. Camarão na Mini Moranga Nutren Senior: uma versão petit da receita de camarão na moranga, que pode servir como uma criativa e instigante entradinha para um jantar mais chique.
16. Salada com Camarão Grelhado: uma salada de camarão refrescante com alface, manga, camarões grelhados, NESTLÉ Creme de Leite, parmesão e MAGGI MEU SEGREDO 7 Vegetais.
17. Camarão na Moranga com Creme de Leite Nestlé: uma das mais conhecidas e amadas receitas com camarão, que além de gostosa é bonita. Pode tranquilamente estar na mesa de um almoço especial.
1. Caldinho de Camarão, Mandioca e Coentro: o caldinho de mandioca ganha um punch no sabor com o acréscimo do camarão. É um bom prato para acompanhar a cerveja bem gelada.
2. Papillote Cremoso de Camarão com Palmito e Banana-da-Terra: esta receita com camarão consiste em envelopar todos os ingredientes em um pacotinho, o que faz com que os sabores de todos eles se mesclem de maneira mais direta. Essa mistura de camarão, palmito e banana-da-terra combina muito bem.
3. Moqueca Festiva: o prato é composto por peixe ensopado com camarão, pimentão, coentro e banana-da-terra, tudo temperado com MAGGI MEU SEGREDO 7 Vegetais. Nosso olhar para uma receita clássica brasileira.
4. Salada de Festa: essa receita de salada com camarão consiste em folhas de almeirão, acelga, erva-doce, palmito, tangerina e camarão aferventado, servidos com um molho de mostarda, creme de leite e MAGGI Caldo de Galinha.
5. Salada Nutritiva de Camarões: uma receita completa com camarão, anéis de lula, alface crespa, alface romana, beterraba ralada, palmito em conserva em cubos, pepinos japoneses em cubos e sementes de linhaça, servidor em discos de pizza de frigideira.
6. Paella: um clássico da gastronomia espanhola, com a presença de vários frutos do mar, aqui nós temos uma versão diferente, com frango, lombo de porco, linguiça calabresa e, claro, camarão!
7. Talharim ao Alho e Óleo com Camarões: uma massa com camarões temperada com tomilho, raspas de limão, acompanhada de tomate cereja.
8. Mini Cuscuz de Camarão: o cuscuz tipicamente nordestino em porções individuais com vários temperinhos e elementos como pimentão, tomate, ervilhas e pimenta dedo-de-moça, além do camarão.
9. Salada Rápida de Camarão: uma receita de salada de camarão com salsão e molho de NESTLÉ Creme de Leite e gengibre.
10. Coquetel de Camarão Quente: esse coquetel de camarão é servido em mini abóboras, temperado com gengibre e MAGGI MEU SEGREDO 7 Vegetais.
11. Mini Acarajé: o tradicional prato com camarão baiano ganha uma versão compacta, em uma releitura simplificada, mas que não abdica dos sabores-base do acarajé clássico.
12. Pastel de Vatapá com Molho de Pimenta Biquinho: prato típico da culinária afro-brasileira, o vatapá inclui em sua receita pão molhado ou farinha de rosca, fubá e diversos temperos. Aqui, ele serve como recheio para um pastel bem crocante.
13. Fideuá: essa receita com camarão é semelhante à paella e igualmente gostosa. A maior diferença é que, ao invés do arroz, utiliza o macarrão. No recheio, além do camarão, temos azeite, peixe, lula, alho, cebola, páprica, tomate, pimentão vermelho, mexilhão e cebolinha-verde picada.
14. Bacalhau Maravilha: uma receita com camarão e bacalhau gratinado só pode ser gostosa. Uma versão maravilhosa, como diz o nome, do tradicional prato português.

Para encontrar o acompanhamento ideal para os seus pratos com camarão, basta acessar o site Receitas Nestlé. São mais de quatro mil receitas separadas por categorias para você explorar.


Perguntas Frequentes

  • Quais são os benefícios do camarão?

    Com poucas calorias, o camarão tem apenas 10% de sua constituição em gorduras, o resto sendo de proteínas. Ou seja, é um ingrediente recomendado para dietas low carb. Uma porção pequena de camarão oferece cerca de 20 vitaminas e minerais diferentes, incluindo 50% de suas necessidades diárias de selênio, um mineral que pode ajudar a reduzir a inflamação e promover a saúde do coração.

  • Por que existe a alergia a camarão?

    O gatilho mais comum de alergia ao camarão é a tropomiosina, uma proteína encontrada em crustáceos. Outras proteínas do camarão que podem desencadear uma reação alérgica incluem arginina, quinase e hemocianina. Os sintomas de alergia ao camarão variam e podem incluir formigamento na boca, problemas digestivos, congestão nasal ou reações na pele após comê-lo. Em alguns casos, até mesmo os vapores do camarão cozido podem desencadear uma reação.

  • Como limpar camarão?

    Você encontra o artigo completo aqui no site Receitas Nestlé, mas lá vai: lave o camarão para retirar as impurezas externas e tire a cabeça do crustáceo – segurando pelo corpo do animal e puxando-a para fora. Lave o corpo do camarão em água corrente e retire sua casca com um garfo. É só encaixar um dos dentes do garfo na casca do camarão e puxe para trás. Com uma faca afiada, faça um corte na parte de trás do camarão e alargue um pouco essa abertura. Retire o intestino do animal – um fiozinho escuro dentro da abertura –, puxando-o com a faca. Tire o resto das vísceras escuras com os dedos. Lave os camarões novamente em água corrente e pronto, ele está no ponto para fazer qualquer receita da lista.

  • Como limpar camarão cinza?

    Os camarões cinzas são um pouco menores do que os rosas, então o processo de limpeza é parecido, mas tem algumas particularidades: para limpar camarão pequeno, você deve ter mais delicadeza e utilizar um palito de dente para retirar as tripas do animal. Para o resto do processo, você pode seguir o passo a passo de como limpar camarão rosa apresentado anteriormente.

  • Posso comer camarão com casca?

    Até é possível, ela não possui nenhuma substância inerentemente tóxica, mas não é recomendado. A casca possui diversas impurezas e sujeiras, além das vísceras do camarão, que não devem ser consumidas. Caso decida fazer uma receita de camarão fresco, você deve saber como limpar camarão com casca: compre produtos de procedência confirmada e lave-os bem em água corrente.

  • Qual é o ponto do camarão?

    O ponto ideal é aquele em que ele está rosado por fora, mas ainda úmido por dentro. Para alcançar esse ponto, o tempo médio de cozimento depende do método de preparo: para grelhá-los na frigideira, o tempo médio é de três minutos, de acordo com o tamanho do crustáceo; já para empaná-los e fritá-los, é recomendado deixá-los no óleo fervente até a casquinha de farinha dourar.

  • Como saber se o camarão está fresco na hora de comprar?

    Observe a coloração e o aspecto visual do produto: se estiver inteiro e com cores vivas, é provável que seja fresco. Outra dica é perceber se a cabeça está se soltando do corpo, o que geralmente significa que os melhores dias daquele crustáceo ficaram para trás.

    Referências

    https://www.healthline.com/nutrition/is-shrimp-healthy https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/como-limpar-camarao https://escola.britannica.com.br/artigo/camar%C3%A3o/605931#:~:text=A%20cabe%C3%A7a%20e%20o%20tronco,cauda%20e%20forma%20de%20leque

pixel